Código: | MER08 | Sigla: | CH | |
Área Científica: | Enfermagem |
Página Web: | https://academicos.ipsantarem.pt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MER08&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2023 |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MER | 14 | Mestrado em Enfermagem de Reabilitação | 1º | 5 | 50 | 135 |
Ensino Teórico: | 31,83 |
Teórico-Práticas: | 8,50 |
Orientação Tutorial: | 1,67 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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G1. Desenvolver conhecimentos e competências de avaliação da funcionalidade ao longo do ciclo vital
G2. Desenvolver conhecimentos sobre indicadores de atividade diagnóstica ER tendo em conta as respostas humanas ao processo de
saúde-doença
E1. Integrar conhecimentos sobre princípios de biomecânica e análise do movimento
E2. Aprofundar conhecimentos sobre anatomia funcional
E3. Avaliar a funcionalidade e diagnosticar alterações que determinam limitações da atividade e incapacidade recorrendo a parâmetros e
instrumentos de avaliação
E4. Integrar técnicas específicas de ER no âmbito da mobilidade articular
E5. Desenvolver e aprofundar conhecimentos e competências de utilização dos princípios de ergonomia
E6. Analisar e refletir sobre as implicações para a intervenção em reabilitação
E7. Refletir sobre a aplicabilidade e limitações das técnicas de reabilitação
T1. Desenvolver competências de tomada de decisão e resolução de problemas complexos
T2. Implementar prática baseada em evidência
CP1.Biomecânica e análise do movimento
1.1.Eixos e planos anatómicos
1.2.Sistema de alavancas
1.3.Tipos de contração muscular
1.4.Força e tónus muscular
1.5.Cadeias cinéticas
1.6.Avaliação da funcionalidade e implicações para os CEER.
CP2.Anatomia funcional
2.1.Grupos funcionais
2.2.Movimentos articulares
2.3.Amplitude articular
2.4.Mobilização articular
2.5.Marcha
2.6.Implicações para a ER.
CP3.Ergonomia
3.1.Centro de gravidade
2.2.Base de sustentação
3.3.Postura correta
3.4.Recursos facilitadores do processo de reconstrução / manutenção da funcionalidade.
3.5.Ergonomia nos cuidados ¿ Stretching; adaptação ao ambiente de cuidados; técnicas de conservação de energia.
A evolução do conhecimento e da técnica requer que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) adquira e consolide conhecimentos no domínio dos cuidados especializados e incorpore continuamente os novos saberes da investigação na sua prática.
O EEER deve possuir no âmbito da sua prática clínica capacidade de utilizar instrumentos de avaliação e os indicadores de atividade diagnóstica.
Nesta lógica, os objetivos da unidade curricular (UC) estão orientados para a aquisição de conhecimentos fundamentais para a compreensão dos aspetos inerentes ao juízo diagnóstico e juízo terapêutico no âmbito dos conteúdos programáticos mencionados.
Cada um dos objetivos expressos será concretizado com o contributo dos seguintes conteúdos programáticos:
Aplicação dos CP1 - desenvolvimento de G1; G2; E1; T1
Aplicação dos CP2 - desenvolvimento de G1; G2; E2; E3; E4; T1
Aplicação dos CP3 - desenvolvimento de G2; E5; E4; E6; E7; T1; T2
Aulas T-Sessões expositivas e interativas com questionamento numa perspetiva integrativa dos conteúdos. Uso de estratégias centradas na aprendizagem que desenvolvam capacidades de integração e translação dos conhecimentos e competências de ER; Recurso a ferramentas pedagógicas: modelos anatómicos, imagens e vídeos; Recurso a feedback do processo de aprendizagem.
Aulas TP-análise e discussão de conteúdos com recurso a exemplos da prática de cuidados, vídeos de situações próximas da realidade, situações-problema e sua resolução.
OT-resposta a questões direcionadas à análise, reflexão e pensamento crítico no âmbito dos conteúdos.
A componente autónoma da UC deverá ser realizada pelo estudante através de
Pesquisa bibliográfica e leituras complementares orientadas pelos docentes
Resolução de exercícios práticos de reflexão crítica, autoanálise e tomada de decisão com base nos conhecimentos adquiridos
Avaliação-2 testes escritos (50% cada) incorporando resolução prática de situações-problema
As estratégias pedagógicas para a componente presencial da UC apresentadas estão alocadas aos conteúdos programáticos visando o cumprimento dos objetivos delineados. As sessões letivas teóricas, expositivas e interativas com questionamento, visam dotar o estudante de um corpo de conhecimentos teórico e teórico-prático, que lhe permitam fundamentar e compreender a sua tomada de decisão. As sessões letivas teórico-práticas, visam articular e mobilizar conhecimentos teóricos na análise de situações práticas especialmente através da discussão de utilização de instrumentos de avaliação e análise de respostas humanas inerentes a diversas situações-problema relacionadas com a biomecânica, movimento, anatomia funcional e ergonomia. Deste modo, as estratégias pedagógicas para a componente presencial da UC encontram-se alinhadas com os conteúdos programáticos visando o cumprimento dos objetivos pedagógicos. Assim a componente presencial e a componente autónoma da UC, objetivam dar resposta aos objetivos pedagógicos gerais, específicos e transversais, revelando-se fundamentais para a aprendizagem do estudante. As estratégias pedagógicas para a componente autónoma apresentada deverão ser utilizadas pelos estudantes ao longo do decurso da UC de modo a atingir os objetivos pedagógicos, considerando as suas necessidades individuais de aprendizagem.
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Neuman, D.A. & Año, P.S. (2022). Cinesiología del Sistema Musculoesquelético: Fundamentos para la rehabilitación. Editorial Medica Panamericana.
Seely R., Stephens T. & Tate P. (2016). Anatomia e fisiologia (10ª ed.). Lusociência.
Souchard, P.E., Meli, O., Sgamma, D. & Pillastrini, P. (2022). Reeducación postural global (MEDICINA Y SALUD). Edra.
Waugh, A. & Grant, A. (2021). Ross & Wilson Anatomia e Fisiologia (11ªed). Climepsi Editores.