• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LNI33
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Empreendedorismo

Código: LNI33    Sigla: EMPR
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 31 Despacho nº 6804/2019, 30 de julho 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-3-TA

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Fernando Antonio Costa Gaspar - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fernando Antonio Costa Gaspar - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Dar uma visão sistémica e integrada do ciclo de criação de novas empresas.
Capacitar os alunos para no final desta unidade curricular serem capazes de identificar oportunidades de negócio, de gerar e avaliar novas ideias (novos produtos, serviços, processos, negócios), de formular um projeto de criação de uma nova empresa e de elaborar um plano de negócio.
Desenvolver capacidades de análise e de síntese, de aprendizagem, de resolução de problemas, de adaptação a novas situações, de organização e planeamento, para trabalhar em equipa, para trabalhar com autonomia, para gerar novas ideias, de tomada de decisão e de aplicar conhecimentos na prática.
Apreender a importância fundamental do marketing para o lançamento com sucesso de novas empresas.
.

Conteúdos programáticos

1. Introdução 
2. O Processo Empreendedor 
3. O papel do marketing 
4. Oportunidades 
5. Recursos
6. Mercado
7. Ecossistema Empreendedor
.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos estão diretamente mapeados com os objetivos da unidade curricular:
- Os capítulos 1 a 3 dos conteúdos programáticos servem para atingir o primeiro ponto dos objetivos.
- Os capítulos restantes dos conteúdos programáticos servem para atingir o segundo objetivo.
- O capítulo 3 serve também para cumprir o terceiro objetivo, apreender a importância fundamental do marketing para o lançamento com sucesso de novas empresas.
.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O método de ensino/aprendizagem inclui os seguintes instrumentos: exposições do docente, exemplos reais, exercícios práticos individuais e em grupo, estudo de casos, trabalhos interativos em equipa, projeto de grupo e apresentação dos trabalhos.
Esta unidade curricular requer uma intensa participação dos estudantes, pois são utilizadas técnicas de aprendizagem ativa que contrabalançam a discussão de conceitos com a sua aplicação. A aprendizagem é interativa e aplicativa.

O método de avaliação consiste de (O peso de cada componente de avaliação está indicado entre parêntesis):
- um teste escrito final (30%)
- participação nas aulas, que resulta da realização de fichas de avaliação no final de cada um dos capítulos (30%)
- um trabalho de grupo, dividido em 3 partes:
  • uma ficha de projeto (10%)
  • um site institucional (10%)
  • um pitch, apresentação de 3 minutos com vista a demonstrar o interesse para a entrega (obrigatória) de um plano de negócio (20%)
Nota mínima no teste escrito: 7,45 valores


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular tem dois tipos de objetivos:
1. Por um lado procura disponibilizar conceitos e conhecimento teórico sobre Projetos de Marketing, em particular a realização de planos de negócio.
Isso será obtido principalmente durante as partes teóricas das aulas em que se apresentarão quadros de referência para análise deste tipo de situações.
2. Por outro lado procura refinar métodos e competências de trabalho.
Isso será obtido principalmente através de atividades de aprendizagem ativas e outros exercícios desenvolvidos nas partes práticas das aulas (e.g. discussão sobre case studies) e na elaboração de trabalhos práticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

1. Gaspar, Fernando C, O Processo Empreendedor e a Criação de Empresas de Sucesso, Sílabo, Lisboa 2009
2. Gaspar, Fernando C, A era do comércio livre, Sílabo, Lisboa 2018
3. Gaspar, Fernando C, Porque Falham as Startups? E o que ganhamos com isso?, Amazon, US 2017