Código: | AFEVS5014 | Sigla: | LDS | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | AFEVS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
AFEVS | 26 | Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 | 3º | 3 | 0 | 0 |
Ensino Teórico: | 3,00 |
Teórico-Práticas: | 4,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
São objetivos desta UC: - identificar, descrever e aplicar os conceitos associados aos estilos de liderança e à dinâmica de grupos; - identificar, distinguir e caracterizar os factores que influenciam a liderança e a dinâmica do grupo; - desenvolver uma capacidade de liderança inspiracional; - criar oportunidades para desenvolver a liderança; - adaptar a liderança ás situações; - criar conhecimento para o desenvolvimento de um grupo/equipa; - desenvolver objetivos e planos para a sua execução; - conhecer os mecanismos de tomada de decisão e gestão dos Stakeholders.
1. Comportamento e cultura organizacional; 1.1. Estrutura e desenvolvimento organizacional; 1.2. Clima e cultura organizacional; 2. Liderança em Atividade Física, Desporto e Saúde; 2.1. Abordagens básicas à liderança; 2.2. Teorias da liderança; 2.3. Habilidades de comunicação; 2.3.1. características coache, coachee e do envolvimento; 2.4. Liderança e seguidores; 2.5. Questões contemporâneas em liderança; 3. A comunicação corporativa; 3.1. Abordagens básicas à comunicação corporativa; 3.2. Tipos de comunicação nas organizações; 3.3. Gestão, marketing e comunicação organizacional; 3.4. Ferramentas de comunicação corporativa; 4. Dinâmica dos grupos; 4.1. Processos básicos nos grupos; 4.2. Características dos grupos e estrutura dos grupos; 4.3 ¿ Funcionamento e dinâmicas dos grupos; 4.4. Processos de influência; 4.5. A coesão e ambiente de grupo; 4.6. A cultura do grupo; 4.7. Formação e desenvolvimentos dos grupos (Team Building).
Os conteúdos desta UC privilegiam numa primeira abordagem os conceitos designados pela investigação científica em liderança e na dinâmica grupos. Isto tem a ver com as formas de actuar e pensar o dia a dia dos profissionais de atividade física para a produção de conhecimentos científicos e uma melhor intervenção organizada e planeada na realidade socioprofissional do desporto, atividade física e saúde. Os conteúdos são abordados numa dinâmica baseada na consulta, interpretação e análise de artigos de investigação que abordem as temáticas apresentadas.
Numa primeira fase, mais expositiva, sobre conceitos teóricos. Numa segunda fase, mais prática, desenvolverão trabalhos/reflexões, relacionados com a liderança e a dinâmica grupos. Avaliação contínua e exame, na época normal, exigem 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial. Avaliação contínua: 1 prova escrita (50%) e 1 trabalho (escrito 40% e apresentação 10%); inicia-se com a realização do 1º elemento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: média ponderada de todos elementos; Dispensa de exame final: classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará. Alunos que não optarem pela avaliação época normal (contínua e exame,) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. Exame contemplará prova escrita (60%) e oral (40%), presenciais, e com classificação igual/superior a 10 nas duas; A classificação final será a média ponderada destes 2 elementos.
Privilegiar-se-ão as metodologias interativas, envolvendo os alunos no processo de ensino aprendizagem, centrado na análise qualitativa de artigos científicos, assumem-se como garante da consecução dos objetivos da unidade curricular. Por outro lado, o envolvimento dos alunos em pequenos projetos de trabalho coordenados pelo docente da unidade curricular permitindo a ponte entre os aspetos teóricos e a prática da liderança e da dinâmica de grupos.
Eys, M., Bruner, M. W., & Martin, L. J. (2018). The dynamic group environment in sport and exercise. Psychology of Sport and Exercise. doi:10.1016/j.psychsport.2018.11.001
Jowett, S.&Lavalle, D. (2007.) Social Psychology in Sport, HKinetics Eds;
Gayman, A. M., Eys, M., & Coleman, T. (2022). Group dynamics in Canadian recreational team sports later in life. Psychology of Sport and Exercise, 60, 102137. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2022.102137
Samendinger, S., Hill, C. R., Kerr, N. L., Winn, B., Ede, A., Pivarnik, J. M., Ploutz-Snyder, L., & Feltz, D. L. (2019). Group dynamics motivation to increase exercise intensity with a virtual partner. Journal of Sport and Health Science, 8(3), 289-297. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.jshs.2018.08.003