Código: | EATN30 | Sigla: | S | |
Área Científica: | Formação de Prof's/formadores e C Ed |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LEATN | 13 | Despacho nº 5883/2023 | 3º | 5 | ||
Despacho nº 8075/2016 | 3º | 5 | 60 | 125 |
Seminários: | 20,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Através desta unidade curricular (UC) pretende-se que os estudantes sejam capazes de: Conhecer os fundamentos atuais da Educação Ambiental e as práticas a eles associadas; Refletir sobre o papel do Educador Ambiental como agente de valores ambientais e promotor de mudanças sociais; Conhecer áreas de intervenção do educador ambiental em diferentes empresas/organizações/instituições que atuam no Pais; Analisar criticamente projetos e atividades de Educação Ambiental e de Turismo de Natureza em diferentes contextos; Adquirir conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da elaboração, implementação e avaliação de projetos de Educação Ambiental e Turismo de Natureza; Desenvolver capacidade para integrar os resultados de estudos para a criação e reformulação de projetos e atividades de Educação Ambiental e Turismo de Natureza; Refletir criticamente sobre a metodologia de construção de projetos de intervenção e sobre as várias etapas/fases de construção de um projeto.
1. Contextos profissionais do Educador Ambiental 1.1. Papel do Educador Ambiental e ética profissional 1.2. Empresas/Instituições/Organizações com atuação no campo da Educação Ambiental e do Turismo de Natureza 1.3. Projetos e atividades de Educação Ambiental e de Turismo de Natureza 2. O processo de construção de um projeto de intervenção no domínio da Educação Ambiental e do Turismo de Natureza 2.1. Conceito de projeto e sua aplicação na área do ciclo de estudos 2.2. Etapas do desenho de um projeto 2.3. Métodos de pesquisa e de seleção de informação e de recolha de dados para caracterização dos contextos e das práticas 2.4. A avaliação de projetos 2.5. Elaboração de relatórios Nota: Outros conteúdos trabalhados na UC decorrerão das problemáticas inerentes à compreensão e análise dos contextos de prática/ temas atuais com interesse na área de atuação do ciclo de estudo/ que envolvam uma articulação entre os conhecimentos teóricos e práticos.
Todos os conteúdos programáticos visam consolidar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes ao longo do ciclo de estudos relativamente aos fundamentos da Educação Ambiental e refletir acerca do papel do educador ambiental como agente de valores ambientais e promotor de mudanças (O1 e O2). A exploração de alguns contextos profissionais possíveis de atuação do educador ambiental permitirá aos estudantes não só conhecer empresas/organizações/instituições que desenvolvem práticas nesta área como analisar projetos e atividades existentes (O3 e O4). Pretende-se ainda com a abordagem ao trabalho de projeto (conceito, etapas, métodos, avaliação e redação) que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos e práticos (O5), desenvolvam a capacidade de integrar resultados de estudos na criação e reformulação de projetos nesta área (O6) e de refletir criticamente sobre a metodologia de projeto (O7).
As metodologias de ensino assumem o formato presencial e a distância (blearning). Nas sessões presenciais (8h), os estudantes irão: - Participar em seminários sobre temas de Educação Ambiental e de Turismo de Natureza, metodologias de investigação e de trabalho de projeto. Nas sessões online (7h): as sessões síncronas permitirão o acompanhamento dos trabalhos de estágio e de preparação do Relatório de Estágio, bem como a discussão de situações decorrentes da prática profissional para refletir e analisar criticamente sobre temas que possam reverter positivamente para os projetos de estágio e relatório; a apresentação e discussão de trabalhos desenvolvidos no âmbito de cada projeto de estágio. O trabalho assíncrono envolve a análise e discussão de documentos e exemplos de projetos de Educação Ambiental e Turismo de Natureza e a participação em tarefas (disponibilizados na plataforma LMS). Avaliação: Trabalho de projeto (70%); apresentação do projeto (30%).
Ao longo das aulas serão abordados temas pertinentes propícios à reflexão em torno dos fundamentos e de práticas da Educação Ambiental (O1) e do papel do educador ambiental como agente de mudança social (O2). Os seminários promoverão momentos de análise e de discussão de contextos de atuação do educador ambiental (O3) e de projetos desenvolvidos no domínio da Educação Ambiental e do Turismo de Natureza (O4). A partilha de experiências concretas de trabalho na área da Educação Ambiental e do Turismo de Natureza com os docentes responsáveis e especialistas favorece uma melhor compreensão de contextos de intervenção e do papel do educador ambiental, por permitir um contacto mais próximo com a realidade e contextualizado (O1, O2, O3 e O4). Estes seminários constituem, ainda, importantes espaços de apoio e de orientação ao desenvolvimento do trabalho de projeto. Com efeito, durante as sessões serão promovidas discussões de situações decorrentes da prática profissional e de problemáticas conducentes: à aquisição de conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da elaboração, implementação, avaliação e apresentação de projetos de Educação Ambiental e Turismo de Natureza (O5); ao desenvolvimento da capacidade de integrar resultados de estudos para a criação e reformulação de projetos e atividades nesta área (O6); à capacidade de refletir criticamente sobre a metodologia de construção de projetos de intervenção e sobre as várias etapas/fases de construção de um projeto de Educação Ambiental e Turismo de Natureza (O7). A elaboração e apresentação de trabalhos pelos estudantes e sua discussão em grande grupo constituem ainda um espaço de reflexão e análise de projetos que permite trabalhar todos os objetivos desta Unidade Curricular. A carga média de trabalho autónomo (55h) distribui-se: pesquisa e análise de bibliografia da especialidade (16h); construção do projeto de intervenção (33h); e preparação da apresentação do projeto (6h).
Fernandes, A. J. (2002). Métodos e Regras para Elaboração de Trabalhos Académicos e Científicos. Porto Editora.
Guimarães, E. M. S. (2006). Como abordar...a metodologia de trabalho de projecto. Areal.
Gomez, J. A. C., & Pablo Ángel Meira, P. M. (2004). Educação ambiental e desenvolvimento humano. Instituto Piaget.
Serrano, G. P. (2014). Elaboração de Projetos Sociais. Casos Práticos. Porto Editora.
Teixeira, F. (2003). Educação ambiental em Portugal: etapas, protagonistas e referências básicas. Liga para a Proteção da Natureza.
Vilelas, J. (2020). Investigação. O processo de construção do conhecimento (3.ª ed.). Edições Sílabo.