Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Analisar as questões éticas nos negócios internacionais em diferentes contextos políticos, económicos e culturais.
Identificar formas de regulação ética dos negócios internacionais e avaliar o papel de códigos de conduta e deontológicos.
Proporcionar aos estudantes conhecimentos aprofundados sobre o discurso ético no contexto dos negócios internacionais, bem como o desenvolvimento das suas capacidades de comunicação, de análise e de crítica.
Conteúdos programáticos
O conceito de Ética e sua evolução
A Ética, a Moral, a Deontologia e o Direito
A Responsabilidade Social, Ambiental e Ética nos Negócios
Ética Empresarial e a Globalização
Os Negócios Internacionais e a promoção dos Comportamentos Éticos
Direitos Humanos, Relações Laborais, Corrupção, Obrigações Morais e Deontologia Profissional
As Formas de Regulação e Recomendações
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Dada complexidade das questões éticas que se colocam nos negócios comerciais internacionais à escala global e atendendo às diferenças políticas, legais, económicas e culturais, importa saber identificar as causas, interpretar os dilemas e encontrar os instrumentos que promovem o comércio ético.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Método de Ensino: as aulas são teórico-práticas, com a exposição de conteúdos, análise e discussão de textos e casos de estudo, bem como debate sobre os trabalhos elaborados pelos Estudantes.
É adotado o método de avaliação contínua, que inclui:
a) realização de dois trabalhos sobre temas a propor pelo docente (50%)
b) realização de um teste escrito de avaliação de conhecimentos (50%)
Nota: A nota inferior a 8 valores, em qualquer dos elementos de avaliação, impossibilita a dispensa de exame final. A obtenção de 8 ou 9 valores na parte escrita do exame final permite a realização de uma parte oral.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A pesquisa de temas, a análise de casos e a discussão de formas de regulação permitirá aos estudantes contribuir com a sua visão e fazer uma abordagem reflexiva e partilhada acerca da complexidade dos desafios éticos que se colocam nos negócios internacionais globais em ambiente multicultural.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Almeida, Filipe (2010). Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas. Parede: Principia
Enderle, Georges (2015). Exploring and Conceptualizing International Business Ethics. Journal Of Business Ethics, 127(4), 723-735.
Kolk, Ans (2016). The social responsibility of international business: From ethics and the environment to CSR and sustainable development, Journal of World Business, 51 (1), 23-34. doi: 10.1016/j.jwb.2015.08.010
Neves, João César das (2008). Introdução à Ética Empresarial. Parede: Principia Editora.
Neves, M. do Céu Patrão; Neves, João César das (2017). Ética Aplicada: Economia. Lisboa, Portugal: Edições 70