Código: | MESMO02 | Sigla: | CPI | |
Área Científica: | Ciências Sociais e do Comportamento |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MESMO | 19 | Despacho n.º 5596/2020 | 1º | 5 | 0 | 0 |
Ensino Teórico: | 31,00 |
Teórico-Práticas: | 10,00 |
Trabalho de Campo: | 15,00 |
Seminários: | 10,00 |
Orientação Tutorial: | 5,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Objectivos: Aprofundar conhecimentos essenciais sobre técnicas de comunicação, de comunicação terapêutica e de negociação, visando a assertividade e o relacionamento interpessoal. Desenvolver habilidades interpessoais que facilitem o processo de comunicação individual e grupal. Adotar métodos construtivos para a resolução de problemas/ conflitos. Competências: ¿ Evidencia capacidades de compreensão e de conceção da prática de cuidados de enfermagem¿ ¿ Comunica de forma eficaz as suas conclusões ¿ conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, com o indivíduo, grupo e equipa¿ ¿ Desenvolve o autoconhecimento e a assertividade ¿ Cria e mantém um ambiente terapêutico e seguro ¿ Detém um elevado conhecimento e consciência de si enquanto pessoa e enfermeiro, mercê de vivências e processos de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional ¿ Baseia a sua praxis clínica especializada em sólidos padrões de conhecimento.
1. Comunicação humana: a dimensão pessoal e interpessoal
2. Premissas da pragmática da comunicação humana: valor comunicacional do comportamento¿ relação¿ contexto¿ metacomunicação.
3. Comunicação terapêutica em enfermagem
4. Tomada de decisão e resolução de conflitos
O valor comunicacional do comportamento humano, os aspetos relativos à metacomunicação e a dimensão terapêutica da comunicação são conteúdos fundamentais cujo aprofundamento vai permitir o desenvolvimento de técnicas facilitadoras do relacionamento interpessoal bem como de habilidades promotoras de sucesso no processo de comunicação individual e grupal. Para garantir a adoção de métodos construtivos na resolução de problemas/conflitos são essenciais os conhecimento sobre tomada de decisão e resolução de conflitos.
Metodologias/estratégias: Métodos demonstrativos e ativos, Aulas teórico práticas , análise de casos. Exercícios de treino.
Avaliação: Trabalhos de grupo em temáticas do domínio da unidade curricular (apresentação oral 60%, trabalho escrito 40%)
A componente autónoma da unidade curricular será concretizada através de pesquisa bibliográfica, leitura análise e sistematização das ideias fundamentais acerca das temáticas abordadas na UC.
Na abordagem desta unidade curricular prevê-se o recurso a métodos demonstrativos e ativos, com recurso a análise de casos e exercícios de treino o que irá permitir ao estudante no âmbito da abordagem teórica predominantemente aprofundar conhecimentos sobre comunicação e negociação que com o recurso ao treino e demonstração vão permitir desenvolver habilidades para adoção de métodos construtivos para a resolução de problemas e estabelecimento de relações interpessoais eficazes.
Aguerrebere, P. M. (2011). Comunicar y curar: Un desfio para pacientes y profesionales sanitarios. Barcelona: Editorial UOC. Carvalho, J. C. (2006)¿ Negociação. 2ª ed. Lisboa: Edições Sílabo Chalifour, J. (2009). A intervenção terapêutica: Estratégias de intervenção (Vol. 2). Loures: Lusodidacta. Estanqueiro, A. (2007). Saber lidar com as pessoas Princípios da comunicação interpessoal (14ª ed.). Barcarena: Editorial Presença. Gefaell, C. V. (2007). Comunicación terapéutica en enfermería. Madrid: Difusión Avances de Enfermería. Phaneuf, M. (2005). Comunicação, entrevista, relação de ajuda e validação. Loures: Lusociência.
Sequeira, C. (Coord.). (2016). Comunicação clínica e relação de ajuda. Lisboa: LIDEL.
Tamparo, C. T. & Lindh, W. Q. (2008). Therapeutic communication for health professionals (3ª ed.). New York: Delmar Townsend, M. C. (2014). Enfermagem psiquiátrica: Conceitos de cuidados (7ª ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.