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Empreendedorismo Gestão Proj Ed.Amb.Turismo da Natureza

Código: EATN    Sigla: EGPEAT
Área Científica: Ciências Empresariais

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 14 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-3

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
José Manuel Oliveira Carvalho - ESA   3,47
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA   0,53

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Manuel Oliveira Carvalho - ESA Responsável
José Manuel Oliveira Carvalho - ESA Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1.- Promover a capacidade de pesquisa e de crítica face às questões proeminentes no que concerne ao empreendedorismo e à gestão de projetos em educação ambiental e turismo da natureza;
2.- Familiarizar os estudantes com os termos conceptuais, com ênfase nos que ao empreendedorismo competem;
3.- Enquadrar os principais problemas associados ao empreendedorismo e gestão de projectos na temática;
4.- Sensibilizar para a necessidade de integrar e adequar as soluções de gestão e de empreendedorismo aos condicionalismos ambientais e socioeconómicos existentes;
5.- Apresentar cenários de construção, planeamento e decisão de forma a facilitar a integração dos diplomados em contexto imediato de trabalho, quer privado quer público;
6.- Simular e apresentar cenários de ideias de educação ambiental e turismo da natureza que suportem o quadro conceptual desejado para determinado projecto ou localidade.

Conteúdos programáticos

Empreendedorismo:
- introdução e conceitos;
- a geração de ideias: metodologia e incremento.
Plano de Negócios:
- estudos de mercado e demais análises;
- plano de investimentos;
- plano de exploração;
- plano de financiamento;
- avaliação do projeto.
Aplicação do Modelo Finicia para o Plano de Negócios.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A formulação dos objetivos gerais da unidade curricular tiveram em consideração os dados e informações a transmitir pelos conteúdos programáticos, assim como o seu grau de importância e a sua relevância, perante contextos cada vez mais exigentes para quem tem de proceder à planificação e execução das demais tarefas para a gestão de projetos e empreendedorismo.
Assim sendo, privilegiou-se um conteúdo que respeita a construção do processo, desde a geração da ideia e sua justificação, até à demonstração da sua viabilidade económico-financeira, produtiva e simulação em contexto real de mercado.
E porque a problemática da gestão de projetos aplicados à educação ambiental e turismo da natureza não se esgota nos sistemas, equipamentos e recursos diretos envolvidos ou necessários, também se faz referência a outras variáveis, como as atuais ferramentas de que se dispõe para facilmente se proceder à avaliação da sua exequibilidade, mesmo para não gestores.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino congrega um conjunto de métodos, em conjunto, de forma integrada, e com capacidade de ser compatível com o local e equipamentos disponíveis, timings de atuação e utilização dos sentidos, numa eficiência de recursos .
Estes métodos denominam-se de afirmativo, interrogativo e ativo, assentes nos domínios cognitivos, afetivos e, por necessidade de processos em simulação real, o psicomotor ou manipulativo.
Avaliação: um trabalho grupo de contextualização, caracterização e aplicação de uma ideia aplicada à educação ambiental e turismo da natureza.  Estarão subjacentes critérios de qualidade, de quantidade, de tempo e de precisão na sua avaliação. É preciso obter uma classificação mínima de 10,0 (dez) valores no trabalho de grupo, para dispensa de exame. Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final que consta de uma prova escrita.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As questões relacionadas com o ambiente impõe hoje uma abordagem muito equilibrada entre os diferentes saberes que julgamos ser preciso dominar ou ter algum conhecimento para se poder, por um lado, instruir com ciência, mas por outro, deixar aberta a porta, de se saber executar com eficiência e rigor. Para a primeira abordagem descrita, o método afirmativo expositivo torna-se base, pois permite a apresentação de determinados temas, como os conceitos e as questões legais, de forma lógica, coerente e estruturada, exigindo uma selecção ex-ante da informação a dar, coadjuvados com uma análise sintética de temas, deixando espaço para discussão, com capacidade de síntese final. Quanto ao método afirmativo demonstrativo promove a demonstração e explicação de acções e/ou aplicações muito relevantes para a percepção e incentivo para os problemas que urgem resolver, extremamente válidos na gestão de projectos aplicados à educação ambiental e turismo da natureza. Facto muito importante para intervir com eficiência.
O método interrogativo revela-se proeminente para a descoberta de resultados, desejados ou a esperar, enquadrando os conhecimentos que entretanto já foram adquiridos, facilitando a assimilação de conhecimentos. Este permite a construção de quadros conceptuais e de cenários de forma incremental, onde cada resultado é facilmente justificado e muito aplicado para os condicionalismos ambientais e socioeconómicos intervenientes.
Já o método activo reveste-se de culminar importância, uma vez que está assente num consciente interesse para se vivenciarem, sempre que possível, situações o mais próximo possível da realidade e prever os distintos comportamentos de todos os agentes envolvidos num processo. Este método impõe grande capacidade de criatividade e iniciativa, de motivação e de autonomia, de todos, em contexto de ensino, aumentando o grau de socialização e de domínio dos conhecimentos. Eleva o espírito crítico e facilita a análise às situações de referência e apresentação das respectivas propostas e intervenção a desenvolver. Torna mais fácil e desafiante inclusive o processo de avaliação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Ferreira, M.; Santos, J. e Serra, F. (2010). Ser Empreendedor, Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa.(2ª ed). Lisboa: Edições Sílabo.
IAPMEI (s.d.): Guia Prático Financiamento, Como Elaborar um Plano de Negócios + Modelo Excel para Plano de Negócios.
Lindon, D.
et al. (2004). Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing. (10ª ed). Lisboa: Dom Quixote.
Moutinho, S. (2012): Guia Técnico de Apoio ao Empreendedorismo em Turismo Rural; Ed. Privetur. Lisboa.
Santos, A. Robalo (2008).Gestão Estratégica - Conceitos, modelos e instrumentos, Lisboa: Escolar Editora.
Sarkar, S. (2010). Empreendedorismo e Inovação. (2ª ed). Lisboa: Escolar Editora.
Teixeira, S. (2010). Gestão das organizações. (2ª ed). Lisboa.

Observações