Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Através desta unidade curricular (UC) pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
1) Conhecer aspetos essenciais no domínio da Geografia;
2) Identificar e analisar as características físicas do território e os respetivos riscos naturais;
3) Caracterizar e analisar a estrutura demográfica de uma população;
4) Analisar a evolução temporal de uma população;
5) Identificar os fatores que explicam a repartição da população num dado território;
6) Enumerar as potencialidades e limitações, sob o ponto de vista demográfico e socioeconómico, para o desenvolvimento da atividade turística;
7) Identificar possíveis impactes da atividade humana no território que afetem a qualidade de vida das populações;
8) Reconhecer o ecoturismo como uma alternativa económica sustentável.
Conteúdos programáticos
0. A Geografia como área científica - a sua articulação com outras áreas científicas
1- Características físicas do território
a) Morfologia
b) Climatologia
c) Hidrografia
d) Vegetação
e) Riscos naturais: tectónicos e magmáticos; climáticos, hidrológicos; geomorfológicos
2. População
a) A estrutura demográfica da população
b) Dinâmicas demográficas
c) Tendências de evolução demográfica a nível nacional e regional
3. População e território
a) Fatores de repartição espacial da população
b) Formas de povoamento e rede urbana a nível nacional e regional
c) Desenvolvimento socioeconómico: potencialidades e limitações
d) Territórios e atividades turísticas: condicionantes naturais, demográficas e socioeconómicas
4. População e Ambiente
a) Impactes demográficos e económicos sobre o território
b) Medidas de proteção ambiental e de salvaguarda da qualidade de vida das populações
c) Ecoturismo como exemplo de uma atividade económica sustentável.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O ponto 0 dos conteúdos procura dar resposta ao objetivo 1), sendo uma
delimitação da área específica da Geografia que irá ser aprofundada. O ponto 1
dos conteúdos satisfaz o objetivo 2), procurando identificar e analisar as
caraterísticas físicas do território e os respetivos riscos naturais. Os pontos
2 e 3 dos conteúdos vão de encontro aos objetivos 3), 4), 5) e 6), procurando
compreender a repartição espacial da população, as formas de povoamento e as
potencialidades e limitações para o desenvolvimento da atividade turística. O
ponto 4 dos conteúdos tem em consideração o objetivo 7), centrando-se nos
impactes da atividade humana no território. A alínea c) do ponto 4 dos
conteúdos procura satisfazer o objetivo 8) no reconhecimento do ecoturismo como
uma alternativa económica sustentável.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As aulas terão uma estrutura teórico-prática durante as quais serão contempladas exposições teóricas, sobre os temas em discussão, e desenvolvidos trabalhos práticos, individuais ou em grupos, que procurarão analisar dados e discutir situações concretas de alguns territórios nacionais. Para o desenvolvimento dos trabalhos, em sala de aula, serão utilizados textos, imagens, dados estatísticos e cartografias de várias escalas.
A avaliação será baseada num teste escrito individual (50%), num trabalho de grupo com exposição oral (40%) e na participação individual nas atividades letivas (10%).
Para aprovação na Unidade Curricular, em regime de avaliação contínua, o estudante necessitará de obter uma classificação mínima de 8 valores no teste escrito individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos procuram, fundamentalmente, levar os estudantes a conhecer,
identificar, caracterizar e analisar a estrutura e as dinâmicas demográficas, a
sua repartição espacial, as limitações e potencialidades às atividades
socioeconómicas das populações, nomeadamente no domínio do turismo, bem como os
seus impactes territoriais e os riscos naturais a que estão sujeitas.
Considerando a natureza destes objetivos, deverá existir uma complementaridade
entre as exposições teóricas, que pretendem apresentar os tópicos e levar os
estudantes ao questionamento, e os trabalhos práticos, dentro e fora da sala de
aula, que pretendem colocar os estudantes perante situações concretas,
utilizando dados de natureza diversa e apresentados sobre vários suportes.
Relativamente aos instrumentos de avaliação, o teste pretende avaliar,
fundamentalmente, o conhecimento específico, a capacidade de análise e a de
fundamentação, enquanto os trabalhos práticos procuram avaliar capacidades
específicas ao nível da recolha, tratamento e análise de dados, nomeadamente
estatísticos e cartográficos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
BRITO, RAQUEL SOEIRO (Coord. Científica) (2005) - Atlas de Portugal, Instituto Geográfico Português, Lisboa;
CUNHA, LICÍNIO(2003), Introdução ao Turismo. Lisboa: Verbo;
DAVEAU, S., (1995) - Portugal Geográfico, Ed. João Sá da Costa, Lisboa; GASPAR, JORGE (1991) - Portugal Moderno - Geografia, Enciclopédica Temática, Pomo, Lisboa;
LEMA, P.; REBELO, F (1997) - Geografia de Portugal. Meio Físico e Recursos Naturais, Universidade Aberta, Lisboa;
MEDEIROS, CARLOS ALBERTO (Direção) (2005) - Geografia de Portugal-Vols. 1, 2, 3, 4, Círculo de Leitores, Rio de Mouro;
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO, Introdução ao Turismo, Editora Roca, s/d;
SMALL, J.; WITHERIC, M., (1992) - Dicionário de Geografia, C. dos Leitores/Publicações D. Quixote, 1ª edição, Lisboa;
VIEIRA, JOÃO MARTINS (2007) - Planeamento e Ordenamento Territorial do Turismo. Editorial Verbo, Lisboa.