• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > EATN29
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Agricultura Biológica

Código: EATN29    Sigla: AGRB
Área Científica: Agricultura, Silvicultura e Pescas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 17 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-3

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,01

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,01
Angela Cristina de Brandão Fonseca Oliveira Prazeres - ESA   0,27
Elsa de Jesus Centeio Valério - ESA   0,80
Maria do Céu Godinho - ESA   2,40
Paulo Reis Branco Pardal - ESA   0,27
Samuel Pedrosa Guerreiro - ESA   0,27

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria do Céu Godinho - ESA Responsável
Artur José Guerra Amaral - ESA Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição de conhecimentos, aptidões e competências no âmbito da agricultura biológica, de forma a que os estudantes desempenhem funções no âmbito de empresas e instituições ligadas ao sector e/ou a empresas que utilizem o mesmo tipo de tecnologia. A aquisição deste conhecimento e competências será feito através da exposição de matérias, desenvolvimento de trabalhos de aplicação, selecção e organização da informação disponível, participação e organização de seminários, prática na utilização adequada da linguagem técnico-científica e visitas de estudo a empresas em modo de produção biológico.

Conteúdos programáticos

Conceitos, princípios e objectivos da agricultura biológica (AB). Importância económica. Normas e regulamentação. Técnicas culturais adaptadas ao MPB. A criação da biodiversidade cultural: rotação, sucessão e associação de culturas. O solo e a nutrição das plantas. A manutenção e a melhoria da fertilidade do solo. O papel da matéria orgânica e sua influência no sistema. Fontes de fertilizantes recomendáveis e admissíveis em agricultura biológica. A reciclagem dos produtos. Compostagem. Técnicas de compostagem. A fertilização orgânica e a poluição. Protecção das plantas em agricultura biológica. Combate a pragas e doenças. O papel da luta biológica. O tratamento biológico e a limitação natural. Luta microbiológica. Vantagens e dificuldades da luta biológica. Principais grupos de auxiliares: artrópodes, nemátodos, microrganismos, vírus e vertebrados. Alimentação e maneio dos animais em MPB. O combate a parasitas e doenças dos animais. Realização de trabalho prático.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos da unidade curricular foram definidos no sentido de serem abordados os princípios do modo de produção biológica, a regulação do seu funcionamento, a importância económica e evolução dos mercados, os principais aspectos tecnológicos, com especial destaque para fertilidade do solo e combate aos inimigos naturais das plantas e/ou animais. Pretende-se que os estudantes adquiram capacidades e competências no sentido de analisarem a realidade e actuarem no seio das empresas em modo de produção biológico ou ligadas ao sector.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas serão desenvolvidas em sessões teórico-práticas, práticas laboratoriais, seminários e elaboração de trabalho prático. 
Avaliação contínua: um trabalho prático escrito, de grupo, com apresentação e discussão oral (70%) e um teste escrito (30%).
Condições para admissão a exame final: estar inscrito na unidade curricular.
Condições para dispensa de exame: obter um mínimo de 10 valores no trabalho prático, obter um mínimo de 10 valores no teste escrito.
Fórmula de dispensa total: 0,7 * trabalho prático/pesquisa + 0,3 * teste escrito maior ou igual a 10 valores.
Exame final: uma prova escrita. 
Classificação final em exame: classificação da prova escrita maior ou igual a 10 valores 
ou 0,7 * classificação da prova escrita maior ou igual a 10 valores + 0,3 * trabalho prático/pesquisa maior ou igual a 10 valores.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As aulas teórico-práticas serão expositivas e demonstrativas dos conceitos e conhecimentos tecnológicos. Serão apresentados e discutidos, simultaneamente, estudos de casos que relevem a contextualização da tecnologia no âmbito das empresas em modo de produção biológico. As tarefas de aprendizagem independente e de grupo permitirão que o estudante possa testar a sua capacidade autónoma de estudo de casos e de compreensão do modo de funcionamento deste tipo de empresas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Ferreira, J. (2012). Guia de factores de produção para a agricultura biológica 2012/2013. 1ª ed. Agrosanus.
- Ferreira, J. (2009). As bases da Agricultura Biológica Tomo I. Produção Vegetal. Edição Edibio. 540p.
- Silguy, C. (2004). Introdução à agricultura biológica. Fundamentos e realidades. Publicações Europa-América (ed.) Mem Martins.
- Fossel, P.V. (2007). Organing farming: everything you need to know. Kindle Edition. Voyageur Press. 160p.
- Hansen, A. L. (2010) The organing farming manual: a comprehensive guide to starting and running a certified organic farm. Storey Plublishing, LLC. 437p.
- www.dgadr.pt