Código: | EATN03 | Sigla: | BIO | |
Área Científica: | Ciências do Ambiente |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LEATN | 29 | Despacho nº 5883/2023 | 1º | 5 | ||
Despacho nº 8075/2016 | 1º | 5 | 60 | 125 |
Teórico-Práticas: | 52,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Conhecer a diversidade biológica da biosfera.
Perspectiva evolutiva da diversidade de vida existente na Terra.
Conceitos de taxonomia e sistemática como ciências da classificação dos seres vivos.
Principais divisões dos seres vivos.
Microbiota dos componentes água, ar e solo dos ecossistemas.
Biodiversidade vegetal e importância da sua conservação nas regiões mediterrânica, eurosiberiana e macaronésia.
Bioclimatologia e Fitogeografia.
a) Bioclimas da Península Ibérica.
b) Factores que condicionam a distribuição das plantas: (paleo)geológicos, edáficos, climáticos, antropogénicos.
c) Principais bosques e matos autóctones.
Biodiversidade Animal. Descrição das principais características dos animais pertencentes aos diferentes Filos.
Através do conhecimento da grande diversidade de seres vivos existentes no planeta, da sua complexidade, organização e distribuição pelos diferentes ecossistemas é possível obter uma perspectiva biológica, evolutiva e ecológica sobre a biodiversidade. Também, o conhecimento dos equilíbrios, relações, funções e atividades dos organismos permitirá avaliar a importância e valor da conservação da biodiversidade. Também se pretende que os estudantes adquiram algumas capacidades na identificação da biodiversidade e na identificação dos ecossistemas a que está associada.
As aulas terão um cariz predominantemente teórico-prático, onde associado à transmissão de conhecimentos serão elaborados trabalhos de natureza mais prática, nomeadamente ao nível da identificação de organismos, com acompanhamento tutorial.
Avaliação
1 - Condições para admissão a exame final
Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.
2 - Condições de dispensa a exame final
- Os estudantes devem realizar 2 provas do tipo A (Relatórios) e 2 provas do tipo B (Provas escritas) com classificação superior a 8 valores.
- A classificação é resultado da seguinte ponderação: 50% provas tipo A + 50% provas tipo B
3 - Exame final
Consta da realização de uma prova escrita.
As metodologias de ensino associam uma componente mais teórica relacionada com a transmissão de conhecimentos (diversidade de seres vivos, sua organização, classificação e participação nos serviços dos ecossistemas), com uma componente mais prática que pretende dotar os estudantes de algumas competências ao nível da identificação de organismos e ecossistemas a que estão associados. Também se pretende que os estudantes elaborem relatórios sobre as atividades práticas e sobre temas prementes da conservação da biodiversidade. A componente tutorial desta unidade curricular tem por objetivo auxiliar e acompanhar os estudantes na realização destes diversos trabalhos.
Aguiar, C. (2020a). Estrutura e Biologia das Plantas. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol. 1. Lisboa: INCM, 343pp.
Aguiar, C. (2021b). Sistemática das Plantas Vasculares. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol.3. Lisboa: INCM, 183pp.
Carapeto, A., Pereira, P., Porto, M. (2021). Guia da Flora de Portugal Continental. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol.6.Lisboa: INCM, 455pp.
Ferrão, J. E. (2020). As Plantas e a Alimentação Mundial. Edição Fundação Francisco Manuel dos Santos e do autor, 176pp
Hickman, Cleveland P., Jr., Keen, Susan L., Eisenhour, David J., Larson, Allan & l'Anson, Helen (2024). Integrated principles of zoology (19th ed.). New York: McGraw Hill
Madigan, M.T., Martinko, J.M., Stahl, D.A. & Clark, D.P. (2012). Brock Biology of Microorganisms. (13th ed.). London: Pearson, Boston, Mass.