Código: | LNI25 | Sigla: | GEI | |
Área Científica: | Economia |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LNI | 35 | Despacho nº 6804/2019, 30 de julho | 3º | 5 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Permitir a compreensão do ambiente internacional, na perspetiva da geografia económica e dos mercados, bem como os procedimentos e técnicas da estratégia de internacionalização da empresa. Esta unidade curricular visa habilitar os discentes com um conjunto de conhecimentos e competências para identificar o posicionamento global da empresa e equacionar e empreender as suas decisões estratégicas, na área do negócio e dos investimentos internacionais.
1. Condicionantes Macroeconómicos da Internacionalização
1.1. Geografia Económica (Blocos Regionais- Regionalização- Globalização)
1.2. Motivos de Internacionalização
1.3. Modos de atuação no mercado internacional
2. Estratégias de internacionalização
Os conteúdos programáticos permitirão a abordagem das condicionantes económicas da estratégia de internacionalização da empresa, nomeadamente através da geografia económica dos mercados, da análise das políticas macroeconómicas e do risco-país, e a formulação e implementação dessa estratégia, nomeadamente o seu desenvolvimento para a decisão de investimento (e respetiva avaliação).
A unidade curricular integrará o estudo de conceitos e técnicas de análise da internacionalização no âmbito de cada capítulo, acompanhados pela resolução de exercícios, bem como a realização de um trabalho de grupo. A nota final de será o resultado de uma média ponderada: teste (60%); trabalho (40%).
As metodologias de ensino utilizadas na unidade curricular encontram-se em consonância com os conteúdos programáticos elencados.
CZINKOTA, M., ROKAINEN, I., MOFFETT, M., MARINOVA, S. & MARINOV, M. (2009). International Business. European Edition, John Willey & Sons.
DUNNING, J., LUNDAN, M.S. (2008). Multinational Enterprise and the Global Economy, Edward Elgar Publishing Ltd, 2nd Edition.
FREIRE, A. (1997). Estratégia - Sucesso em Portugal, Lisboa: Verbo.