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Gestão Internacional de Recursos Humanos

Código: LNI28    Sigla: GIRH
Área Científica: Gestão de Recursos Humanos

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Gestão de Recursos Humanos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 30 Despacho nº 6804/2019, 30 de julho 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-3-TA

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Nélia Cristina Lopes Filipe - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nélia Cristina Lopes Filipe - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O plano de estudos tem por finalidade:
1) perspetivar o sistema de gestão de recursos humanos no contexto da gestão global da empresa,
2) compreender como é que os fatores de contexto nacional/regional influenciam a gestão dos recursos humanos, e
3) caracterizar o modo como as práticas de recursos humanos devem ser concebidas e implementadas em contexto internacional, tendo em atenção os processos de internacionalização das empresas nacionais.
Esta unidade curricular visa habilitar os alunos com um conjunto de conhecimentos e competências que lhes permita uma compreensão das técnicas de gestão de recursos humanos em ambiente internacional, proporcionando-lhes as bases práticas para a resolução de problemas nesta área funcional da gestão.

Conteúdos programáticos

1. A Gestão Estratégica de Recursos Humanos
1.1. Estratégia empresarial e gestão do capital humano
1.2. O plano estratégico de recursos humanos
1.3. O papel da função recursos humanos
2. O Contexto da Gestão Internacional de Recursos Humanos
2.1. Culturas, instituições e gestão
2.2. Culturas nacionais e modelos de gestão de recursos humanos
2.3. A gestão internacional de recursos humanos: integração global versus gestão local
3. As Práticas de Gestão de Recursos Humanos em Ambiente Internacional
3.1. O recrutamento e seleção de quadros e técnicos
3.2. O processo de expatriação e repatriação: fatores críticos de sucesso
3.3. A formação e desenvolvimento de gestores internacionais
3.4. A gestão do desempenho e o desenvolvimento de carreira
3.5. A gestão de remunerações em contexto internacional
4. Gestão de Recursos Humanos e Globalização: A gestão da diversidade.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos articulam-se em torno das seguintes linhas fundamentais: a natureza estratégica da função recursos humanos, as diferenças nacionais/regionais quanto às políticas de recursos humanos, e a conceção de práticas de gestão de recursos humanos em contexto internacional.
A abordagem compreensiva destes temas munirá os alunos do saber necessário para conceber e implementar as práticas de gestão dos recursos humanos que contribuam para o sucesso dos processos de internacionalização das empresas portuguesas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia adotada implica tanto os métodos expositivo e interrogativo, assim como o estudo de casos. A avaliação de conhecimentos obedecerá a dois modelos:
I -  Avaliação contínua composta por:
-  Um teste individual, com a ponderação de 70% na nota final.
-  Um trabalho em grupo, sobre tema a indicar, com a ponderação de 30% na nota final.
Consideram-se aprovados os alunos que no cômputo das anteriores provas obtenham nota igual ou superior a 10 (dez) valores não podendo, em cada uma das provas, a nota ser inferior a 8 (oito) valores. À nota final será associada menção qualitativa de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESGTS.
II - Avaliação Final. Exame individual, composto unicamente por prova escrita. À nota final será associada menção qualitativa de acordo com o RACCE da ESGTS (Regulamento 661/2016 do Instituto Politécnico de Santarém, Diário da República, 2ª série, nº 133 de 13 de julho de 2016).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O foco em técnicas de aprendizagem participativa e de estudos de caso permite que os alunos apliquem os conceitos teóricos que são expostos no decurso das aulas.
Na prática, serão discutidos exemplos práticos e casos reais que ajudarão os alunos a compreender como é que as diferentes técnicas de gestão de recursos humanos são aplicadas em contexto internacional.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alis, D., Besseyre des Horts, C.-H., Chevalier, F., Fabi, B., & Peretti, J.-M. (2014). Gestão dos Recursos Humanos - Uma Abordagem Internacional. Lisboa: Edições Piaget, Coleção Sociedade e Organizações.
Briscoe, D.; Schuler, R.; Tarique, I. (2012). International Human Resource Management (4th ed.), London: Routledge.
Crawley, E.; Swailes, S.; Walsh, D. (2013). Introduction to International Human Resource Management. Oxford: Oxford University Press
Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., Alves Marques, C., & Gomes, J. F. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, Coleção Gestão.
Rego, A., & Pina e Cunha, M. (2009). Manual de Gestão Transcultural de Recursos Humanos. Lisboa: Editora RH.
Wintersberger, D. (2017). International Human Resource Management - A Case Study Approach. London: Kogan Page