Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD]
Responsável
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O Estágio tem como objetivo a formação em ambiente real de trabalho de modo a promover o desenvolvimento de competências cognitivas e técnicas, em complemento da formação teórica ministrada em diversas unidades curriculares, assumida como relevante face ao perfil de saídas profissionais estabelecido habilitando os alunos da licenciatura em negócios internacionais a compreender e a lidar com os processos de internacionalização das empresas num contexto de globalização da economia.
O Projeto em Negócios Internacionais deverá centrar-se no aprofundamento de conhecimentos adquiridos ao longo do curso, podendo traduzir-se em estudos aplicados ou projeto de internacionalização.
Conteúdos programáticos
Estágio:
1. Prospeção e diligências da Escola, com vista à seleção e confirmação da entidade de acolhimento do Estágio; 2. Desenvolvimento, entre o docente, o aluno e a entidade acolhedora, de uma Proposta contendo o planeamento das atividades e as condições de realização Estágio; 3. Celebração do Protocolo tripartido de realização do Estágio (Escola/Aluno/Entidade de acolhimento). 4. Apresentação do aluno na entidade de acolhimento e junto do seu supervisor; 5. Realização do Estágio (duração mínima 400 horas; coincidente com o 6º semestre curricular); 6. Entrega do Relatório de Estágio ao docente.
Projeto em Negócios Internacionais:
1. Desenvolvimento, entre o docente e aluno, de uma proposta contendo o planeamento da recolha de informação pelo aluno; 2. Desenvolvimento da proposta ou projeto do trabalho; 3. Realização do trabalho e entrega do respetivo relatório ao docente.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
N/a
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A Metodologia de Ensino e a Avaliação consta do Regulamento da unidade curricular de Estágio / Projeto em Negócios Internacionais, da Licenciatura em Negócios Internacionais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
N/a
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ESTRELA, E.; SOARES, M. A. E LEITÃO, M. J. (2013). Saber Escrever uma Tese e Outros Textos. Lisboa: Dom Quixote.
FACCCIN, K. & MARTINS, B. (2021). Abordagem Processual em Pesquisa Qualitativa. Revista Eletrónica de Negócios Internacionais, 17 (1), 128-134.
FECAP (2016). Manual de Normalização para Trabalhos Científicos de acordo com as Normas da APA. São Paulo: Fundação Álvares Penteado.
INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS (2017). Manual para Elaboração de Relatórios de Estágio.
SAUNDERS, M., PHILIP, l., THOMHILL, A. (2007). Research methods for business students. 4 th ed. Harlow [etc] : Prentice Hall, 2007. XXVII, 624 p. . ISBN 978-6-611-77101-0