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Inglês Técnico

Código: EATN09    Sigla: IT
Área Científica: Humanidades

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Línguas e Literaturas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 27 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-1

Teórico-Práticas: 52,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ana Patrícia Antunes Fanha Rodrigues   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Patrícia Antunes Fanha Rodrigues Responsável
Maria Inês Almeida Cardoso Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Desenvolver a competência plurilingue.
2. Ampliar a consciência intercultural e aprofundar o conhecimento da relação língua/cultura.
3. Consolidar o nível B1 do QECRL e, de acordo com o nível proposto,
3.1. Compreender textos orais e escritos, de tipologia e suporte diversificados.
3.2. Fazer exposições orais presenciais, escritas e audiovisuais.
3.3. Participar em debates em múltiplos formatos e graus de formalidade.
4. Utilizar a competência plurilingue e a consciência intercultural aquando do confronto com situações correntes da região onde se fala a língua-alvo.
5. Conhecer e utilizar vocabulário da área do turismo e, mais especificamente, do ecoturismo.

Conteúdos programáticos

1. Conceitos do domínio da comunicação em língua/cultura estrangeira:
1.1. Plurilinguismo, Pluriculturalismo, Intercompreensão e Interculturalidade.
1.2. Língua materna, língua estrangeira, língua segunda.
1.3. Anglofonia.
2. Consolidação e desenvolvimento de conhecimentos funcionais, morfossintácticos e lexicais, de acordo com a tipologia de sequências discursivas desenvolvida por J.M. Adam.
3. Técnicas de comunicação adequadas ao público-alvo.
4. Léxico relacionado com a indústria turística, em particular vocabulário relacionado com o ecoturismo.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos de aprendizagem 1, 2 e 4 são concretizados através do conteúdo programático 1, em que o explorar de uma variedade de conceitos visa levar os alunos a refletir sobre aspetos chave no domínio das línguas/culturas estrangeiras, ampliando, assim, a sua competência plurilingue e consciência intercultural.
O objetivo de aprendizagem 3 é concretizado pelos conteúdos programáticos 2 e 3, uma vez que a consolidação de conhecimentos linguísticos, nomeadamente gramaticais e lexicais, conduz a uma melhor expressão oral e escrita da língua estrangeira.
O objetivo de aprendizagem 5 é concretizado através do conteúdo programático 4, com a exploração de vocabulário relacionado com a esfera de acção dos futuros profissionais.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologia:
O ensino será teórico-prático: a docente realiza o enquadramento concetual dos temas, orientando depois o trabalho individual e de pequeno grupo. A metodologia de ensino assenta em sequências didáticas que visam desencadear uma abordagem `aprender fazendo¿ por parte dos/as estudantes. Estratégias:
- Sistematização e exposição teórica pela docente.
- Questionários (escritos e orais) sobre estruturas e problemáticas da língua e da cultura estrangeira.
- Trabalho em grupo de análise e produção de textos orais, escritos e audiovisuais.
- Acompanhamento individualizado pela docente do trabalho individual e de pequeno grupo de análise e produção de textos.
Avaliação:
1. Assiduidade e participação (oral /escrita) individual nas aulas e na plataforma moodle (ou em outros suportes de trabalho colaborativo online) - 20%
2. Trabalho em grupo (componente escrita e oral) - 40%
Teste individual sobre os conteúdos programáticos - 40%


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A proposta de organização do trabalho pedagógico privilegia a participação ativa dos alunos na gestão das tarefas e atividades, como forma integradora do processo ensino-aprendizagem. O tratamento dos conteúdos explora um conjunto diversificado de textos adaptados às competências gerais e comunicativas mais diretamente relacionadas com a língua que se pretendem desenvolver em futuros profissionais. O trabalho em pequeno grupo estimula o colocar em comum dos conhecimentos sobre a língua estrangeira numa perspetiva plurilingue.
O processo de ensino-aprendizagem implicará, para além da realização de atividades de recolha, seleção e leitura de documentos (escritos, orais e audiovisuais), um trabalho de análise e produção textual do qual decorrerá um levantamento das dificuldades sentidas pelos alunos.
Esse facto levará a uma permanente reflexão sobre o funcionamento de aspetos discursivos, socioculturais e linguísticos específicos e sua sistematização, assim como à realização de exercícios gramaticais.
Simular-se-ão situações de comunicação relativas ao futuro desempenho profissional dos alunos que lhes permitirão desenvolver a compreensão e utilização dos processos de estruturação em discursos interacionais, orais e escritos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Biber, D., Conrad, S. & Leech, G. (2002) Longman Student Grammar of Spoken and Written English, Harlow: Longman.
Carter R. & McCarthy M. (2006), Cambridge Grammar of English: a Comprehensive Guide, Cambridge: Cambridge University Press.
Crystal, D. (2003) English as a Global Language, Cambridge: Cambridge University Press
Duckworth, Michael (2009). High Season: English for the Hotel and Tourist Industry. Oxford: Oxford University Press.
Fischer, Anton (2014). Sustainable Tourism: From mass tourism towards eco-tourism. Bern: Die Deutsche Bibliothek.
Harding, Keith (2003). Going International, English for Tourism. Oxford: Oxford University Press.
Hall, D. & Richards, G. (2003). Tourism and Sustainable Community Development. Routledge: London.
Hewings, M. (2005) English Vocabulary in Use, Advanced, Cambridge University Press.
Holden, Andrew, & David Fennell, eds. (2013). The Routledge handbook of tourism and the environment. Routledge Handbooks. New York: Routledge.
Jacob, Miriam & Strutt Peter (2003). English for International Tourism. Harlow: Longman.
Jones, Leo (2002). Welcome, English for the Travel and Tourism Industry. Cambridge: Cambridge University Press.
Jones, Leo & Alexander, Richard (2003). New International Business English. Cambridge: Cambridge University Press.
McCarthy, Michael & O¿Dell, Felicity (2001). English Vocabulary in Use (upper-intermediate). Cambridge: Cambridge University Press.
Murphy, Raymond (2012). English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press.
Mol, Hans (2008). English for Tourism and Hospitality in Higher Education Studies. Reading, UK: Garnet Publishing Ltd.
Oliveira, Luciano Amaral (2001). Inglês para estudantes de turismo. São Paulo: Roca.
Seymour, Mike (2012). Collins Hotel and Hospitality English. London: HarperCollins Publishers.
Wood, Neil (2003). Tourism and Catering. Oxford: Oxford University Press, 2003.
Weaver, David B., ed. (2001). The encyclopedia of ecotourism. Wallingford, UK: CABI.
Wyatt, Rawdonm (2007). Check Your English Vocabulary for Leisure, Travel and
Tourism: All You Need to Improve Your Vocabulary. London: A & C Black Publishers.
Dicionários: Inglês-Português; Português-Inglês; Inglês-Inglês

Observações