Código: | LNI22 | Sigla: | EI | |
Área Científica: | Economia |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LNI | 44 | Despacho nº 6804/2019, 30 de julho | 2º | 5,5 |
Teórico-Práticas: | 60,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Abordar as teorias do comércio internacional e os fundamentos mico e macroeconómicos do funcionamento dos mercados internacionais, dotando os alunos do instrumental teórico e analítico necessário à compreensão dos fluxos de comércio internacional, das relações económicas e das políticas comerciais internacionais.
PARTE I - A TEORIA CLÁSSICA E NEOCLÁSSICA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
1.Vantagem absoluta e vantagem relativa
1.1.O modelo de Heckscher- Ohlin e os seus principais teoremas
PARTE II- O COMÉRCIO INTERNACIONAL E A CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA
2. Noção de comércio intrassectorial
2.1. Indicadores de comércio intrassectorial e de vantagens comparativas
2.2. Modelos explicativos do comércio intrassectorial horizontal e vertical
PARTE III- AS RELAÇÕES ECONÓMICAS INTERNACIONAIS
3. Instrumentos de defesa comercial
3.1.A integração económica e a regionalização à escala mundial
PARTE IV- POLÍTICA ECONÓMICA E A ECONOMIA ABERTA
4.Taxas de câmbio e balança de pagamentos
4.1. Modelo Mundell-Fleming: efeitos de curto e longo prazo
O conteúdo programático viabiliza a abordagem dos principais modelos explicativos do comércio e das relações económicas internacionais, numa perspetiva micro e macroeconómica, explicando os fatores determinantes e os mecanismos da política comercial dos Estados e dos Blocos económicos, incluindo a análise e determinantes das taxas de câmbio e das balanças de pagamentos.
A exposição dos desenvolvimentos teóricos será feita com apoio de métodos gráficos e complementada com a apresentação de exemplos e estudos de caso. Os alunos serão convidados a resolver problemas para aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos. O sistema de avaliação contínua incluirá a realização de 1 trabalho de grupo e 1 teste. A nota final será o resultado da seguinte média ponderada: Teste (70%); Trabalho de grupo (30%).
As metodologias de ensino utilizadas na unidade curricular encontram-se em consonância com os conteúdos programáticos elencados.
APPLEYARD, Dennis R. ; FIELD, Alfred J. ; COBB, Steven ¿ International Economics. 5 ed. New York : McGrawHill, 2005.