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Biodiversidade

Código: EATN03    Sigla: BIO
Área Científica: Ciências do Ambiente

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 29 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-1

Teórico-Práticas: 52,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ana Maria Ferreira de Carvalho Pinto - ESA   1,33
João André Evaristo de Matos Gago - ESA   1,34
João Manuel Rodrigues de Oliveira - ESA   1,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João André Evaristo de Matos Gago - ESA Responsável
João André Evaristo de Matos Gago - ESA Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer a diversidade biológica da biosfera.

Conteúdos programáticos

Perspectiva evolutiva da diversidade de vida existente na Terra.
Conceitos de taxonomia e sistemática como ciências da classificação dos seres vivos.
Principais divisões dos seres vivos.
Microbiota dos componentes água, ar e solo dos ecossistemas.
 Biodiversidade vegetal e importância da sua conservação nas regiões mediterrânica, eurosiberiana e macaronésia.
 Bioclimatologia e Fitogeografia.
    a) Bioclimas da Península Ibérica.
    b) Factores que condicionam a distribuição das plantas: (paleo)geológicos, edáficos, climáticos, antropogénicos.
    c) Principais bosques e matos autóctones.
Biodiversidade Animal. Descrição das principais características dos animais pertencentes aos diferentes Filos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Através do conhecimento da grande diversidade de seres vivos existentes no planeta, da sua complexidade, organização e distribuição pelos diferentes ecossistemas é possível obter uma perspectiva biológica, evolutiva e ecológica sobre a biodiversidade. Também, o conhecimento dos equilíbrios, relações, funções e atividades dos organismos permitirá avaliar a importância e valor da conservação da biodiversidade. Também se pretende que os estudantes adquiram algumas capacidades na identificação da biodiversidade e na identificação dos ecossistemas a que está associada.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas terão um cariz predominantemente teórico-prático, onde associado à transmissão de conhecimentos serão elaborados trabalhos de natureza mais prática, nomeadamente ao nível da identificação de organismos, com acompanhamento tutorial.
Avaliação
1 - Condições para admissão a exame final
Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.
2 - Condições de dispensa a exame final
- Os estudantes devem realizar 2 provas do tipo A (Relatórios) e 2 provas do tipo B (Provas escritas) com classificação superior a 8 valores.
- A classificação é resultado da seguinte ponderação: 50% provas tipo A + 50% provas tipo B
3 - Exame final
Consta da realização de uma prova escrita.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

 As metodologias de ensino associam uma componente mais teórica relacionada com a transmissão de conhecimentos (diversidade de seres vivos, sua organização, classificação e participação nos serviços dos ecossistemas), com uma componente mais prática que pretende dotar os estudantes de algumas competências ao nível da identificação de organismos e ecossistemas a que estão associados. Também se pretende que os estudantes elaborem relatórios sobre as atividades práticas e sobre temas prementes da conservação da biodiversidade. A componente tutorial desta unidade curricular tem por objetivo auxiliar e acompanhar os estudantes na realização destes diversos trabalhos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Aguiar, C. (2020a). Estrutura e Biologia das Plantas. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol. 1. Lisboa: INCM, 343pp.
Aguiar, C. (2021b). Sistemática das Plantas Vasculares. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol.3. Lisboa: INCM, 183pp.
Carapeto, A., Pereira, P., Porto, M. (2021). Guia da Flora de Portugal Continental. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol.6.Lisboa: INCM, 455pp.
Ferrão, J. E. (2020). As Plantas e a Alimentação Mundial. Edição Fundação Francisco Manuel dos Santos e do autor, 176pp
Hickman, Cleveland P., Jr., Keen, Susan L., Eisenhour, David J., Larson, Allan & l'Anson, Helen (2024). Integrated principles of zoology (19th ed.). New York: McGraw Hill
Madigan, M.T., Martinko, J.M., Stahl, D.A. & Clark, D.P. (2012). Brock Biology of Microorganisms. (13th ed.). London: Pearson, Boston, Mass.

Observações