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Ecologia

Código: EATN07    Sigla: ECO
Área Científica: Ciências do Ambiente

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 30 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-1

Teórico-Práticas: 48,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
João André Evaristo de Matos Gago - ESA   2,13
João Manuel Rodrigues de Oliveira - ESA   1,87

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João André Evaristo de Matos Gago - ESA Responsável
João André Evaristo de Matos Gago - ESA Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências ao nível: da organização, composição, estrutura e diversidade de biocenoses e ecossistemas e da dinâmica e evolução das populações.

Conteúdos programáticos

1. Objetivos, princípios e conceitos de ecologia. 2. Influência do ambiente sobre os organismos. Adaptação e variabilidade dos organismos. 3. Organização e diversidade de comunidades e ecossistemas. 4. Dinâmica e demografia das populações: efetivo populacional, estrutura etária, distribuição espacial, crescimento populacional, estratégias r e k. Evolução das comunidades e sucessão ecológica. 5. Estudo da paisagem. Origem da paisagem. Estrutura e dinâmica. Análise das estruturas espaciais. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos desta UC pretendem fazer uma abordagem estruturada, rigorosa e atual sobre o funcionamento e estrutura dos ecossistemas e sobre a dinâmica das populações, e também sobre o efeito das atividades antropogénicas nos ecossistemas naturais.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologia
As aulas terão um cariz predominantemente teórico-prático, onde associado à transmissão de
conhecimentos serão elaborados trabalhos de natureza mais prática com acompanhamento tutorial.
Avaliação
1 - Condições para admissão a exame final
Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.
2 - Condições de dispensa a exame final
(1) Realização de uma prova escrita (PE); (2) Apresentação oral de um trabalho (AO); (3) Realização de
fichas de avaliação de conhecimentos durante as aulas (FA) (para efeitos de avaliação serão consideradas
as três fichas com melhor classificação; (4) obter uma classificação mínima de 8,0 (oito) valores em cada
uma das componentes de avaliação indicadas.
Classificação final = 50% PE + 25% AO + 25% FA.
3 - Exame final
Consta da realização de uma prova escrita.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Tendo em conta os objectivos propostos para esta UC, a metodologia de ensino aplicada irá permitir, através da exposição das temáticas abordadas, que os alunos adquiram conhecimentos sobre os principais aspectos da ciência ecológica e da sua aplicabilidade. De igual forma, esta UC pretende valorizar o desenvolvimento de capacidades de comunicação (oral e escrita) e trabalho em equipa através da elaboração de trabalhos de grupo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Burel, F. & Baudry, J., 2000. Ecologie du paysage. Concepts, méthodes et applications. Editions TEC & DOC.
Carrapeto, C., 2004. Fundamentos de Ecologia. Universidade Aberta.
Casetta, Elena, 2018. Biodiversidade: o que é e porque é importante. Gradiva.
Guimarães, J. M., 1986. Apontamentos de Entomologia Agrícola. Escola Superior Agrária Castelo Branco.
Molles Jr., M. C., 2005. Ecology ¿ Concepts and Applications. McGraw-Hill.
Moriarty, F., 1999. Ecotoxycology. The study of pollutants in ecosystems. Academic Press.
Oliveira, Santos J. F. 2005. Gestão Ambiental. Lidel ¿ Edições Técnicas, Ldª.
Pereira, H.M.L.F., 2009. Ecossistemas e bem-estar humano: avaliação para Portugal do Millennium Ecosystem Assessment. Escolar Editora.
Pité, M. T. & Avelar, T., 1996. Ecologia das populações e das comunidades. Uma abordagem evolutiva do estudo da biodiversidade. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Soares, A. & Cunha F., 2010. Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Verlag Dashöfer

Observações