Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os objetivos da disciplina, sempre num contexto internacional, são: o estudo da organização da função de Investigação e Desenvolvimento; a compreensão do papel nuclear da liderança na criação e desenvolvimento de produto; a aprendizagem do processo de criação e desenvolvimento de novos produtos; o estudo e aplicação das técnicas de criação de produto; e a assimilação do método consistente e fluido de desenvolvimento de novos produtos.
Conteúdos programáticos
I Parte - Introdução 1. Criatividade e inovação 1.1. Criatividade 1.2. Inovação 1.2.1. Teorias da inovação 2. Perspetivas sobre a criação e o desenvolvimento de produto: a perspetiva da produção e a perspetiva do Marketing 3. O produto II Parte - Organização e liderança 1. Integração da função de Investigação e Desenvolvimento na organização 2. Estrutura interna da organização 3. Funcionamento da unidade de I & D 4. Liderança III Parte - Processo de criação e desenvolvimento de novos produtos 1. As fases do processo de criação e desenvolvimento de novos produtos 2. A criação de produto 2.1. Geração de ideias 2.2. Seleção de ideias 2.3. Criação de conceitos e teste de conceitos 2.4. Definição da estratégia de marketing 2.5. Análise de viabilidade económica 3. O desenvolvimento do produto 3.1. Desenvolvimento de produto 3.2. Teste de mercado. 4. Comercialização.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A disciplina é dirigida para a aquisição das competências que resultam dos objetivos propostos. A primeira parte (Introdução) lança os conceitos básicos da disciplina. A segunda parte trata da organização, do seu funcionamento e do papel central da liderança na I & D. A terceira parte é dedicada à aprendizagem e ao treino do processo de criação e desenvolvimento de novos produtos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A unidade curricular integrará o estudo de conceitos, técnicas, táticas e efeitos, acompanhados pela discussão dos exemplos e casos ilustrativos propostos, bem como a realização de trabalhos de grupo, que serão entregues ao professor na data de apresentação em aula (com o auxílio do projetor de vídeo e programa PowerPoint ou similar).
A avaliação será realizada através de um trabalho escrito e da sua apresentação (100%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O método utilizado de ensino-aprendizagem, demonstração e treino, permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos e as técnicas práticas que são expostos no decurso das aulas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
1. Barkley, B. (2007). Project management in new product development. McGraw-Hill.
2. Crawford, C. & Di Benedetto, C. (2014). New products management (11th ed.). McGraw-Hill/Irwin.
3. Kotler, P. & Keller, K. (2015). Marketing management (15 th.). Ed. Prentice-Hall.
4. Michalko, Michael (2006). Thinkertoys: a handbook of creative-thinking techniques (2nd ed.). Ten Speed Press.
5. Samit, Jay (2015). Disrupt you!: master personal transformation, seize opportunity, and thrive in the era of endless innovation. Flatiron Books.
6. Solomon, Michael R. (2016). Consumer behaviour: buying, having and being (12th ed.). Prentice-Hall.
7. Trott, P. (2004). Innovation management and new poduct development (2nd ed.). Prentice-Hall.
8. Ulrich, Karl & Eppinger, Steven (2015). Product design and development (6th ed.). McGraw-Hill.