Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Através desta unidade curricular (UC) pretende-se que os estudantes sejam capazes de: O1. Identificar impactes da atividade turística a nível ecológico O2. Reconhecer a importância da atividade turística como veículo de promoção ambiental O3. Compreender a emergência do conceito de Ecoturismo O4. Conhecer espaços e atividades ligados ao Ecoturismo O5. Compreender a importância das comunidades para o conceito de Ecoturismo O6. Selecionar e conceber recursos para a concretização de práticas de Ecoturismo O7. Planificar projetos de Ecoturismo
Conteúdos programáticos
CP1. Conceitos, objetivos e contextos relacionados com o turismo CP1.1. Conceitos e elementos fundamentais da atividade turística CP1.2. Evolução histórica do fenómeno turístico CP1.3. Classificações do turismo CP1.4. Turismo nacional e internacional
CP2. Turismo e ambiente CP2.1. Impactes ecológicos do turismo CP2.2. Potencialidades dos recursos naturais e culturais para o turismo CP2.3. Turismo e educação ambiental CP2.4. Turismo Sustentável: mudança de paradigma CP2.5. A evolução do conceito de Ecoturismo CP2.6. Princípios orientadores do conceito de Ecoturismo CP2.7. Espaços onde se desenvolve o Ecoturismo e atividades ligadas ao Ecoturismo CP2.8. O Ecoturismo: impactes ecológicos positivos e negativos CP2.9. O papel das comunidades para o êxito do Ecoturismo CP2.10. Ecoturismo global: exemplos de sucesso e insucesso
CP3. Projetos de Ecoturismo CP3.1. Análise de práticas de Ecoturismo CP3.2. Planificação de projetos turísticos relacionados com a preservação do património natural e cultural
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Abordar-se-ão os aspetos da atividade turística (CP1) e as suas implicações (CP2). Para compreender a importância do turismo (O2) e o conceito de Ecoturismo (O3), conhecer-se-ão os elementos fundamentais da atividade turística (CP1.1), a sua evolução (CP1.2), as classificações do turismo (CP1.3) e o turismo nacional e internacional (CP1.4). Visando a compreensão da emergência de um novo paradigma (O3) será explorada a relação entre o turismo e ambiente (CP2.1; CP2.2; CP2.3; CP2.4; CP2.5; CP2.6). Serão analisados os espaços e atividades ligadas ao Ecoturismo (CP2.7) para os dar a conhecer (O4), e também para compreender a importância das comunidades para o conceito de Ecoturismo (O5), através da discussão dos impactes ecológicos (CP2.8), do papel das comunidades para o êxito do Ecoturismo (CP2.9) e de exemplos (CP2.10). A análise e planificação de práticas de Ecoturismo (CP3) visa promover a capacidade de selecionar recursos, planificar e avaliar projetos de Ecoturismo (O6 e O7).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ao longo das aulas serão privilegiadas a análise de textos selecionados para discussão, a pesquisa em fontes de informação diversificadas para aprofundamento dos conteúdos, e a seleção de recursos e planificação de projetos.
A avaliação basear-se-á na: - participação ativa dos estudantes nas atividades propostas em sala de aula (20%); - realização de dois testes escritos 40%); - elaboração e apresentação de um projeto de Ecoturismo (40%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O envolvimento dos estudantes em metodologias ativas de ensino visa o
aprofundamento do conhecimento científico e das competências necessárias para a
compreensão dos impactes da atividade turística a nível ecológico (O1), da
importância da atividade turística como veículo de promoção ambiental (O2) e da
emergência do conceito de ecoturismo (O3). Para o efeito, ao longo das aulas
serão proporcionados diversos momentos de análise de textos devidamente
selecionados, de modo a fomentar a discussão em atividades individuais ou de
grupo. Será dinamizada a discussão de casos concretos, com enfoque na relação entre
o turismo e o ambiente (O1, O2 e O3), na avaliação crítica de espaços e
atividades ligadas ao ecoturismo (O4) e na discussão em torno da importância do
papel das comunidades (O5).Pretende-se, ainda, proporcionar momentos de ensino
diversificados, de modo a capacitar os estudantes para a seleção de recursos
(O6) e a conceção de projetos de ecoturismo (O7).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Almeida, I. D., & Abranja, N. A. (2009). Turismo e Sustentabilidade. COGITUR ¿ Journal of tourism studies, 2(2), 15-31.
Cunha, L. (2003). Introdução ao Turismo. Lisboa: Editorial Verbo.
Fennell, D. (2003). Ecotourism, an introduction (2.ª ed.). New York: Routledge, Ltd.
Honey, M., (2008). Ecotourism and Sustainable Development: Who Owns Paradise? (2.ª ed.). Washington: Island Press.
Lima, S. & Careto, H. (2007). Turismo e Desenvolvimento Sustentável. vols. 1 e 2. GEOTA.
Page, S., & Dowling, R. (2002). Ecotourism (Themes in Tourism). New Jersey: Prentice Hall.
Pellegrini Filho, A. (2001). Ecologia, cultura e turismo. São Paulo: Papirus.
Schlindwein, M.N.(2009). Fundamentos de ecologia para o turismo: introdução aos conceitos básicos em ecologia voltados ao planejamento de atividades turísticas sustentáveis. São Carlos: EdUFSCAR.
Observações
O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:
- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;
- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;
- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.