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Gestão e Marketing Ambiental

Código: EATN13    Sigla: GMA
Área Científica: Ciências Empresariais

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 24 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-2

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
José Manuel Oliveira Carvalho - ESA   1,07
Marta Isabel Gigante Barradas - ESA   1,07
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA   1,86

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA Responsável
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se capacitar os estudantes para o conhecimento e gestão dos principais descritores ambientais, como ferramenta de gestão e de marketing ambiental, em prol da valorização dos recursos do território, do bem-estar das populações e da preservação do ambiente. Serão analisados mercados, abordadas políticas de marketing, dotando os alunos das competências necessárias à tomada de decisão face a problemas reais que poderão surgir no seu contexto profissional. Pretende-se que:
- integrem as funções da gestão e do marketing no modelo de funcionamento das organizações;
- percecionem as características/comportamento dos utilizadores atuais e potenciais dos territórios,
- analisem a concorrência e compreendam a ligação entre competitividade, gestão e governação do território em que se inserem;
- aprendam a utilizar as ferramentas de marketing ambiental como apoio à promoção e difusão da inovação em prol do bem-estar das populações.

Conteúdos programáticos

Gestão: Conceitos fundamentais da gestão empresarial. Gestão empresarial vs Gestão ambiental. Estratégias de gestão ambiental nas organizações.
Marketing Ambiental: O conceito de marketing - enquadramento teórico. A análise do mercado. A escolha de um posicionamento. Planeamento estratégico e operacional de marketing. Do marketing tradicional ao marketing ambiental. A integração do marketing ambiental nas organizações - agentes públicos e privados. Marketing ambiental vs Marketing territorial vs Marketing Social. A gestão e o marketing ambiental como instrumento de desenvolvimento. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O conteúdo programático foi estruturado de acordo com os objetivos da u.c., com uma 1ª parte que visa expor definições de gestão e de marketing, a sua evolução e as filosofias de gestão que lhe são subjacentes, para que o aluno construa o seu quadro conceptual. Pretende-se uma adequada articulação e integração de atuações, pelo que o conteúdo programático prevê dar a conhecer a forma como se perceciona e como se carateriza o comportamento dos utilizadores do território e as suas intervenções com consequências ambientais. Os estudantes apreendem ferramentas e desenvolvem aptidões que os capacitam para a tomada de decisões entre diversos cenários e modelos de desenvolvimento. Os estudos de mercado são apresentados de forma a permitir que os alunos concebam e apliquem um guião de inquérito e interpretem os seus resultados, para que proponham estratégias, discutam as suas vantagens e inconvenientes e optem pelas ações que melhor operacionalizam as políticas de marketing para construir e dinamizar programas de educação ambiental ou de turismo de natureza.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia utilizada segue o regime presencial em sala onde se procura interligar o método expositivo, com o diálogo e a participação dos estudantes, nomeadamente, com a discussão crítica de diversos exemplos de estratégias e ações de marketing. 
A avaliação consta de duas provas escritas (P1 e P2) e um trabalho (T). A dispensa de exame final carece da obtenção de média igual ou superior a 10 valores no conjunto das provas escritas e do trabalho, com um mínimo de oito valores em cada uma das provas escritas e classificação do trabalho igual ou superior a 10 valores. O trabalho é obrigatoriamente objeto de apresentação escrita e oral.
A classificação resulta de:  P1*0,3+P2*0,4+30% T

Admissão a exame final:
- Classificação de exame final:
Exame final: uma prova escrita (70% + classificação do trabalho realizado no semestre (30%)
ou Exame final: uma prova escrita (100%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino que se pretendem adotar respondem à definição dos objetivos expressos e à tipologia teórico-prática da u.c.. Assim, para a aquisição dos conceitos teóricos fundamentais considera-se que o mais adequado é o método expositivo, o que não implica que o estudante não tenha que participar na identificação dos conceitos a utilizar na execução do seu trabalho de grupo. Se para os conceitos estruturantes de gestão e de marketing e respetivas funções não se esgotam as metodologias expositivas, para que os estudantes dominem também as políticas operacionais juntam-se outras metodologias, o que permite a aquisição de competências para analisar, compreender e decidir entre as melhores alternativas para as variáveis produto/serviço, preço, comunicação e distribuição. Acresce ainda a existência de linhas orientadoras e suporte bibliográfico específico que é disponibilizado pelo docente na forma de acompanhamento tutorial para a realização dos desafios lançados em aula ou num contexto profissional.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

de Baynast, A.; ...; Dionísio, P. & Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 anos: O Marketing na era digital (17ª ed.). Dom Quixote.

Teixeira, S. (2013). Gestão das organizações (3ª ed.). Escolar Ed

Observações