Código: | LNI35 | Sigla: | EN | |
Área Científica: | Ciências Sociais e Humanas |
Área de Ensino: | Ciências Sociais e Humanas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LNI | 52 | Despacho nº 6804/2019, 30 de julho | 1º | 4 |
Teórico-Práticas: | 36,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Os alunos deverão utilizar as suas competências linguísticas em língua espanhola numa grande variedade de contextos na área de Negócios Internacionais, fomentando ainda a sua competência intercultural. Os alunos terão oportunidade de adquirir e aplicar conhecimentos linguísticos em tópicos da sua futura área profissional. No final desta unidade deverão: ser capazes de compreender com alguma facilidade o que ouvem e lêem no âmbito de Espanhol de Negócios; saber reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, seja em língua falada ou escrita e apresentá-los de maneira coerente e resumida; poder expressar-se com alguma fluência, de forma oral e escrita, com certo grau de precisão.
1. Negócios Internacionais - Socialização e Networking
Estabelecer contactos no âmbito profissional
Manter conversas casuais
2. A empresa
Recrutamento e seleção (CV, carta de apresentação, entrevistas de emprego)
Descrição de empregos/funções na empresa
A internacionalização da empresa
3. Comunicação na empresa
Conversas telefónicas
Tendo em conta os objetivos da unidade, os alunos deverão desenvolver a capacidade de responder a várias situações da sua área profissional em língua espanhola. O programa e as metodologias aplicadas visam dotar os alunos de técnicas, vocabulário e informação necessários a esse mesmo processo.
O ensino será teórico-prático. Aplica-se uma abordagem assente em tarefas, individuais ou em grupo, depois do enquadramento conceptual por parte da docente. Privilegia-se ainda uma abordagem comunicativa, fomentando-se a participação de todos os intervenientes nas sessões presenciais e nas tarefas propostas.
Avaliação:
Teste Final
50%
Componente oral
25%
Projecto
Serão
selecionadas as tarefas e as metodologias
apropriadas para permitir aos alunos atingir os objetivos:
O idioma espanhol será apresentado em contextos
autênticos.
Exercícios linguísticos específicos e estudos de caso, propostos
para a área do curso por investigadores internacionais e profissionais do ramo, serão utilizados nas aulas.
Alcaraz, Enrique; Hughes, Brian. (2013). Diccionario de términos económicos, financieros y comerciales. Ariel Economia.
Faccio, Fabian. (2015). Español Comercial: Comunicación Avanzada para Profesionales de Negocios. Cognella Academic Publishing.
Enterría, Josefa. (2002). La comunicación escrita en la empresa (Español de los negocios). Arco Libros
Enterría, Josefa; Martinez, Ana. (2008). La comunicación oral en la empresa (Español de los negocios). Arco Libros.
Lauterborn, Wanda. (2002). Comunicaciones por teléfono (Español de los negocios). Arco Libros.
Lauterborn, Wanda; García, Ana. (2002). La comunicación informal en los negocios (Español de los negocios). Arco Libros.
Tano, Marcelo (2009). Expertos. Libro del alumno. Difusión.