Código: | EATN16 | Sigla: | AST | |
Área Científica: | Serviços Pessoais |
Página Web: | https://apmgaleriavirtual.wordpress.com/ |
Área de Ensino: | Ciências Sociais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LEATN | 25 | Despacho nº 5883/2023 | 2º | 5 | ||
Despacho nº 8075/2016 | 2º | 5 | 60 | 125 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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O1. Conhecer os fundamentos da animação sociocultural, assim como métodos e técnicas de diversas modalidades e áreas de intervenção;
O2. Conhecer diferentes contextos da animação sociocultural aplicada ao turismo e ao ecoturismo;
O3. Saber pesquisar e desenvolver informação sobre conteúdos de um programa de animação turística;
O4. Saber usar ferramentas teórico-práticas em desenho e desenvolvimento de projetos de animação sociocultural e turística presencialmente e/ou a distância;
O5. Panificar, implementar e avaliar programas turísticos adequados a diferentes públicos-alvo, que valorizem património e culturas vivas das comunidades residentes;
O6. Conhecer e aplicar dinâmicas de grupo facilitadoras da interação e relação entre indivíduos e grupos, assim como promotoras da sua participação nas atividades de animação e/ou ciberanim@ção.
CP.1 A animação sociocultural, tempos livres e lazer;
CP.2 Paradigmas tecnológico, interpretativo, dialético e novos paradigmas da animação sociocultural;
CP.3 As modalidades da animação (cultural, social e educativa) e áreas específicas de intervenção;
CP.4 Estrutura básica de procedimento em ASC e introdução às metodologias de investigação para diagnóstico; de intervenção (planeamento estratégico, lançamento e acompanhamento da ação); de investigação para avaliação;
CP.5 Metodologia de Projeto e Metodologia Participativa;
CP. 6 Jogos, atividades de comunicação e quebra-gelo;
CP. 7 Animação Turística: conceção da experiência turística, mercados e procura turística, pacotes turísticos;
CP. 8 Turismo rural, animação turística em áreas protegidas e desenvolvimento local;
CP. 9 Programas e projetos de animação turística.
Os objetivos de aprendizagem estão declinados de forma transversal nos conteúdos propostos. Estes visam, essencialmente, proporcionar aos/às estudantes um espaço de prática e (auto) reflexão crítica sobre a animação sociocultural e turística, em contextos e com públicos diversificados, assim contribuindo para o desenvolvimento e consolidação de competências essenciais ao seu futuro profissional enquanto educadores/as e guias ambientais, capazes de criar sinergias comunicacionais e inter-relacionais entre pessoas e grupos. Procura-se que os/as estudantes consolidem, por via da sua aplicabilidade prática, conhecimentos em desenho e desenvolvimento de projetos, através da planificação implementação e avaliação de um projeto de numa instituição da comunidade local. (Ver ficha programa mais desenvolvida no Moodle).
Metodologia de ensino teórico-prática,
métodos ativos e centrados nas/os estudantes. Exposição sistematizada, questionamento
e discussão dos conteúdos, experimentação de métodos e técnicas na sala de
aula, aplicação de aprendizagens através da planificação, implementação e
avaliação de atividades no âmbito de projetos de animação e ciberanim@ção. Avaliação por frequência:
prova escrita individual (30%); Trabalho de grupo (40%); Participação ativa nas
aulas e em projetos de ASC (30%). Exame: provas escrita (60%) e oral (40%). Carga média trabalho autónomo: Pesquisa, leitura e
análise de informação (24h); Trabalho grupo e participação em projetos (25h);
Estudo para teste escrito (10h).
A unidade curricular é de cariz teórico-prático. Os objetivos de aprendizagem pressupõem a consolidação de competências prévias adquiridas ao longo do percurso académico, bem como o contacto com novas perspetivas teóricas e práticas, proporcionadas, por exemplo, pela apresentação e análise crítica de projetos e atividades de animação sociocultural e turística já implementados, mas também através da leitura e discussão coletiva e/ou em pequenos grupos de leituras fundamentais neste âmbito.
Numa abordagem que privilegia o trabalho autónomo
dos/das estudantes, os conteúdos de natureza mais teórica são trabalhados
preferencialmente através da leitura de documentos escritos e audiovisuais,
seguida de exercícios de debate, bem como através da produção de contributos
escritos (individuais ou em pequeno grupo), que pressupõem o acompanhamento por
parte dos/das estudantes das sugestões de leitura efetuadas ao longo do
semestre.
O desenvolvimento de competências crítico-reflexivas e de ferramentas de aplicação prática no âmbito da animação sociocultural e turística impõem outras metodologias de cariz mais prático e «hands on». Assim, propõe-se que os/as estudantes pesquisem e apliquem, em espaço de sala de aula e em contextos da comunidade local, jogos e atividades de educação não formal, e as explorem e analisem criticamente.
Adicionalmente, a planificação, implementação e
avaliação de um projeto de turma proporcionará aos/às estudantes espaços e
tempos (letivos e não letivos) de exercício e teste de competências
desenvolvidas ao longo do semestre, ao transferir para contextos de intervenção
real, com todas as questões e dificuldades inerentes à animação sociocultural e
turística.
CEMBRANOS, F.; MONTESINOS, D. H. e BUSTELO, M. (2005). La animación sociocultural: una propuesta metodológica. Madrid: Editorial Popular, 12.ª ed., 2005.
CONSELHO DA EUROPA. (2004, 2010) T-Kits Mochilas Pedagógicas. Estrasburgo: Conselho da Europa e Comissão Europeia
LABOLLITA, M.; CONRAD, M; FARRÉ, M. (2005) Animación en el âmbito turístico. Madrid : Ediciones Pira¿mide.
PEREIRA, José; LOPES, Marcelino; MALTEZ, Marina. (2014) Animação Sociocultural. Turismo, Património, Cultura e Desenvolvimento Local. Chaves: Intervenção.
PEREIRA, Orlindo; GONÇALVES, Pedro; DIAS, Francisco (2012). Manual de Animação Turística e Cultural. S.l.: Média XXI
PERES, Américo; LOPES, Marcelino (Coords.) (2009). Animação turística. 1.ª Edição. Chaves: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia (ver outra bibliografia no Moodle).
Viché, M. (2014). Ciberanimaç@o. www.marioviche.es, Valência : MVG