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Pesquisa de Mercado

Código: LNI18    Sigla: PM
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 28 Despacho nº 6804/2019, 30 de julho 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-2-TA

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
António Manuel Balbino Caldeira - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Manuel Balbino Caldeira - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os objetivos da unidade curricular são: entender o que é a pesquisa de mercado; compreender o problema concreto da pesquisa; planear a pesquisa em função da sua natureza exploratória, descritiva e causal, conhecer as métricas, sua aplicação e aprender a elaborar o questionário (ou guião); descobrir a amostragem e a recolha de dados; e interpretar os resultados obtidos.

Conteúdos programáticos

1. Introdução.

2. Definir o problema.

3. Planeamento da pesquisa.

4. Pesquisa exploratória.

5. Pesquisa descritiva.

6. Pesquisa causal.

7. Escalas e medição.

8. Questionário.

9. Amostragem

10. Recolha de dados.

11. Análise dos dados.

12. Ética.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem é assegurada pela exposição dos conceitos e técnicas práticas necessárias à realização dos estudos de mercado de natureza exploratória, descritiva e causal, e à interpretação dos dados.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A unidade curricular integrará o estudo de conceitos, técnicas, táticas e efeitos, acompanhados pela discussão dos exemplos e casos ilustrativos propostos, trabalhos individuais e de grupo, além de exercícios de aplicação.

A avaliação será contínua e culminará num teste (100%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O método utilizado de ensino-aprendizagem, demonstração e treino, permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos e as técnicas aplicadas que são expostos no decurso das aulas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  1. Brace. I. (2018). Questionnaire design: how to plan, structure and write survey material for effective market research (4.ª ed.). Kogan Page.
  2. Burns, A. & Veeck, A. (2020). Marketing research (9.ª ed.). Pearson.
  3. Hair, J., Ortinau, D., Harrison, D., Celsi, M. & Bush, R.  (2021). Essentials of marketing research (5.ª ed.). McGraw-Hill.
  4. Malhotra, K. (2021). Marketing research: an applied orientation (7.ª ed.). Pearson.
  5. Pessôa-Lopes, J. (2007). Fundamental dos estudos de mercado: teoria e prática. Sílabo.