Código: | LNI18 | Sigla: | PM | |
Área Científica: | Marketing |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LNI | 28 | Despacho nº 6804/2019, 30 de julho | 2º | 5 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Os objetivos da unidade curricular são: entender o que é a pesquisa de mercado; compreender o problema concreto da pesquisa; planear a pesquisa em função da sua natureza exploratória, descritiva e causal, conhecer as métricas, sua aplicação e aprender a elaborar o questionário (ou guião); descobrir a amostragem e a recolha de dados; e interpretar os resultados obtidos.
1. Introdução.
2. Definir o problema.
3. Planeamento da pesquisa.
4. Pesquisa exploratória.
5. Pesquisa descritiva.
6. Pesquisa causal.
7. Escalas e medição.
8. Questionário.
9. Amostragem
10. Recolha de dados.
11. Análise dos dados.
12. Ética.
A coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem é assegurada pela exposição dos conceitos e técnicas práticas necessárias à realização dos estudos de mercado de natureza exploratória, descritiva e causal, e à interpretação dos dados.
A unidade curricular integrará o estudo de conceitos, técnicas, táticas e efeitos, acompanhados pela discussão dos exemplos e casos ilustrativos propostos, trabalhos individuais e de grupo, além de exercícios de aplicação.
A avaliação será contínua e culminará num teste (100%).
O método utilizado de ensino-aprendizagem, demonstração e treino, permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos e as técnicas aplicadas que são expostos no decurso das aulas.