• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LNI25
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão Estratégica Internacional

Código: LNI25    Sigla: GEI
Área Científica: Economia

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 35 Despacho nº 6804/2019, 30 de julho 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-3-TA

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Nuno Carlos Prazeres Marques Leitão - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Carlos Prazeres Marques Leitão - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Permitir a compreensão do ambiente internacional, na perspetiva da geografia económica e dos mercados, bem como os procedimentos e técnicas da estratégia de internacionalização da empresa. Esta unidade curricular visa habilitar os discentes com um conjunto de conhecimentos e competências para identificar o posicionamento global da empresa e equacionar e empreender as suas decisões estratégicas, na área do negócio e dos investimentos internacionais. 

Conteúdos programáticos

1. Condicionantes Macroeconómicos da Internacionalização
1.1. Geografia Económica (Blocos Regionais- Regionalização- Globalização)
1.2. Motivos de Internacionalização
1.3. Modos de atuação no mercado internacional 
2. Estratégias de internacionalização

2.1. Conceito e processo
3. Investimento Internacional
3.1. Modelos explicativos do Investimento
3.2. Determinantes do Investimento Internacional
3.2.1. Análise da envolvente macroeconómica e fiscal
3.2.2. Análise da envolvente geográfica
3.2.3. Análise da envolvente cultural
3.2.4. Interpretação de resultados: testes de hipóteses

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos permitirão a abordagem das condicionantes económicas da estratégia de internacionalização da empresa,  nomeadamente através da geografia económica dos mercados, da análise das políticas macroeconómicas e do risco-país, e a formulação e implementação dessa estratégia, nomeadamente o seu desenvolvimento para a decisão de investimento (e respetiva avaliação).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A unidade curricular  integrará o estudo de conceitos e técnicas de análise da internacionalização no âmbito de cada capítulo, acompanhados pela resolução de exercícios, bem como a realização de um trabalho de grupo. A nota final de será o resultado de uma média ponderada: teste (60%); trabalho (40%). 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino utilizadas na unidade curricular encontram-se em consonância com os conteúdos programáticos elencados.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

CZINKOTA, M., ROKAINEN, I., MOFFETT, M., MARINOVA, S. & MARINOV, M. (2009). International Business. European Edition, John Willey & Sons.
DUNNING, J., LUNDAN, M.S. (2008). Multinational Enterprise and the Global Economy, Edward Elgar Publishing Ltd, 2nd Edition.
FREIRE, A. (1997). Estratégia - Sucesso em Portugal, Lisboa: Verbo. 

FERREIRA, P., M, REIS, R., N., Serra, F. R. (2011). Negócios Internacionais e Internacionalização para as Economias Emergentes. Lidel edições 
JOHNSON, G.; WHITTINGTON, R.; SCHOLES, K; ANGWIN, D. & REGNÉR, P. (2014). Exploring Strategy. 10th Edition. Pearson.
SHAPIRO, A. C. (2006). Multinational Financial Management, 8th Edition, John Willey & Sons.
TEIXEIRA, S. & DIZ, H. (2005). Estratégias de Internacionalização. Publisher Team. 
MAÇÃS, M. (2017).  Estratégias e Processos de Internacionalização. Biblioteca do Gestor. Edições Actual.