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Estágio III - Neonatologia

Código: MESMO11    Sigla: EN
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMO 16 Despacho n.º 5596/2020 5,5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Seminários: 1,33
Orientação Tutorial: 0,53

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 1,33
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,67
Orientação Tutorial Totais 5 2,65
Maria da Conceição Fernandes Santiago   2,53

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria da Conceição Fernandes Santiago Responsável
Hélia Maria da Silva Dias Co-Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Cuida do Recém-nascido de risco e sua família, segundo a metodologia do processo de enfermagem e envolvendo os pais/família no processo de cuidados promovendo a sua independência.

Aptidões e Competências:
Cuida do Recém-nascido/família de risco, numa perspetiva holística, em contexto de internamento;
Baseia a sua praxis clínica especializada em sólidos e válidos padrões de conhecimento, com assertividade e valores éticos;
Capacita a mãe, família e grupos, de recursos visando o auto-cuidado.

Conteúdos programáticos

-Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia
- Enfermagem de neonatologia
- Ética e Deontologia
- Promoção da Saúde
- Fisiopatologia obstétrica, ginecológica e neonatal
- Sociopsicologia da maternidade/paternidade e família
- Enfermagem avançada
- Comunicação pessoal e interpessoal 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para que o mestrando preste cuidados especializados de enfermagem ao Recém-nascido de risco/mãe/família, em contexto de
internamento é fundamental que baseie a sua praxis clinica em sólidos padrões de conhecimento com ênfase nos conteúdos abordados nas unidades curriculares nomeadamente Enfermagem Saúde Materna Obstetrícia, Enfermagem de Neonatologia, Ética e Deontologia, Fisiopatologia obstétrica, ginecológica e neonatal, Sociopsicologia da parentalidade, assim como Enfermagem avançada e Promoção da saúde. No entanto, o mestrando não está dispensado de mobilizar outras aprendizagens realizadas no âmbito de outras unidades curriculares.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Avaliação de processo:
Pretende-se uma avaliação contínua da prática desempenhada pelos formandos, procurando-se refletir na perceção individual do formando, sobre o seu desenvolvimento de competências cognitivas, técnicas e relacionais na prestação de cuidados de enfermagem especializados ao Recém-nascido de risco/mãe/família.

Avaliação de resultados:
- Hetero-avaliação, com uma ponderação de 70%.
- Elaboração do Relatório indvidual do estágio III, que contribuirá com 30% para a nota final do estágio.

O Enfermeiro orientador do ensino clínico, deverá tutelar e avaliar o formando (hetero-avaliação), onde todos os momentos formais e informais devem ser contemplados na avaliação, sendo o professor responsável pela decisão final do resultado da avaliação.

A componente autónoma da unidade curricular poderá ser realizada pelos formandos através da leitura, reflexão crítica e autoanálise que potenciem a tomada de decisão e desenvolvimento de competências em enfermagem especializada.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Considerando o conhecimento em enfermagem essencial ao agir em enfermagem e em saúde, e sendo fundamental basear a prática na evidência, a metodologia selecionada nesta UC pretende que os formandos adquiram conhecimentos, baseados na partilha de vivências/experiências bem como no aprofundar de novas situações através do pensamento reflexivo.
Desta forma a leitura, análise de situações da prática, reflexão individual e a partilha em seminário, constituem a metodologia geradora de novos conhecimentos, de outros olhares sobre as situações e a reconstrução de outras formas de cuidar.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Andrade et al. (2021). A Comunicação efetiva enquanto promotora de intervenções complexas e transdisciplinares à puérpera: uma scoping review. Revista da UI_IPSantarém. 9(1), 158-171.
https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/24840/18308
Leal, I. (Coord.) (2005). Psicologia da Gravidez e da Parentalidade. Fim de Século.
Néné, M., Marques, R., & Batista, M. (2016). Enfermagem de saúde materna e obstetrícia. Lidel.
Santiago, C., Figueiredo, M. H., & Basto, M. (2020). Meanings attributed by migrant women to nursing care during pregnancy to postpartum. Rev ROL Enferm 43(1), 146-153.
https://erol.es/rol_2020/IC_RESEARCH_INNOVATION_DEVELOPMENT_NURSING_2019.pdf
Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (2019). Neonatologia, Manual Prático (3ªed.)., Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE. Associação Pediátrica de São Francisco Xavier.
World Health Organization (2017). WHO recommendations on newborn health: guidelines approved by the WHO Guidelines Review Committee. (WHO/MCA/17.07).