Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA
Responsável
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição dos conhecimentos essenciais no que respeita à estrutura e propriedades das moléculas biológicas e vias metabólicas mais importantes. Estudo dessas propriedades e aprendizagem de técnicas laboratoriais
Conteúdos programáticos
Teóricos: 1. Biomoléculas: 1.1. Glúcidos. 1.2. Proteínas. 1.3. Lípidos. 1.4. Vitaminas. 2. Catálise enzimática e regulação enzimática. 3. Ácidos nucleicos e transferência da informação genética. 4. Principais vias catabolicas: 4.1. Introdução ao metabolismo, a energia nas reacções biológicas. 4.2.Vias de oxidação da glucose. 4.3. Degradação dos acilgliceróis . 4.4. Catabolismo proteico. 5. Fotossíntese: 5.1. Fotossistemas e fotofosforilação. 5.2. Ciclo redutor da pentose-fosfato. 5.3. Diferenças nas plantas C3, C4 e CAM. Laboratoriais Preparação de amostras. 2. Métodos espectroscópicos para doseamento de proteínas e ácidos nucleicos. 3. Métodos de separação. 4. Catálise enzimática.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se dar os princípios dos processos químicos que ocorrem no organismo, focando para isso primeiro as moléculas biológicas, caracterização e propriedades, para seguidamente focar os principais processos de obtenção de energia e de síntese de moléculas biológicas
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologia de Ensino: sessões expositivas interativas; aulas laboratoriais e teórico-práticas para aquisição de competências práticas, análise e tratamento de resultados. Avaliação contínua: Componente teórica (CT), 2 provas escritas (T1 e T2), com inscrição obrigatória no LMS. Componente prática (CP), até quatro fichas/relatórios em grupo. Classificação Final = 0.70 (CT)+ 0,30 (CP), CT= média de T1 e T2, e CP = média das fichas/relatórios. Para dispensa é obrigatória a presença nas aulas laboratoriais e nenhuma das componentes poderá ter nota inferior a 8/20. Exame: prova escrita, Classificação Final = 0.70 (CT)+0,30 (CP). Dispensa parcial de exame desde que a nota da componente prática ou teórica tenha sido igual ou superior a 10. Em caso de não aprovação na UC, o/a estudante pode manter a nota da componente prática ou teórica até 1 ano letivo. Caso não deseje manter estas condições o/a estudante deve informar por e-mail a responsável da UC até 15 dias após o início das aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões teóricas pretende-se dar os fundamentos teóricos relativos às moléculas biológicas e metabolismo. Nas sessões laboratoriais os estudantes irão adquirir competências relativamente às técnicas aplicadas à análise de biomoléculas. Nas sessões tutoriais pretende-se analisar artigos científicos e estudos caso relevantes para a unidade.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bettelheim, F. A. & Landesberg, J. M.(2001), Laboratory experiments for organic and biochemistry, 4th ed. Harcourt, 299 pp. Bettelheim, F. A., Brown, W. H. & March, J.( 2001), Introduction to organic & biochemistry, 4th ed. Harcourt, 463 pp Campos, L. S. (2005), Entender a bioquímica, 4ª ed. Escolar Editora, 683 pp. Martinho Simões, J. A.,. Botas Castanho, M. A. R, Lampreia, I. M. S., Santos, F. J. V., Nieto de Castro, C. A., Norberto, M. F., Pamplona, M. T., Mira, L. & Meireles M. M., (2008). Guia do laboratório de química e bioquímica, 2ª ed, LIDEL, D.L, 203 pp Quintas, A.; Freire, A.P. & Halpern, M.J. (2008), Bioquímica - Organização Molecular da Vida, Lidel- Edicões Técnicas Lda, Lisboa, 758 pp Stryer, L.(1988), Biochemistry, 3rd ed., Freeman, N.Y, 1089 pp Voet, D., Voet, J. G. & Pratt, C. W.(2013), Fundamentals of Biochemistry: Life at the Molecular Level, 4th ed. John Wiley & Sons, 1077 pp.