Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Através desta unidade curricular (UC) pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
O1. Clarificar quais os fenómenos que podem ser objeto de estudo estatístico, exemplificando-os com situações da vida real, salientando o papel relevante da Estatística na sua descrição.
O2. Explorar, analisar, interpretar e utilizar informação de natureza estatística.
O3. Selecionar e usar métodos estatísticos adequados à análise de dados.
O4. Conceber e realizar estudos que utilizam métodos de estatística descritiva de modo a interpretar e analisar os resultados formulando conjeturas a partir destes.
O5. Compreender a ideia intuitiva de correlação entre variáveis estatísticas e saber avaliar a correlação em situações concretas.
O6. Conhecer e compreender a noção de probabilidade de um acontecimento e o seu papel na interpretação de previsões baseadas na incerteza.
O7. Conhecer, compreender e utilizar conceitos básicos de probabilidades, incluindo distribuições de probabilidade.
O8. Conhecer conceitos fundamentais da Estatística Inferencial, em particular, referentes à Estimação e à Decisão Estatística.
O9. Utilizar a folha de cálculo EXCEL para organizar, representar, resumir e analisar dados estatísticos.
Conteúdos programáticos
CP1. Introdução
Breve apontamento sobre a natureza da Estatística
Conceitos básicos de Estatística Descritiva
Conceito de Investigação Estatística
CP2. Estatística descritiva
Organização de dados em tabelas e gráficos
Características Amostrais. Medidas de localização e de dispersão
Descrição de correlação
Utilização da folha de cálculo EXCEL num estudo estatístico
CP3. Probabilidades
Conceitos básicos de Probabilidade
Probabilidade Condicional e Independência
Distribuições de probabilidade
CP4. Introdução à Estatística Inferencial
Noções básicas de Amostragem
Inferência e Estimação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
CP1. visa a clarificação do papel da Estatística na descrição dos fenómenos que podem ser objeto de um estudo estatístico assim como a compreensão da distinção entre os dois ramos da Estatística (O1.).
Através de CP2. subjacente à Estatística Descritiva pretende-se atingir os objetivos O2., O3., O4. e O5.
O trabalho relativo a conceitos básicos de probabilidades e a abordagem à probabilidade condicional, independência dos acontecimentos, as leis de probabilidade e distribuições de probabilidade (CP3.) visam atingir os objetivos O6. e O7, sendo que este último tópico concorre igualmente para O8.
O estudo das relações entre uma população e as amostras dela extraídas, de como através do estudo das amostras se pode obter estimativas para parâmetros populacionais e de como podemos decidir se diferenças entre amostras de uma mesma população são significativas ou meramente casuais visam atingir o objetivo O8. A utilização da folha de cálculo EXCEL permitirá atingir o objetivo O9.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Introdução dos conceitos teóricos recorrendo a exemplos de aplicação, com exercícios direcionados, focando a resolução de problemas atuais e reais, com o objetivo de desenvolver o gosto e interesse pela disciplina e mostrar a sua utilidade.
É requerido trabalho autónomo para assimilação dos conceitos e resolução de exercícios, nomeadamente:
1. Aprofundamento, por parte dos alunos, dos tópicos apresentados pelo docente, recorrendo a sugestões de leitura e apontamentos de apoio disponibilizados na plataforma moodle;
2. Propostas de trabalho individual e participação nas propostas de trabalho da disciplina; 3. Trabalhos de exploração da estatística realizados em pequenos grupos.
Avaliação
Existem duas modalidades de avaliação:
Modalidade 1 - Avaliação Contínua
A Avaliação Contínua tem por base 3 componentes:
a) a participação dos/as estudantes nas
atividades propostas nomeadamente na realização de tarefas de trabalho
individual e colaborativo em sala de aula ou autonomamente, com nota mínima de 9 valores (20%);
b) a
elaboração, em grupo, de um trabalho de projeto, com nota mínima de 10 valores (30%);
c) a realização
de um teste individual escrito, com nota mínima de 9 valores (50%).
A nota mínima da Avaliação Contínua é de 10 valores.
Modalidade 2 - Exame Final O exame final consiste na realização de uma única prova teórico -prática.
As notas da avaliação contínua são válidas no corrente ano letivo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
De modo a atingir os objetivos ((1) a (3)) mencionados pretende-se proporcionar aos e às estudantes um espaço onde possam realizar e discutir tarefas que lhes permitam desenvolver o seu conhecimento relativo à Estatística, favorecendo e aprofundando a sua compreensão sobre o tema e contribuindo para uma atitude positiva face à recolha, organização e interpretação de dados assim como à realização de investigações estatísticas ((1) a (3)).
Uma vez que o contexto de formação fomentado nesta unidade curricular visa momentos de trabalho individual e em pequenos grupos, assim como momentos de discussão coletiva então tais situações de trabalho favorecerão a compreensão dos conteúdos programáticos, e, por conseguinte, dos objetivos definidos ((1) a (3)).
A realização e apresentação de um trabalho (3) envolvendo os conteúdos abordados contribui também para que os estudantes desenvolvam a capacidade de utilizar de forma integrada, saberes próprios sobre a Estatística, na realização de investigações estatísticas ((1) a (3)).
Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (60h) é distribuída da seguinte forma: estudo de bibliografia específica (25h); elaboração de trabalhos de grupo (20h); preparação de apresentações orais (5h); preparação de atividades práticas (10h);
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Levin, J. & Fox, J. (2004). Estatística para Ciências Humanas, 9.ª edição. São Paulo: Pentrice Hall.
Maxwell, N. (2004). Data Matters : Conceptual Statistics for a Random World. Emeryville, CA : Key College Publishing.
Quirk, T., Quirt, M. & Horton, H. (2016). Excel 2016 for Environmental Sciences Statistics. Swizerland : Springer
Ramos, M., & Barroso, M. (2001). Métodos quantitativos para as ciências sociais. Lisboa: Edições Sílabo.
Reis, E. (1996). Estatística Descritiva. Lisboa: Edições Sílabo.
Reis, E. et al (2001). Estatística aplicada, vol. I: probabilidades, variáveis aleatórias, distribuições teóricas. Lisboa: Edições Sílabo.
Reis, E. et al (2001). Estatística aplicada, vol. II. Lisboa: Edições Sílabo.
Spiegel, M. (1984). Estatística. Coleção Schaum. São Paulo : Editora McGraw-Hill