Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Analisar o papel do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstetrícia no âmbito das novas intervenções do cuidar. Desenvolver de forma reflexiva a comunicação no processo de cuidar em enfermagem.
Conteúdos programáticos
Novas intervenções do cuidar (a conjetura internacional e nacional em enfermagem; modalidades terapêuticas de natureza ambiental). Toque terapêutico em enfermagem (haptonomia). Relação transpessoal do cuidar (comunicação).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos a atingir e das competências a serem desenvolvidas pelos formandos. Os conteúdos privilegiam o desenvolvimento de conhecimentos no âmbito das novas intervenções do cuidar, permitindo aos formandos apropriarem-se de saberes essenciais à prática do cuidar especializado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, em resposta às necessidades identificadas, utilizando diferentes formas de comunicação, de modo a prestar a ajuda adequada nas situações de cuidados requeridos e nos diferentes contextos socioculturais.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Privilegia-se um modelo ativo que atribua um papel central ao mestrando como sujeito ativo da sua aprendizagem com recurso a diferentes métodos e estratégias de ensino e aprendizagem. Sessões com recurso a exposição teórica em conceitos e eixos estruturantes da UC. Sessões teórico-práticas de modo a facilitar a assimilação de conhecimentos. Pesquisa, leitura e análise orientada de textos de referência e numa perspetiva da prática baseada na evidência. A avaliação será operacionalizada através do desenvolvimento de trabalhos, de grupo: Trabalho escrito com ponderação de (50%) e apresentação em sala de aula, com ponderação de 50%, permitindo a aquisição de novas ideias e aprendizagens.
A componente autónoma da unidade curricular poderá ser realizada pelos mestrandos através da leitura, reflexão crítica e autoanálise que potenciem a tomada de decisão e desenvolvimento de competências em enfermagem especializada.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias utilizadas pretendem facilitar a assimilação de conhecimentos e habilidades cognitivas através da exposição participativa, colocando os mestrandos no centro do processo ensino aprendizagem, promovendo o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional. O recurso a sessões expositivas segundo o método interativo, bem como o recurso a análise de documentos, proporcionam um enriquecimento da aprendizagem por recurso a diversas fontes documentais. Por outro lado, promove-se uma análise reflexiva individual, no grupo alargado e com o docente, o que permite aos mestrandos participar na sua própria aprendizagem. A discussão e análise de fontes documentais, são metodologias que promovem o desenvolvimento do pensamento crítico e de tomada de decisão.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Carvalho, D., Cotafo, R., Dias, H., Cruz, O., & Coutinho, E. (2020). A utilização de terapêuticas não convencionais no cuidar da mulher com cancro da mama: Uma scoping review. Revista da UIIPS, 8(1), 333-342. Davidson, M. R., London, M. L., & Ladewig, P. A. W. (2020). Maternal newborn nursing woman's health across the lifespan. (11th ed.). Pearson Ramos, R., Alexandre, T., Cruz, O., Torcato, L., Carteiro, D., & Dias, H. (2020). Estratégias terapêuticas não convencionais durante o trabalho de parto: Uma scoping review. Revista da UIIPS, 8(1), 310-320. Santos, I. (2013). Enfermagem à Procura de Si: Integrando Modalidades Terapêuticas não Convencionais no Processo de Cuidados. Lusociência Snyder, L., Lindquist, R., & Tracy, M.F. (2014). Complementary/alternative therapies in nursing (7th ed.). Springer Publishing.