Código: | EATN17 | Sigla: | AS | |
Área Científica: | Formação de Prof's/formadores e C Ed |
Página Web: | https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2160 |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LEATN | 23 | Despacho nº 5883/2023 | 2º | 5 | ||
Despacho nº 8075/2016 | 2º | 5 | 60 | 125 |
Teórico-Práticas: | 40,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Através desta unidade curricular (UC) pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
CP1. Conceitos, objectivos e contextos relacionados com o ambiente CP1.1-Conceitos Básicos Ambiente, Ecologia, Biosfera, Antropoceno, Sustentabilidade CP1.2-Mudanças Estruturais e Ecologia Social CP1.3- O ambiente como sistema: a visão sistémica; os paradigmas ambientalistas CP1.4-Educação Ambiental em Portugal: principais marcos históricos e realizações CP2. O Homem como agente de mudanças ambientais CP2.1-Relações Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente CP2.2-Poluição do solo, do ar e da água CP2.3-Alterações climáticas e desflorestação CP2.4-Ecossistemas urbanos e valorização dos resíduos CP2.5-O consumo excessivo de recursos e a problemática energética CP2.6-Perda de biodiversidade e sua conservação CP2.7-Escalada demográfica CP2.8-Conhecimentos, percepções e comportamentos relativamente ao ambiente CP2.9-Educação para o Desenvolvimento Sustentável: uma mudança de paradigma.
Todos os conteúdos programáticos visam fornecer um conjunto integrado de conhecimentos fundamentais sobre ambiente e os princípios da Educação Ambiental que conduzam o estudante a uma compreensão e resolução de problemas sócio-ambientais locais/globais. Para tal, será explorada a influência dos impactos antropogénicos sobre os ecossistemas, nomeadamente através da exploração do desenvolvimento científico e das suas eventuais implicações sociais, económicas, políticas, ambientais e éticas, dos tipos de poluição, das alterações climáticas e da desflorestação, dos efeitos ambientais dos ecossistemas urbanos e da valorização dos resíduos, do consumo excessivo de recursos e as energias renováveis, da perda da biodiversidade e estratégias para a sua conservação e da pressão ecológica causada pela escalada demográfica. Os vários conteúdos concorrem para tornar o estudante um agente ativo na sociedade para conceber projetos que visem a resolução de problemas ambientais.
Nas sessões será privilegiada a diversificação de atividades, que serão contextualizadas em função dos conhecimentos, da motivação e da experiência dos estudantes, e da componente teórica desenvolvida. A avaliação contínua basear-se-á na: a) participação ativa dos estudantes nas atividades propostas em sala de aula e na plataforma Moodle (20%); b) realização de um teste escrito (40%); d) elaboração e apresentação de um projeto (40%).
A adopção de metodologias activas de ensino, envolvendo os estudantes em processos de investigação-acção, autónoma ou orientada, individual ou em grupo, concorre para a que aprofundem o conhecimento científico e as competências necessárias para a compreensão e resolução de problemas sócio-ambientais locais/globais (O1). Para tal, ao longo das aulas serão proporcionados diversos momentos de análise de textos devidamente seleccionados, de modo a fomentar a discussão em actividades individuais ou de grupo. Será dinamizada a discussão de casos concretos, em que a relação entre o ambiente e a sociedade seja conspícua, de modo a que desenvolvam e aprofundem valores de preservação do meio ambiente de forma a implementarem acções mais sustentadas na sua comunidade (O2 e O3). Nesse sentido, o uso de metodologias de ensino que privilegiam a análise crítica de investigação realizada nesta área serão fundamentais para o cumprimento de todos os objectivos desta unidade curricular (O1, O2, O3, e O4). Pretende-se, ainda, proporcionar momentos de ensino diversificados, de modo a capacitar os estudantes para a concepção, gestão e implementação de actividades promotores de valores da cidadania, no âmbito da preservação do ambiente (O4).
Almeida, A. (2007). Educação Ambiental ¿ A importância da dimensão ética. Lisboa: Livros Horizonte. Bookchin, Murray (1989). Remaking Society. Montreal, Canada: Black Rose Books. Bookchin, Murray (1990). Philosophy of Social Ecology: Essays on Dialectical Naturalism. Boucherville: Black Rose Books. Carapeto, C.(coord.); Alves, F. & Caeiro, S. (1998). Educação Ambiental. Lisboa: Universidade Aberta. Gaudiano, E. (2007). Educação Ambiental. Lisboa: Instituto Piaget. Gore, A. (2009). A Nossa Escolha. Um Plano para Resolver a Crise Climática. Lisboa: Esfera do Caos Editores. Goudie, A. S. (2006).The Human Impact on the Natural Environment: Past, Present, and Future (6.ª Ed). Malden: Blackwell Publishing. Lima, A. V. (2006). Os portugueses e o ambiente. Viver a natureza, pensar o desenvolvimento. Lisboa: ISCTE/ICS-UL. Rogers, E. & Kostigen, T. (2007). O livro verde ¿ O guia do dia-a-dia para salvar o planeta. Cruz Quebrada: Estrela Polar.
As aulas serão asseguradas presencialmente sempre que isso seja possível. No caso de o não ser, será utilizada a plaforma Moodle da ESE.
O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:
- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;
- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;
- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.