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Atividades de Desporto de Natureza e Turismo Ativo

Código: EATN24    Sigla: ADNTA
Área Científica: Serviços Pessoais

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 23 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-2

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,67
Teórico-Práticas: 3,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,67
Carlos Oliveira Silvério - ESD   0,53
Paulo Filipe da Rosa - ESD   0,13
Teórico-Práticas Totais 1 3,33
Carlos Oliveira Silvério - ESD   3,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carlos Oliveira Silvério - ESD Responsável
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Proporcionar experiências de prática de atividades de desporto de natureza em diferentes contextos físicos

Desenvolver nos alunos competências básicas, de iniciação à prática acompanhada destes desportos
Proporcionar conhecimento acerca dos princípios motores básicos associados ás diferentes atividades
Proporcionar conhecimento inicial acerca dos procedimentos gerais de segurança associados a cada modalidade desportiva
Promover aculturação desportiva nas diferentes práticas abordadas
Proporcionar a reflexão sobre o potencial turístico de programas de incluam estas atividades

Conteúdos programáticos

Desporto de natureza:

Enquadramento concetual
Os benefícios da prática
O desenvolvimento do desporto de natureza na sociedade
O desporto de natureza e turismo

As atividades de Desporto de Natureza (escalada, canoagem, multiatividades, surf e SUP):
Enquadramento e história
Características do contexto natural
Equipamentos e materiais
Princípios motores
Normas de segurança
Princípios gerais do planeamento e enquadramento

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Considerando os objetivos da UC, foram definidos os conteúdos que pretendem transmitir informações básicas acerca dos equipamentos, técnicas e regras básicas de segurança como base para a condução responsável deste tipo de atividades.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


Avaliação contínua:
O aluno terá de obter o mínimo de 10 (dez) valores nos seguintes parâmetros de avaliação: 
  • Avaliação prática - Trabalhos de grupo (Planeamento, organização e monitorização de atividades) - 40%
  • Avaliação Teórica - Teste(s) escrito(s) individual) - 30%
  • Atitudes - Disponibilidade, responsabilidade, comportamento - 30%

Épocas normal e de recurso:
O aluno terá de obter o mínimo de 10 (dez) valores nos seguintes parâmetros de avaliação: 
  • Prova escrita: 60%
  • Prova oral: 40%


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Foram definidas metodologias de ensino que incidem sobre um cariz mais prático, buscando sempre a autonomia do aluno e que permitam assimilar os conteúdos programáticos definidos e alcançar os objetivos da UC.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Abbott, R.&Baker,M. (1980). Start Surfing. Editorial Presença.

Baler,T. (2007). Aprenda Surf. Dorling Kindersley Benett.
Bentley, TA (2008). Decade of injury monitoring in the New Zealand adventure tourism
Conway,J. (1988). Surfing. Salamander Books Ltd.
Hepp, T. (1997). La Esclada Deportiva, un libro didáctivo de teoria y prática. Editorial Paidotribo, Barcelona.
Jackon,E. (1999) Kayaking with Eric Jackson. Whitewater Paddling, Strokes & Concepts, Mechanicsburg, Stackpole Books
Manual do Curso de Treinadores de Surf e Bodyboard - Federação portuguesa de surf
Marcus,B. (2008). Extreme Surf. Pavilion