• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > EATN16
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Animação Sociocultural e Turística

Código: EATN16    Sigla: AST
Área Científica: Serviços Pessoais

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://apmgaleriavirtual.wordpress.com/
Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 25 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-2

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes   3,30
Jose Manuel Basto Soares   0,70

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Responsável
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro Coordenação Científica
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira Coordenação Científica
Luis Aristides Ramalhete Vidigal Coordenação Científica
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1. Conhecer os fundamentos da animação sociocultural, assim como métodos e técnicas de diversas modalidades e áreas de intervenção;

O2. Conhecer diferentes contextos da animação sociocultural aplicada ao turismo e ao ecoturismo;

O3. Saber pesquisar e desenvolver informação sobre conteúdos de um programa de animação turística;

O4. Saber usar ferramentas teórico-práticas em desenho e desenvolvimento de projetos de animação sociocultural e turística presencialmente e/ou a distância;

O5. Panificar, implementar e avaliar programas turísticos adequados a diferentes públicos-alvo, que valorizem património e culturas vivas das comunidades residentes;

O6. Conhecer e aplicar dinâmicas de grupo facilitadoras da interação e relação entre indivíduos e grupos, assim como promotoras da sua participação nas atividades de animação e/ou ciberanim@ção.


Conteúdos programáticos

CP.1 A animação sociocultural, tempos livres e lazer;

CP.2 Paradigmas tecnológico, interpretativo, dialético e novos paradigmas da animação sociocultural;

CP.3 As modalidades da animação (cultural, social e educativa) e áreas específicas de intervenção;

CP.4 Estrutura básica de procedimento em ASC e introdução às metodologias de investigação para diagnóstico; de intervenção (planeamento estratégico, lançamento e acompanhamento da ação); de investigação para avaliação;

CP.5 Metodologia de Projeto e Metodologia Participativa;

CP. 6 Jogos, atividades de comunicação e quebra-gelo;

 

CP. 7 Animação Turística: conceção da experiência turística, mercados e procura turística, pacotes turísticos;

 

CP. 8 Turismo rural, animação turística em áreas protegidas e desenvolvimento local;

 

CP. 9 Programas e projetos de animação turística.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos de aprendizagem estão declinados de forma transversal nos conteúdos propostos. Estes visam, essencialmente, proporcionar aos/às estudantes um espaço de prática e (auto) reflexão crítica sobre a animação sociocultural e turística, em contextos e com públicos diversificados, assim contribuindo para o desenvolvimento e consolidação de competências essenciais ao seu futuro profissional enquanto educadores/as e guias ambientais, capazes de criar sinergias comunicacionais e inter-relacionais entre pessoas e grupos. Procura-se que os/as estudantes consolidem, por via da sua aplicabilidade prática, conhecimentos em desenho e desenvolvimento de projetos, através da planificação implementação e avaliação de um projeto de numa instituição da comunidade local. (Ver ficha programa mais desenvolvida no Moodle).


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologia de ensino teórico-prática, métodos ativos e centrados nas/os estudantes. Exposição sistematizada, questionamento e discussão dos conteúdos, experimentação de métodos e técnicas na sala de aula, aplicação de aprendizagens através da planificação, implementação e avaliação de atividades no âmbito de projetos de animação e ciberanim@ção. Avaliação por frequência: prova escrita individual (30%); Trabalho de grupo (40%); Participação ativa nas aulas e em projetos de ASC (30%). Exame: provas escrita (60%) e oral (40%). Carga média trabalho autónomo:  Pesquisa, leitura e análise de informação (24h); Trabalho grupo e participação em projetos (25h); Estudo para teste escrito (10h). 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular é de cariz teórico-prático. Os objetivos de aprendizagem pressupõem a consolidação de competências prévias adquiridas ao longo do percurso académico, bem como o contacto com novas perspetivas teóricas e práticas, proporcionadas, por exemplo, pela apresentação e análise crítica de projetos e atividades de animação sociocultural e turística já implementados, mas também através da leitura e discussão coletiva e/ou em pequenos grupos de leituras fundamentais neste âmbito.

Numa abordagem que privilegia o trabalho autónomo dos/das estudantes, os conteúdos de natureza mais teórica são trabalhados preferencialmente através da leitura de documentos escritos e audiovisuais, seguida de exercícios de debate, bem como através da produção de contributos escritos (individuais ou em pequeno grupo), que pressupõem o acompanhamento por parte dos/das estudantes das sugestões de leitura efetuadas ao longo do semestre. 

O desenvolvimento de competências crítico-reflexivas e de ferramentas de aplicação prática no âmbito da animação sociocultural e turística impõem outras metodologias de cariz mais prático e «hands on». Assim, propõe-se que os/as estudantes pesquisem e apliquem, em espaço de sala de aula e em contextos da comunidade local, jogos e atividades de educação não formal, e as explorem e analisem criticamente.


Adicionalmente, a planificação, implementação e avaliação de um projeto de turma proporcionará aos/às estudantes espaços e tempos (letivos e não letivos) de exercício e teste de competências desenvolvidas ao longo do semestre, ao transferir para contextos de intervenção real, com todas as questões e dificuldades inerentes à animação sociocultural e turística.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

 CEMBRANOS, F.; MONTESINOS, D. H. e BUSTELO, M.  (2005). La animación sociocultural: una propuesta metodológica. Madrid: Editorial Popular, 12.ª ed., 2005.

CONSELHO DA EUROPA. (2004, 2010) T-Kits Mochilas Pedagógicas. Estrasburgo: Conselho da Europa e Comissão Europeia

LABOLLITA, M.; CONRAD, M; FARRÉ, M. (2005) Animación en el âmbito turístico. Madrid : Ediciones Pira¿mide.

PEREIRA, José; LOPES, Marcelino; MALTEZ, Marina. (2014) Animação Sociocultural. Turismo, Património, Cultura e Desenvolvimento Local. Chaves: Intervenção.

PEREIRA, Orlindo; GONÇALVES, Pedro; DIAS, Francisco (2012). Manual de Animação Turística e Cultural. S.l.: Média XXI

PERES, Américo; LOPES, Marcelino (Coords.) (2009). Animação turística. 1.ª Edição. Chaves: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (ver outra bibliografia no Moodle).

Viché, M. (2014). Ciberanimaç@o. www.marioviche.es, Valência : MVG

Observações