Código: | EATN31 | Sigla: | E | |
Área Científica: | Formação de Prof's/formadores e C Ed, Ciências do Ambiente |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LEATN | 14 | Despacho nº 5883/2023 | 3º | 25 | 0 | 0 |
Despacho nº 8075/2016 | 3º | 25 | 300 | 625 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Através desta unidade curricular (UC) pretende-se que os estudantes sejam capazes de: O1.Aplicar os conhecimentos e capacidades adquiridos evidenciando uma abordagem profissional ao seu trabalho; O2.Prestar serviços como educador ambiental em organizações/empresas/instituições com intervenção na área do ciclo de estudos; O3.Desenvolver competências de trabalho em equipa e de comportamentos e capacidades adequadas ao seu desenvolvimento pessoal e profissional como futuro Educador Ambiental; O4.Aplicar metodologia de trabalho de projeto na conceção, implementação e avaliação da sua intervenção; O5.Resolver os problemas da prática apresentando soluções adequadas e pertinentes ao contexto de intervenção; O6.Elaborar o relatório de estágio de forma lógica, coerente, descrevendo e analisando com rigor os dados obtidos, bem como as competências desenvolvidas; O7.Apresentar e defender o relatório em discussão pública.
O Estágio desenvolve-se em parceria com as empresas, associações e organizações locais que melhor se adequam à especificidade desta área de formação, bem como às características do mercado de trabalho. Serão tratados os seguintes conteúdos: Revisões sobre o processo metodológico básico: diagnóstico, desenho e desenvolvimento de projetos; Aprofundamento de metodologias de investigação; Análise, construção e aplicação de instrumentos de recolha de dados e tratamento de dados; Análise e conceção de diagnósticos e projetos; Redação e apresentação de relatórios de estágio.
A abordagem de todos os conteúdos programáticos concorre para a aplicação de conhecimentos e capacidades adquiridos pelos estudantes ao longo do ciclo de estudos (O1) e o desempenho de funções em empresas/organizações/instituições evidenciando ética profissional e competências de trabalho em equipa (O2 e O3). A primeira fase do estágio corresponde a um período de adaptação à organização da empresa/instituição, de integração na equipa de trabalho, de realização de um diagnóstico, a fim de identificar necessidades e potencialidades do contexto de estágio, que serão a base para desenhar o projeto de intervenção (O4 e O5). Na fase seguinte o estagiário concretiza o plano de estágio propriamente dito. Nesta fase, pretende-se que o/estagiário desenhe e desenvolva um projeto, adequado ao contexto de estágio, no local de estágio, revelando autonomia e demonstrando capacidade de implementar atividades e metodologias (O4 e O5). A terceira fase compreende a elaboração e apresentação de relatório final em que se pretende que o estagiário descreva e análise com rigor os dados obtidos, bem como as competências desenvolvidas, no âmbito do estágio (O6) e, por último, apresente e defenda o relatório (O7).
Metodologias de ensino/aprendizagem: - Apresentação e discussão de conteúdos fundamentais para a preparação e compreensão das situações de prática profissional. - Discussão, análise e aprofundamento das situações de prática profissional vivenciadas durante o estágio (realizado na modalidade presencial, podendo também envolver a modalidade a distância), mobilizando os referenciais teóricos necessários e relevantes; - Construção, apresentação e discussão do processo de planificação e organização do relatório de estágio e respetivo estágio curricular. A avaliação final resultará da ponderação de três elementos: - O desempenho em Estágio, do qual deverá haver uma informação positiva do orientador do local de estágio (25%); - Um Relatório final correspondente ao trabalho desenvolvido em estágio (50%); - Apresentação oral do relatório de estágio (25%).
A análise crítica de situações da prática profissional vivenciadas, em contextos de estágio, promove a aplicação de conhecimentos e capacidades adquiridos pelos estudantes ao longo do ciclo de estudos (O1), nomeadamente no que se refere ao seu entendimento do papel do educador ambiental em empresas/instituições/organizações (O2) e às competências de trabalho em equipa, que são fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional (O3). Para além disso, a conceção, implementação e avaliação do projeto de estágio promove aprendizagens essenciais para o futuro profissional dos estudantes (O4). A discussão de alternativas ao plano previamente elaborado decorrente da identificação de desvios ou dificuldades permitirá aos estudantes desenvolver a capacidade de resolver problemas da prática apresentando soluções adequadas e pertinentes ao contexto de intervenção (O5). Ao longo do estágio os estagiários vão construindo o relatório de estágio, um processo essencial na sua formação e que culmina com a apresentação e discussão do produto final (O6 e 7).
Ander-Egg, E. & Idáñez, M. J. A. (1999). Como Elaborar Um Projecto. Guia Para Desenhar Projectos Sociais e Culturais. Lisboa: CPIHTS. Díaz, A. P. (2002). Educação Ambiental como projeto. Porto Alegre: Artmed. Fernandes, A. J. (2002). Métodos e Regras para Elaboração de Trabalhos Académicos e Científicos. Porto: Porto Editora Frada, J. J. C. (1997). Guia Prático para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos (7ª ed.). Lisboa: Edições Cosmos Gutiérrez-Péres, J. (2005). Por uma formação dos profissionais ambientalistas baseada em competências de acção. In M. Sato & I. Carvalho (Orgs), EA ¿ pesquisas e desafios. Porto Alegre: Artmed. Hurtado, J. C. T., & Jaime, J. M. (Coord.)(2013). CAPEA. Capacitación de profesionales en Educación Ambiental. Málaga: Ediciones Aljibe. Lima, A. V. (2006). Os portugueses e o ambiente. Viver a natureza, pensar o desenvolvimento. Lisboa: ISCTE/ICS-UL. Sousa, A. B. (2005). Investigação em Educação. Lisboa: Livros Horizonte.