• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LNI22
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Economia Internacional

Código: LNI22    Sigla: EI
Área Científica: Economia

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 44 Despacho nº 6804/2019, 30 de julho 5,5

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-2-TA

Teórico-Práticas: 60,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Nuno Carlos Prazeres Marques Leitão - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Carlos Prazeres Marques Leitão - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Abordar as teorias do comércio internacional e os fundamentos mico e macroeconómicos do funcionamento dos mercados internacionais, dotando os alunos do instrumental teórico e analítico necessário à compreensão dos fluxos de comércio internacional, das relações económicas e das políticas comerciais internacionais.

Conteúdos programáticos

PARTE I - A TEORIA CLÁSSICA E NEOCLÁSSICA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
1.Vantagem absoluta e vantagem relativa
1.1.O modelo de Heckscher- Ohlin e os seus principais teoremas
PARTE II- O COMÉRCIO INTERNACIONAL E A CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA
2. Noção de comércio intrassectorial
2.1. Indicadores de comércio intrassectorial e de vantagens comparativas
2.2. Modelos explicativos do comércio intrassectorial horizontal e vertical
PARTE III- AS RELAÇÕES ECONÓMICAS INTERNACIONAIS
3. Instrumentos de defesa comercial
3.1.A integração económica e a regionalização à escala mundial
PARTE IV- POLÍTICA ECONÓMICA E A ECONOMIA ABERTA
4.Taxas de câmbio e balança de pagamentos
4.1. Modelo Mundell-Fleming: efeitos de curto e longo prazo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O conteúdo programático viabiliza a abordagem dos principais modelos explicativos do comércio e das relações económicas internacionais, numa perspetiva micro e macroeconómica, explicando os fatores determinantes e os mecanismos da política comercial dos Estados e dos Blocos económicos, incluindo a análise e determinantes das taxas de câmbio e das balanças de pagamentos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A exposição dos desenvolvimentos teóricos será feita com apoio de métodos gráficos e complementada com a apresentação de exemplos e estudos de caso. Os alunos serão convidados a resolver problemas para aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos. O sistema de avaliação contínua incluirá a realização de 1 trabalho de grupo e 1 teste. A nota final será o resultado da seguinte média ponderada: Teste (70%); Trabalho de grupo (30%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino utilizadas na unidade curricular encontram-se em consonância com os conteúdos programáticos elencados.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

APPLEYARD, Dennis R. ; FIELD, Alfred J. ; COBB, Steven ¿ International Economics. 5 ed. New York : McGrawHill, 2005.


GERBER, J- International Economics. 6 ed. Person, 2013.

MEDEIROS, E. R. ¿ Economia Internacional. 8 ed. Lisboa: Livraria Petrony - OBSTFELD, Maurice; - KRUGMAN, Paul R. - Economia Internacional. 9ª ed. Madrid: Pearson Educación, 2012.

 LEITÃO, N.C.- Comércio Intra-sectorial : Teoria e Evidência Empírica, Ecopy, 2009