Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1.Relacionar o tempo geológico com os acontecimentos geohistóricos.
2.Descrever as principais etapas da tabela cronostratigráfica.
3.Descrever os principais acontecimentos da Geohistória e da evolução da vida.
4.Relacionar os fósseis com os principais acontecimentos da Geohistória.
5.Identificar os principais tipos de minerais e de rochas.
6.Compreender o significado de geodiversidade e geoconservação.
7.Identificar áreas protegidas, geossítios e roteiros geológicos em Portugal.
8.Conhecer mecanismos e estratégias de gestão e valorização das áreas protegidas e dos geossítios.
9.Explicar causas, consequências, formas de prevenção e de remediação das mudanças ambientais e dos impactos antropogénicos sobre o ambiente.
10.Argumentar de forma científica, utilizando um discurso que evidencie um pensamento crítico e que contribua para a proteção e conservação da natureza e para a resolução de problemas ambientais do quotidiano
Conteúdos programáticos
Os grandes acontecimentos da história da Terra e da Vida
O tempo geológico e a tabela cronoestratigráfica. Geohistória e evolução da vida.
Os fósseis e a sua importância para a reconstituição da história da Terra
Os tipos de minerais, rochas e o ciclo das rochas
Património Geológico
Geodiversidade e Geoconservação. Geossítios e roteiros geológicos.
O valor científico, educativo e turístico dos geossítios.
Gestão sustentável de recursos e valorização do património geológico.
Ambiente e impactos antropogénicos
Mudanças ambientais na história da Terra.
Proteção e conservação da natureza.
Áreas protegidas e ordenamento do território.
Os impactos antropogénicos e a exploração sustentável dos recursos naturais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Todos os conteúdos
visam capacitar o estudante para mobilizar saberes sobre a preservação do
ambiente. A UC inicia-se pelo estudo dos grandes acontecimentos da história da
Terra e da Vida (CP1), para que o estudante seja capaz de relacionar o tempo
geológico com os acontecimentos geohistóricos (O1), conhecer a organização da
tabela cronostratigráfica (O2), descrever os principais acontecimentos da
Geohistória e da evolução da vida (O3) e o papel dos fósseis para a leitura da
Geohistória (O4) e identificar os principais tipos de minerais e de rochas
(O5). Segue-se a abordagem ao património geológico (CP2), para que o estudante
compreenda os seus conceitos estruturantes (O6), conheça os geossítios e
roteiros geológicos nacionais (O7) e o modo como devem ser valorizados e
geridos sustentavelmente (O8). Por fim, serão abordados conceitos essenciais
sobre o ambiente e temáticas que visam capacitar o estudante para compreender a
dinâmica dos impactos antropogénicos sobre o ambiente (O9, O10; CP3).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Nas aulas será privilegiada: a) a análise e discussão de evidências e de situações que permitam a aquisição de conhecimento científico; b) a observação de estruturas e processos geológicos e biológicos; c) a realização de trabalhos práticos (em laboratório e de campo) e o recurso às TIC para explorar fenómenos naturais diversos; d) a realização de trabalhos de pesquisa sobre os diferentes conteúdos; e) a realização de trabalhos de campo.
O regime de avaliação por frequência basear-se-á na:
a) participação ativa dos estudantes (10%);
b) realização de trabalhos individuais ou em grupo, teóricos, teórico-práticos ou práticos sobre diferentes temáticas (50%);
c) realização de testes ou outros elementos de avaliação escritos (40%).
Na modalidade de avaliação por exame, a classificação do aluno resulta exclusivamente da classificação obtida numa prova teórica.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As atividades letivas organizam-se em três blocos de conteúdos programáticos (CP1, CP2 e CP3):
CP1: Através de aulas TP serão explorados com os estudantes os grandes acontecimentos da história da Terra e da Vida (O1, O2, O3 e O4), através da análise e discussão de diferentes fontes de informação sobre o assunto.
CP2: Serão abordados os conceitos estruturantes do património geológico (O5), as áreas protegidas, os geossítios e os roteiros geológicos portugueses (O6), as mudanças ambientais na história da Terra, o ordenamento do território e a proteção e conservação da natureza (O8), com o recurso a aulas teóricas e à realização de trabalhos de pesquisa, pelos estudantes, sobre os diferentes conteúdos (O9). As restantes aulas serão complementadas com recurso às TIC, sobre a caracterização das áreas protegidas, geossítios e roteiros geológicos portugueses (O6) e o estudo do seu valor científico, educativo, turístico e cultural (O7).
CP3: As temáticas relacionadas com o ambiente e impactos antropogénicos, tais como a proteção e conservação da natureza, áreas protegidas e a exploração sustentada de recursos (O8) serão complementadas com a realização de trabalhos de pesquisa sobre os diferentes conteúdos e a respetiva apresentação, em diferentes suportes e em sala de aula, pelos estudantes. Nessas apresentações devem argumentar de forma científica, evidenciando um pensamento crítico que contribua para a resolução dos problemas ambientais do quotidiano (O9).
Os trabalhos práticos assumem uma importância primordial nesta UC. Serão realizadas atividades práticas laboratoriais de observação de estruturas geológicas ou de simulação de processos geológicos, dando-se especial relevo ao estudo dos diferentes tipos de rochas (O1), do ciclo das rochas (O2) e dos fósseis (O4), para que os estudantes compreendam a sua importância para a leitura da geohistória (O3). Serão, igualmente, realizadas atividades práticas que visam simular a influência do ser humano sobre o ambiente para os estudantes compreenderem as causas, consequências, formas de prevenção e de remediação dos impactos antropogénicos sobre o ambiente (O8).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bensusan, N. (2006). Conservação da Biodiversidade em áreas protegidas. Rio de Janeiro: Editora FGV.
Brilha, J., & Pereira, P. (2012). Geossítios a visitar em Portugal. Porto: Porto Editora.
Martins-Loução, M. A. (2011). A aventura da Terra. Um planeta em evolução. Lisboa: Esfera do Caos Editores.
National Research Council (2008). Origin and evolution of earth. Washington, D. C.: National Academies Press.
Pomerol, C., Lagabrielle, Y., Renard, M., & Guillot, S. (2013.). Princípios de Geologia (14.ª Ed.). Porto Alegre: Bookman.
UNESCO (2017). Education for Sustainable Development Goals -Learning Objectives. Paris:UNESCO.
Wimbledon, W.A.P., & Smith-Meyer, S. (Eds.) (2012). Geoheritage in Europe and its conservation. Uppsala: ProGEO.
Património Geológico em Portugal: http://geossitios.progeo.pt/
European Association for Conservation of Geological Heritage: http://www.progeo.se/