Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de: O1. Adquirir competências socialmente relevantes, no âmbito de uma cidadania ativa e responsável; O2. Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidades de compreensão relativos a conteúdos e práticas de Educação Ambiental em contextos de educação formal e não formal; O3. Adquirir conhecimentos pedagógicos e didáticos para conceber atividades na área da educação ambiental; O4. Conhecer, conceber e avaliar recursos em educação ambiental; O5. Planificar, implementar e avaliar atividades de educação ambiental para diferentes públicos-alvo.
Conteúdos programáticos
CP1. A Educação Ambiental e os Valores de Cidadania para o Desenvolvimento Sustentável CP1.1 Educação Ambiental formal e não formal CP1.2 O papel das associações, autarquias e das organizações para a educação em ambientes naturais e atividades de lazer CP1.3 Valores de cidadania ativa e responsável ¿ promoção de atitudes e valores nos grupos-alvo CP2. Metodologias e abordagens pedagógicas em Educação Ambiental CP2.1 Análise de práticas de educação ambiental e de turismo de natureza CP2.2 Fontes de Informação e documentação e equipamentos em Educação Ambiental CP2.3 Atividades e recursos de Educação Ambiental CP2.3.1 Circuitos ecológicos CP2.3.2 As histórias e o seu potencial para abordar o ambiente CP2.3.3 Abordagens Inquiry à Educação Ambiental CP2.3.5 Recursos digitais na abordagem da Educação Ambiental CP2.4 Planeamento, implementação e avaliação de atividades de educação ambiental
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos (CP1.) visam promover uma cultura de cidadania e de participação cívica ativa e estimular as práticas promotoras do Desenvolvimento Sustentável (O1). Para tal, serão explorados os contributos formais e não formais (CP1.1) para que os estudantes desenvolvam e aprofundem conhecimentos ao nível dos conteúdos e das práticas de Educação Ambiental em diferentes contextos profissionais (O2). Para além disso, visando o mesmo objetivo, serão analisados os contributos das associações, autarquias e das organizações para a Educação Ambiental (CP1.2) e abordados aspetos da ética ambiental (CP1.3). Serão dadas a conhecer aos estudantes diferentes abordagens pedagógicas e didáticas e fontes de documentação na área da Educação Ambiental (CP2.1; CP2.2; CP 2.3) visando a aprendizagem de conhecimentos fundamentais para que sejam capazes de conceber atividades para diferentes grupos-alvo (O3). Também serão explorados diferentes recursos (CP2.3; CP2.4) com o intuito de promover a aprendizagem ao nível da conceção e avaliação de recursos em educação ambiental (O4). Pretende-se, ainda, que os conteúdos abordados nesta unidade curricular permitam a construção de conhecimentos necessários à conceção, implementação e avaliação de atividades, em diferentes contextos profissionais nacionais e internacionais (O5).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ao longo das aulas serão privilegiadas atividades de pesquisa em fontes de informação diversificadas para aprofundamento de conteúdos, de análise e discussão de bibliografia específica. Nas sessões serão explorados, de forma prática e contextualizada à realidade prática da intervenção do educador ambiental, diversos recursos e atividades didáticas elencados nos conteúdos programáticos. As sessões centrar-se-ão ainda no trabalho de projeto, envolvendo os estudantes na planificação, implementação e avaliação de atividades de Educação Ambiental. Neste sentido, serão promovidas aulas de apresentação e discussão ao longo do processo de construção das atividades.
A avaliação da unidade curricular integra os seguintes elementos:
a) na participação ativa dos estudantes nas atividades letivas (10%);
b) realização de trabalho(s) de grupo e/ou individual(is) (40%); e c) planificação, implementação e avaliação de um projeto (50%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A adoção de metodologias ativas de ensino, individuais ou em grupo, propicia a formação de futuros educadores ambientais conscientes, críticos e participativos na tomada de decisões e resolução de problemas que harmonizem a dimensão ambiental e o desenvolvimento socioeconómico (O1). A análise reflexiva e a discussão de textos e de casos são imprescindíveis para desenvolver e aprofundar conhecimentos relativamente à intervenção no campo da Educação Ambiental em contextos formais e não formais (O2). Ao longo das aulas serão disponibilizados diversos momentos para exploração, conceção e avaliação de abordagens pedagógicas e recursos em educação ambiental (O3 e O4). Neste sentido, esta unidade curricular vai proporcionar aos estudantes contactar com as abordagens didáticas e pedagógicas em educação ambiental fulcrais, permitindo a construção de conhecimentos necessária à conceção de atividades, com diferentes grupos-alvo (O5).
Nesta unidade curricular a carga média de
trabalho autónomo (130h) é distribuída da seguinte forma: realização de tarefas
que requerem pesquisa e análise de bibliografia da especialidade (30h); realização
de trabalhos de grupo de acordo com guiões de trabalho (40h); planeamento,
implementação e avaliação de um projeto (60h).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Almeida, A. (2002). Abordar o Ambiente na Infância. UA.
Hadjichambis, A. C., Reis, P., Paraskeva-Hadjichambi, D., ¿in¿era, J., Pauw, J. B., Gericke, N., & Knippels, M.-C. (Eds.) (2020). Conceptualizing Environmental Citizenship for 21st Century Education. Spinger. https://library.oapen.org/handle/20.500.12657/39551
Animar-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (2013). Guia de boas práticas de revitalização de aldeias : aldeias sustentáveis e activas. Animar-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local.
Gaudiano, E. G. (2006). Educação Ambiental. Lisboa: Instituto Piaget.
Pereira, R. & Gonçalves, F. (2007). Atividades Práticas em Ciência e Educação Ambiental. Instituto Piaget.
UNESCO (2017). Education for Sustainable Development Goals -Learning Objectives. UNESCO.
Vaz, S. G. (2016). Ambiente em Portugal. Fundação Francisco Manuel dos Santos.