• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LNI17
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão Financeira

Código: LNI17    Sigla: GF
Área Científica: Finanças Empresariais

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Finanças Empresariais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 41 Despacho nº 6804/2019, 30 de julho 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-2-TA

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Maria Goreti de Jesus Damaso - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Goreti de Jesus Damaso - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular tem como objetivo proporcionar conhecimentos de conceitos, métodos e técnicas de decisão, condução e acompanhamento financeiro das organizações. Capacitando os alunos para a compreensão dos mecanismos fundamentais da gestão financeira das empresas, bem como, para o envolvimento nas tomadas de decisão de projetos de investimento e o seu respetivo financiamento.

Conteúdos programáticos

1. A Gestão Financeira
1.1. Conceitos, Objetivos, Limites, Tarefas.
1.2. Fluxos Reais e Fluxos Financeiros.
2. Equilíbrio Financeiro
2.1. Balanço
2.2. Noção de equilíbrio financeiro
2.3. O fundo de maneio
2.4. O balanço funcional
2.5. Os ciclos de atividade
2.6. Teoria CVR. O ponto morto económico
3. Gestão Financeira de curto prazo
3.1. Orçamento de Tesouraria

      3.2. Demonstração de Fluxos de Caixa

      3.3. Políticas financeiras de curto prazo
4. Gestão Financeira de médio e longo prazo
4.1. Fundamentos de projetos de Investimento
4.2. Análise de projetos de Investimentos
4.3. Planeamento financeiro estratégico

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A divisão dos conteúdos programáticos em quatro grandes partes permite a existência de um equilíbrio entre o os conceitos introdutórios e o equilíbrio financeiro, para de seguida aprofundar na gestão financeira de curto e médio-longo prazo. Com efeito, cada uma das partes é composta por um conjunto de módulos que, integrados, permitem transmitir os conhecimentos tidos como fundamentais para que os alunos alcancem os objetivos previamente estabelecidos, nomeadamente em termos de aplicação de técnicas que potenciem a obtenção de vantagens específicas na área da gestão financeira.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A unidade curricular integra o estudo, análise e revisão de conceitos, tipologias, e técnicas envolvidos nos temas em estudo, acompanhados pela discussão de exemplos, bem como a realização de exercícios que serão propostos pelo professor na generalidade das aulas a realizar.
É incentivada a participação ativa dos estudantes, através desta utilização de técnicas de aprendizagem participativa que balanceiam o desenvolvimento de conceitos e metodologias com a sua aplicação. Será, assim, uma aprendizagem interativa e aplicativa.

A avaliação contínua será realizada através de 2 testes escritos (ponderações: 50% + 50%). Nos testes é requerida a nota mínima de 6,50 valores.
Em todo o processo de avaliação, o aluno é aprovado se obtiver a classificação de 10 valores (não há provas orais individuais).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O ênfase em técnicas de aprendizagem participativa permite que os alunos apliquem os conceitos teóricos expostos no decurso das aulas. A análise e discussão de exemplos e casos reais ajuda-os a assimilar/consolidar esses conceitos e metodologias e a abordar, na ótica da criação de valor, as principais decisões e políticas financeiras, bem como a forma de as integrar no processo de planeamento financeiro estratégico.
Trata-se, pois, de combinar o rigor concetual e metodológico exigido aos alunos, seja em matérias inerentes ao programa, seja como forma de consolidação e desenvolvimento de aprendizagens anteriores, com o desenvolvimento de metodologias e técnicas que os preparem para o tratamento e resolução competentes de questões e casos em que se combine adequadamente o requisito técnico-científico com uma abordagem segura e eficaz da gestão financeira empresarial.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barros, H. (2014). Análise de Projetos de Investimento, 5ª Edição, Edições Sílabo.
Breia, A., Mata, M. & Pereira, V. (2014) Análise económica e financeira: aspetos teóricos e casos práticos. Rei dos Livros.
Brealey, R., Myers, S. & Allen, F. (2019). Principals of Corporate Finance, 13th Edition, McGraw-Hill.
Esperança, J. & Matias, F. (2010). Finanças Empresariais, 3* Edição, Texto Editores.
Mota, A., & Custódio, C. (2006). Finanças da Empresa. Parede: Booknomics.
Pereira, Nuno Duarte (2006) Manual de Avaliação Financeira de Projectos, Amibússola Consultores.
Ross, S., Westerfield, R. & Jordan, B. (2018). Fundamentals of Corporate Finance, 12th Edition, McGraw-Hill.
Silva, J. V., & Ferreira, P. J. S. F. (2014). Princípios de gestão financeira: Rei dos Livros.
Teixeira, N., Ribeiro, S., Santos, M., Pardal, P., (2021). O Valor e a Sustentabilidade Financeira, Edições Sílabo.