Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Proporcionar experiências de prática de atividades de desporto de natureza em diferentes contextos físicos
Desenvolver nos alunos competências básicas, de iniciação à prática acompanhada destes desportos
Proporcionar conhecimento acerca dos princípios motores básicos associados ás diferentes atividades
Proporcionar conhecimento inicial acerca dos procedimentos gerais de segurança associados a cada modalidade desportiva
Promover aculturação desportiva nas diferentes práticas abordadas
Proporcionar a reflexão sobre o potencial turístico de programas de incluam estas atividades
Conteúdos programáticos
Desporto de natureza:
Enquadramento concetual
Os benefícios da prática
O desenvolvimento do desporto de natureza na sociedade
O desporto de natureza e turismo
As atividades de Desporto de Natureza (escalada, canoagem, multiatividades, surf e SUP):
Enquadramento e história
Características do contexto natural
Equipamentos e materiais
Princípios motores
Normas de segurança
Princípios gerais do planeamento e enquadramento
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando os objetivos da UC, foram definidos os conteúdos que
pretendem transmitir informações básicas acerca dos equipamentos, técnicas e
regras básicas de segurança como base para a condução responsável deste tipo de
atividades.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Avaliação contínua:
O aluno terá de obter o mínimo de 10 (dez) valores nos seguintes parâmetros de avaliação:
Avaliação prática - Trabalhos de grupo (Planeamento, organização e monitorização de atividades) - 40%
O aluno terá de obter o mínimo de 10 (dez) valores nos seguintes parâmetros de avaliação:
Prova escrita: 60%
Prova oral: 40%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Foram definidas metodologias de ensino que incidem sobre um cariz mais prático, buscando sempre a autonomia do aluno e que permitam assimilar os conteúdos programáticos definidos e alcançar os objetivos da UC.