Código: | MESMO01 | Sigla: | EA | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MESMO | 19 | Despacho n.º 5596/2020 | 1º | 10 | 0 | 0 |
Ensino Teórico: | 51,00 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Trabalho de Campo: | 30,00 |
Seminários: | 19,00 |
Orientação Tutorial: | 4,00 |
Criticar os modelos de Enfermagem/escolas de pensamento com base em conceções teóricas e filosóficas.
Comparar a prática baseada na evidência com outras formas de prática em enfermagem.
Diferenciar a natureza da ação de enfermagem face á ação de outras profissões.
Aprofundar pressupostos da natureza da ação de enfermagem na interprofissionalidade
Implementar estratégias complexas na resolução de problemas de enfermagem.
Desenvolver a capacidade de resolução de problemas na Enfermagem como intervenção complexa
Processo de teorização em enfermagem Escolas de Pensamento Metaparadigma
Teorias de pequeno e médio alcance e Modelos
Multiculturalidade
Enfermagem Disciplina de conhecimento
Enfermagem Avançada Prática de Enfermagem Avançada.
A translação do conhecimento
Prática Baseada na evidência
Ética em Enfermagem
Natureza da ação de enfermagem: Processo de cuidados
Origem e difusão dos saberes
Transferência de conhecimento na ação.
Competências. Metacompetência cognitiva. Um percurso a desenvolver para agir no contexto
Narrativas de ação
Pretende- se desenvolver uma perspetiva de enfermagem baseada na evidência científica. A abordagem das teorias de enfermagem e do desenvolvimento da profissão aprofunda uma perspetiva de Enfermagem Avançada, pela Natureza da Ação e Metacompetência, como instrumentos de reflexão sobre a prática e na prática, numa perspetiva de prática baseada na evidência.
A atual diversidade cultural releva a intervenção de profissionais de enfermagem em situação de proximidade aos cidadãos migrantes desenvolvendo processos de cuidados promotores de respeito pela diversidade cultural e singularidade de cuidados.
A translação do conhecimento científico para a clínica destaca se pela promoção da saúde e pelo suporte às transições inerentes aos processos de desenvolvimento, situacionais e de saúde doença, que caracterizam a vida das pessoas.
A Ética assume a responsabilidade social da profissão para uma prestação de cuidados seguros e de qualidade aos cidadãos em diferentes contextos de ação
Metodologias diversas na abordagem teórico concetual das diferentes temáticas, numa perspetiva de centralidade do mestrando, mobilizando-o para o aprofundamento da análise e reflexão sobre a ação, nomeadamente na prática clínica. Leitura e análise de fontes, individual, como suporte á organização da reflexão.Trabalho de campo: Descrição e análise das práticas, preparatória de Narrativa de ação ¿ Individual. Análise de problemas e reflexividade na ação com recurso à PBE. O trabalho autónomo é o tempo utilizado pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, tomando a decisão sobre a auto aprendizagem e, que corresponde à diferença entre as horas de contacto (HC) e as horas totais (HT) previstas na UC.
Avaliação: Narrativa de Ação, Documento Individual (15%); Documento de Grupo (60%) e Comunicação de resultados em Seminário, presencial (25%)
Os objectivos enunciados são susceptíveis de serem atingidos, fundamentalmente, através de estratégias promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo baseado num corpo de conhecimentos científicos e pela análise de cenários clínicos em enfermagem, mobilizados a partir das experiências dos mestrandos. As metodologias privilegiam a centralidade no mestrando, na perspetiva da prática baseada na evidência, com recurso à revisão sistemática da literatura, no sentido da atualização permanente do conhecimento em enfermagem, produzido e divulgado, com recurso à prática baseada na evidência.
BUTTS,JANIE B. & RICH, KAREN L. (2012). PHILOSOPHIES AND THEORIES FOR ADVANCED NURSING PRACTICE, 1ST ED., JOHNS & BARTLETT LEARNING BOOKS. ISBN 978 0 7637 7986 3
CODY, W. K. (2006). PHILOSOPHICAL AND THEORETICAL PERSPECTIVES FOR ADVANCED NURSING PRACTICE. (4TH ED.). LONDON: JONES & BARTLETT PUB
PERRY, A., POTTER, P., ELKIN, M., (2012). NURSING INTERVENTION & CLINICAL SKILLS. 5TH ED. ELSEVIER/MOSBY
WEBB, C., ROE, B. (2007) REVIEWING RESEARCH EVIDENCE FOR NURSING PRACTICE. SYSTEMATIC REVIEWS. OXFORD: BLACKWELL PUBLISHING
Santiago, C., DIAS, H., CRUZ, O., ANDRÉ, C., CÂNDIDO, A., CARREIRA, T., & AMENDOEIRA, J. (2019). USE OF SMOKING CESSATION PROGRAMS IN THE PREGNANCY-PUERPERAL CYCLE: A SCOPING REVIEW. EUROPEAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH, 29, SUPP 2. HTTP://DX.DOI.ORG/10.1093/EURPUB/CKZ093.005