Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Identificar os modelos e teorias da promoção da saúde face aos indivíduos e grupos - Criticar os modelos e teorias da promoção da saúde face aos indivíduos e grupos - Diagnosticar necessidades formativas no âmbito da educação para a saúde ao individuo/família/comunidade - Analisar as políticas de saúde e elaborar programas de promoção da saúde - Implementar estratégias de promoção da saúde, visando o empowerment, o coping e a resiliência
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A abordagem integrada e progressiva do programa da UC permite que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos. Os conteúdos programáticos incluem as principais abordagens teóricas sobre o comportamento humano, visando a promoção da sua modificação para hábitos de vida saudáveis, bem como técnicas e dinâmicas de grupo que desenvolvem a capacidade de intervenção em grupos e comunidades. Os conteúdos programáticos, adequam-se aos objetivos da UC na medida em que prepararam os estudantes para o desenvolvimento de um momento de partilha de conhecimentos e experiências, em que mobilizaram os saberes teóricos adquiridos, através de um processo reflexivo e analítico, confrontando-os com os saberes da prática.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões expositivas de enquadramento dos conteúdos. Privilegia-se a leitura e análise de documentos diversos, numa lógica de crítica e reflexão sobre as temáticas desenvolvidas na UC. Desenvolvem-se momentos de discussão em turma. A avaliação será realizada através de: - Frequência (componente individual), com uma ponderação de 50% na classificação final; - Trabalho em grupo, versando um dos temas abordados na UC, apresentado em seminário presencial ou a distância, visando a integração dos mesmos, numa perspetiva de articulação Teoria/prática.; este trabalho terá a ponderação de 50% na nota final da UC.
A componente autónoma da unidade curricular será concretizada através de pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pelos professores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Privilegiam-se as metodologias interativas, suscitando nos mestrandos a reflexão sobre as suas práticas no âmbito da promoção da saúde. A leitura de textos, com discussão em turma, permite uma análise aprofundada dos temas, através do questionamento e partilha das diversas perspetivas colocadas. As estratégias de avaliação, com ênfase nos trabalhos de grupo, permitem o adequado enquadramento e suporte à consecução dos objetivos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bastable ,Susan Bacorn (2005) Nurse as Educator: Principles of Teaching and Learning for Nursing Practice (Jones and Bartlett Series in Nursing). Jones & Bartlett. Diogo, T. (2019). Evidência do impacto da formação de enfermeiros de saúde materna no autocuidado e indicadores de saúde materna - Rapid review [Master's thesis, Universidade Nova de Lisboa. Instituto de Higiene e Medicina Tropical]. Repositório Institucional da Universidade Nova de Lisboa. https://run.unl.pt, bitstream. Loureiro, I. & Miranda, N. (2018). Promover a Saúde- Dos Fundamentos à Ação. (3ª Ed.). Almedina Pender; N. J.; Carolyn L. Murdaugh ;Mary Ann Parsons (2005). Health Promotion in Nursing Practice (5th Edition). Prentice Hall Wills, J. Theoretical perspectives on promoting public health. in Earle, Sarah; Lloyd, Cathy; Sidell, Moyra and Spurr, Sue eds. (2007). Theory and Research in Promoting Public Health. Sage. URL: http://www.sagepub.co.uk/booksProdDesc.nav?prodId=