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Inovação e Desenvolvimento de Produtos

Código: LNI29    Sigla: IDP
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 26 Despacho nº 6804/2019, 30 de julho 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-3-TA

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
António Manuel Balbino Caldeira - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Manuel Balbino Caldeira - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os objetivos da disciplina, sempre num contexto internacional, são: o estudo da organização da função de Investigação e Desenvolvimento; a compreensão do papel nuclear da liderança na criação e desenvolvimento de produto; a aprendizagem do processo de criação e desenvolvimento de novos produtos; o estudo e aplicação das técnicas de criação de produto; e a assimilação do método consistente e fluido de desenvolvimento de novos produtos.  

Conteúdos programáticos

I Parte - Introdução
1. Criatividade e inovação
1.1. Criatividade
1.2. Inovação
1.2.1. Teorias da inovação
2. Perspetivas sobre a criação e o desenvolvimento de produto: a perspetiva da produção e a perspetiva do Marketing 
3. O produto
II Parte - Organização e liderança
1. Integração da função de Investigação e Desenvolvimento na organização
2. Estrutura interna da organização
3. Funcionamento da unidade de I & D
4. Liderança
III Parte - Processo de criação e desenvolvimento de novos produtos
1. As fases do processo de criação e desenvolvimento de novos produtos
2. A criação de produto
2.1. Geração de ideias
2.2. Seleção de ideias
2.3. Criação de conceitos e teste de conceitos
2.4. Definição da estratégia de marketing
2.5. Análise de viabilidade económica
3. O desenvolvimento do produto
3.1. Desenvolvimento de produto
3.2. Teste de mercado.
4. Comercialização. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A disciplina é dirigida para a aquisição das competências que resultam dos objetivos propostos. A primeira parte (Introdução) lança os conceitos básicos da disciplina. A segunda parte trata da organização, do seu funcionamento e do papel central da liderança na I & D. A terceira parte é dedicada à aprendizagem e ao treino do processo de criação e desenvolvimento de novos produtos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A unidade curricular integrará o estudo de conceitos, técnicas, táticas e efeitos, acompanhados pela discussão dos exemplos e casos ilustrativos propostos, bem como a realização de trabalhos de grupo, que serão entregues ao professor na data de apresentação em aula (com o auxílio do projetor de vídeo e programa PowerPoint ou similar). 
A avaliação será realizada através de um trabalho escrito e da sua apresentação (100%). 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O método utilizado de ensino-aprendizagem, demonstração e treino, permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos e as técnicas práticas que são expostos no decurso das aulas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

1. Barkley, B. (2007). Project management in new product development. McGraw-Hill.
2. Crawford, C. & Di Benedetto, C. (2014). New products management (11th ed.). McGraw-Hill/Irwin.
3. Kotler, P. & Keller, K. (2015). Marketing management (15 th.). Ed. Prentice-Hall.
4. Michalko, Michael (2006). Thinkertoys: a handbook of creative-thinking techniques (2nd ed.). Ten Speed Press.
5. Samit, Jay (2015). Disrupt you!: master personal transformation, seize opportunity, and thrive in the era of endless innovation. Flatiron Books. 
6. Solomon, Michael R. (2016). Consumer behaviour: buying, having and being (12th ed.). Prentice-Hall.
7. Trott, P. (2004). Innovation management and new poduct development (2nd ed.). Prentice-Hall.
8. Ulrich, Karl & Eppinger, Steven (2015). Product design and development (6th ed.). McGraw-Hill.