Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira - ESSAUDE / ESGTS
Responsável
Hélia Maria da Silva Dias
Co-Responsável
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Desenvolver conhecimentos e competências de gestão em enfermagem; Identificar as especificidades do mercado da saúde; Reconhecer os elementos de suporte à decisão de consumo de cuidados de saúde; Compreender a organização do Sistema de Saúde Português; Identificar técnicas de promoção e marketing nos Serviços de Saúde; Relacionar os modelos de gestão com as formas de organização do trabalho em enfermagem; Refletir sobre as metodologias mais relevantes na criação de uma cultura para a qualidade nas organizações; Identificar as normas internacionais de avaliação da qualidade na saúde; Criticar teorias e modelos de gestão eficiente de recursos materiais e da informação; Demonstrar conhecimentos sobre gestão de recursos humanos, recursos materiais e equipamentos e de cuidados.
Conteúdos programáticos
1. Introdução à Unidade Curricular 2. Transições Paradigmáticas em Saúde 3. Economia da Saúde 4. Sistemas de Saúde e Financiamento 5. O Sistema de Saúde Português 6. Modelos de Gestão em Saúde 7 . Marketing de Serviços de Saúde 8 . Empreendedorismo 9 . Qualidade de Serviços de Saúde 1 0. Gestão de Recursos Humanos 1 1. Gestão de Recursos Materiais e de Equipamentos 1 2. Gestão de Cuidados 13. Gestão de Informação em Saúde
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Com esta Unidade curricular pretende se desenvolver competências de gestão e liderança, mobilizando a aprendizagem das teorias da gestão, numa lógica do New Public Management. Valoriza se o conhecimento do Sistema de Saúde Português, na perspetiva das políticas públicas em saúde, das organizações assentes em diferentes estatutos jurídicos, promovendo a aquisição de saberes conducentes às competências inerentes à liderança e gestão de cuidados de enfermagem de qualidade e promotores da segurança dos clientes.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Recorre-se a sessões expositivas, pesquisa orientada em fontes documentais diversas, incluindo bases de dados científicas. Leitura e análise de textos; descrição e análise das práticas; análise de problemas relacionados com a prática; trabalho de campo; reflexividade na ação. Nas horas de trabalho autónomo o estudante pode recorrer a pesquisa, análise e preparação dos conteúdos para resposta às aprendizagens preconizadas. Avaliação: Trabalho individual (50%) e de grupo (50%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos enunciados são suscetíveis de serem atingidos, fundamentalmente, através de estratégias promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo baseado nas teorias organizacionais e nos modelos de gestão, relevando a análise das práticas de cuidados seguros. As metodologias privilegiam a centralidade do mestrando, promovendo a aprendizagem e o sucesso ao longo do processo de ensino aprendizagem. A análise de situações problema permite gerar ideias, organizá-las e avaliá-las, numa perspetiva interdisciplinar, bem como as capacidades de liderança, empreendedorismo e resolução de problemas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Amendoeira, J. & Ferreira, R. (2022). Modelos teóricos nas práticas/gestão de cuidados. 214-260. In Parreira, P., Castilho, A., Rocha, M., Martins, M., Santos, M. & Sousa, M., L. Gestão nas organizações de saúde. Matriz organizacional, política e assessoria. Ordem dos Enfermeiros; AACSP; CUDC.ISBN: 978-989-332321 Bernardino, M. (2019). Gestão em saúde. Organização interna dos serviços. Almedina Ferreira, R. & Amendoeira, J. (2020). Clinical governance, leadership, and health care quality: a scooping review. Book Abstracts 1st ICMTT102. Ferreira, R., & Amendoeira, J. (2015). Resultados sensíveis em enfermagem. Ensaio: modelo de avaliação da qualidade dos cuidados. Revista da UIIPS, 3(5), 396-407. Frederico, M. & Sousa, F. (2022). Gerir com qualidade em saúde. Lidel António, BN., Teixeira, A. & Rosa, A. (2019). Gestão da qualidade. De Deming ao modelo de excelência da EFQM. 3ªed. Edições Sílabo. Reis, F., L. (2018). Manual de gestão das organizações. Teoria e prática. Edições Sílabo