Código: | MESMO08 | Sigla: | FOGN | |
Área Científica: | Medicina |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MESMO | 19 | Despacho n.º 5596/2020 | 1º | 5,5 | 0 | 0 |
Ensino Teórico: | 21,00 |
Teórico-Práticas: | 29,00 |
Seminários: | 16,00 |
Orientação Tutorial: | 12,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Desenvolver conhecimentos sobre a fisiologia da gravidez, parto e puerpério.
Desenvolver conhecimentos sobre complicações da gravidez, parto e puerpério.
Desenvolver conhecimentos sobre as afeções ginecológicas mais comuns.
Desenvolver conhecimentos sobre as situações de morbilidade mais frequentes do recém-nascido
Aptidões e Competências
Demonstra conhecimentos sobre fisiologia obstétrica e ginecológica
Demonstra conhecimentos sobre fisiologia neonatal
Reconhece situações de complicações médicas na mulher durante a gravidez, parto e puerpério e situações de morbilidade no recém-nascido.
A ¿ A Gravidez
1. Introdução à anatomia do aparelho reprodutor feminino. Fisiologia gravidez
2. Complicações médicas durante a gravidez (1ª e 2ª metade da gravidez)
3. Genética da reprodução e Ultrasonografia durante a gravidez
4. Indução do trabalho de parto. Cardiotocografia. Avaliação fetal ante e intraparto
B ¿ Parto
5. Anatomia do trabalho de parto e mecanismo de trabalho de parto
6. Parto eutócico
7. Parto distócico
8. Complicações intra e pós-parto
C ¿ Puerpério
9. Fisiologia e complicações no puerpério
D ¿ Ginecologia
10. Afeções Ginecológicas
FISIOPATOLOGIA NEONATAL
1. Adaptação cardio-respiratória à vida extra-uterina
2. Afeções do recém-nascido adquiridas durante a gestação
3. Afeções do recém-nascido provocadas no parto
4. Afeções do recém-nascido pós-parto
GENÉTICA E IMUNOLOGIA
1. Genes e cromossomas: o código genético
2. Mutações genéticas
3. Anomalias cromossómicas¿¿
Ao pretender-se que o estudante desenvolva competências sobre a fisiologia da gravidez, parto e puerpério, complicações da gravidez, parto e afeções ginecológicas, é fundamental que desenvolva conhecimentos neste âmbito dado que são essenciais à prática especializada em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia. Os conteúdos desta unidade curricular privilegiam o desenvolvimento de conhecimentos quer da fisiopatologia obstétrica e ginecológica quer da fisiopatologia neonatal permitindo ao formando apropriar-se de saberes essenciais à prática do cuidar especializado em saúde materna e obstétrica, em resposta às necessidades da mulher/casal/família durante a gravidez, parto e puerpério, ao recém-nascido normal e de risco, assim como à mulher/casal no âmbito da saúde reprodutiva e com patologia ginecológica e da mama. Os regulamentos das competências comuns e competências específicas do EEESMO definidos pela Ordem dos Enfermeiros consubstancia o cuidar especializado em ESMO. ¿¿
Privilegia-se um modelo ativo que atribua um papel central ao formando como sujeito ativo da sua aprendizagem com recurso a diferentes métodos e estratégias de ensino e aprendizagem. Sessões com recurso a exposição teórica em conceitos e eixos estruturantes da UC. Sessões teórico-práticas de modo a facilitar a assimilação de conhecimentos e habilidades. Pesquisa, leitura e análise orientada de textos de referência e numa perspetiva da prática baseada na evidência.
A componente autónoma da unidade curricular deverá ser utilizada pelos formandos para leitura, reflexão crítica e autoanálise que potenciem a tomada de decisão e desenvolvimento de competências em enfermagem especializada.
Avaliação:
A avaliação será operacionalizada por 2 (dois) testes escritos individuais. A classificação da UC será obtida fazendo a média aritmética entre a classificação dos testes escritos.
Na abordagem desta unidade curricular prevê-se o recurso a sessões expositivas segundo o método interativo colocando o formando no centro do processo de aprendizagem o que o leva a desempenhar um papel ativo. Assim, aos estudantes é permitido participar na sua própria aprendizagem e aceder no tempo previsto, para a unidade curricular, a um maior leque de informação.
As metodologias utilizadas pretendem deste modo facilitar a assimilação de conhecimentos e habilidades e atendendo a que os mestrandos são adultos com experiência na prática profissional, procura-se ter em conta os princípios da filosofia da educação de adultos num paradigma de formação ao longo da vida. Sendo a responsabilização e a autoformação do mestrando um princípio fundamental, promove-se a mobilização de experiências e saberes da sua prática no sentido da (re)construção de novos saberes de forma a alcançar os objetivos definidos para esta unidade curricular.
Direção-Geral da Saúde (2015). Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco. (DGS, Ed.) Lisboa, Portugal: Direção-Geral de Saúde.
Resende, J. (2005). Obstetrícia.10ªed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan
Zubaib, M. (2008). Obstetrícia.1ed.,São Paulo: Manole
Graça, L. M. (Org.). (2017). Medicina materno-fetal (5ª ed.). Lisboa: Lidel.
Néné, M., Marques, R., & Batista, M. (2016). Enfermagem de saúde materna e obstetrícia. Lisboa: Lidel.¿¿¿
World Health Organization (2018). WHO Recommendations on Antenatal Care for a Positive Pregnancy Experience: Summary. Geneva, Switzerland: WHO. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO
World Health Organization (2018). WHO Recommendaciones de la OMS Para los cuidados durante el parto, para una experiencia de parto positiva. Geneva, Switzerland: WHO. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO