Angela Cristina de Brandão Fonseca Oliveira Prazeres - ESA
Responsável
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Entender os nutrientes das plantas, como eles se comportam no solo e como são absorvidos pelas plantas. Analisar como o solo afeta o crescimento das plantas e conhecer as melhores práticas de fertilização para aumentar a produção, considerando a saúde do solo e do ambiente.
Conteúdos programáticos
Desenvolvimento Vegetal e seus Determinantes. Nutrientes Vitais para o Desenvolvimento Vegetal: Azoto, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Enxofre. Micronutrientes. Ciclos Biogeoquímicos e Interações Nutricionais. Avaliação da Fertilidade do Solo: Métodos de Análise, Parâmetros Relevantes e Colheita de Amostras. Análise de Plantas: Abordagens Laboratoriais e de Campo. Fertilizantes: Tipos e Características Gerais. Estratégias de Aplicação de Fertilizantes: Quantidade, Qualidade, Época e Técnicas. Fertilização em Contextos Especiais: Produção Integrada, Agricultura Orgânica e Hidroponia. Fertilização em Culturas Principais: Cálculos e Orientações. Considerações Económicas e Ambientais na Fertilização. Impacto da Fertilização na Poluição e Despoluição de Solos, Ar e Água.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O estudante adquire conhecimento sobre os nutrientes presentes no solo, suas interações e suas conexões com o ambiente circundante, incluindo plantas e a sociedade, capacitando-se a tomar decisões informadas ao enfrentar desafios relacionados à análise do solo e à fertilização. Isso permite nutrir as plantas de forma sustentável, considerando a preservação do meio ambiente, a viabilidade económica das práticas agrícolas e o cumprimento das regulamentações nacionais adaptadas à região em questão.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O método de ensino adotado combina tanto abordagens teóricas quanto práticas. As sessões teóricas envolvem apresentações temáticas, frequentemente complementadas por palestras tradicionais, que podem ou não incluir recursos visuais como apresentações em PowerPoint. A aprendizagem abrange uma compreensão abrangente da fertilidade do solo e das práticas de fertilização, proporcionando aos estudantes a oportunidade de adquirir habilidades desde a seleção de um solo de sua escolha até o estágio final de recomendação de fertilização. Além disso, a orientação tutorial complementa o conhecimento específico relacionado à fertilização em estudo.
- Assistência às aulas: Facultativa; - Avaliação contínua: Duas provas escritas e dois trabalhos; - Condições para admissão a exame final: estar legalmente inscrito na UC; - Fórmula de dispensa de exame final: Média das provas escritas * 70% + trabalhos * 30% > 10 valores; - Exame final: Uma prova escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A presença de dois testes de avaliação oferece aos estudantes a oportunidade de acompanhar o conteúdo ministrado ao longo do semestre. Da mesma forma, a existência de dois projetos práticos que aplicam o conhecimento adquirido nas atividades de campo e laboratório estimula uma participação constante dos estudantes ao longo das semanas, mantendo-os sempre alinhados com os tópicos em estudo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Brandy, Nyle C.; Weil, Ray R.2016. The Nature and Properties of Soils. 15.ª edição. Pearson Education, Ltd, USA, INIAP - Laboratório Químico-Agrícola Rebelo da Silva. 2006. Manual de Fertilização das Culturas. INIAP. Lisboa. MADRP. 1997. Código de boas práticas agrícolas para a protecção da água contra a poluição com nitratos de origem agrícola. MADRP. Lisboa. Risdales, Samuel et all. 2016. Soil Fertility and Fertilizers. 8.ª Ed. Pearson Education, Ltd, London Santos, J. Q. 2012. Fertilização. Fundamentos da Utilização de Adubos e Corretivos. 4.ª ed. Publicações Europa-América. Lisboa. Varennes, Amarilis. 2003. Produtividade dos solos e ambiente. Escolar Editora. Lisboa.