Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Como objetivos de aprendizagem pretende-se que os estudantes fiquem habilitados a integrar conceitos e a adquirir as competências fundamentais no âmbito da Cartografia e de Topografia para utilização e avaliações sobre cartas. Pretende-se que dominem os principais métodos e instrumentos utilizados na elaboração de trabalhos topográficos e que adquiram competências no âmbito das técnicas cadastrais.
Conteúdos programáticos
1. Cartografia e Geodesia: conceitos associados (Formas de representação da Terra, Sistemas de projeção e de referenciação). Ferramentas para análise e tratamento digital da cartografia. 2. Topografia: Apoio dos trabalhos de campo (Redes e poligonais). 3. Operações de recolha e tratamento de informação do terreno: Medições de distâncias e de ângulos. Métodos gerais de levantamento e de nivelamento. Sistemas de Posicionamento Global. Noções Elementares de Fotogrametria e Deteção Remota. Outras tecnologias e equipamentos. 4. Aplicações: Implantações de pontos, de alinhamentos e, de curvas no campo. Nivelação de terrenos. 5.Breve Referência à Técnica Cadastral: Conceitos, Documentos cadastrais e integração com a legislação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Conjugando os objetivos de aprendizagem com os conteúdos programáticos antevê-se a aquisição por parte dos estudantes de: Conhecimentos e capacidade de compreensão: das técnicas e metodologias utilizadas no trabalho com cartas, na execução de trabalhos de campo e sua complementaridade em gabinete, e na interligação dos mesmos com outras áreas de conhecimento. Capacidade de aplicação profissional dos conhecimentos e da capacidade de compreensão: acompanhamento e execução de trabalhos no âmbito da temática da disciplina. Capacidade de resolução de problemas e de argumentação: resolução integrada de situações propostas, reproduzindo situações práticas, relativas às funções acima indicadas. Capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação relevante: planeamento, execução e apresentação de trabalhos de campo e de pesquisa, no âmbito dos temas abordados. Capacidade de comunicação: apresentação dos relatórios dos trabalhos práticos e de pesquisa, realizados. Capacidade de aprendizagem com autonomia: planeamento e execução individual dos trabalhos referidos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologias de ensino:
Os métodos pedagógicos utilizados no decurso das aulas da Unidade Curricular são os seguintes:
Método expositivo (sessões de caracter teórico); Método demonstrativo (sessões de caracter prático); Método ativo (desenvolvimento do trabalho pratico/pesquisa).
Avaliação:
Avaliação contínua (elementos): uma prova escrita (PE); fichas práticas (TP);
NOTA: A realização da prova escrita obriga a prévia inscrição.
Admissão a Exame: Todos os estudantes estão admitidos a exame final;
Condições de dispensa de exame final: É condição para dispensa de exame final que a classificação obtida no conjunto dos elementos de avaliação seja superior ou igual a 10 (dez) valores;
Fórmula de dispensa de exame final: DE = 0,6 x PE (com um mínimo de 9 (nove) valores) + 0,4 x TP; (TP é a média aritmética das fichas práticas);
Exame final: Consta de uma prova escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões de caracter teórico é utilizado, preferencialmente, o método expositivo. Com essas sessões pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos sobre os principais sistemas cartográficos existentes, nomeadamente os de suporte da cartografia nacional de referência, e sobre os métodos e técnicas utilizadas na captura de dados de campo necessários para a representação do terreno. A realização de dois testes escritos visa avaliar esses conhecimentos.
As atividades práticas realizadas dentro e fora da sala de aula têm como suporte o método demonstrativo. Com estas sessões pretende-se que os estudantes realizem tarefas que lhes confiram competências na análise e na elaboração de cálculos sobre cartas, assim como na recolha de informação no campo para proporcionar a representação plano altimétrica do terreno.
Os relatórios e fichas de trabalho são elementos de avaliação considerados muito relevantes pois permitem que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos ao longo do desenvolvimento da UC, a casos reais.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Coelho, Rosa Santos; Ribeiro, Paulo Flores; Textos de apoio da disciplina; Policopiado, ESAS (2007) Fonseca e Fernandes; Deteção Remota; Lidel, edições técnicas, lda.; 1ª ed.; Janeiro 2004 Gaspar, Joaquim Alves; Cartas e Projecções Cartográficas; Lidel, edições técnicas, lda.; 1ª ed.; Fev. 2000. Gonçalves, Madeira e Sousa; Topografia Conceitos e Aplicações; Lidel, lda.; 3ª edição; Fevereiro 2012. Instituto Geográfico do Exército; Manual de Leitura de Cartas; IgeoE; 5ª ed.; Agosto 2002. Leick, Alfred ; GPS Satellite Surveying, 2nd ed. John Wiley & Sons, Inc., USA,1995. Robinson, A. et. al.; Elements of Cartography; Jonh Wiley & Sons, INC.; 6ª ed.; USA,1995 Wolf Paul R. & all.; Elementary Surveying, 9th Ed. HarperCollins College Publishers, USA, 1994.