Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências relativas aos sistemas de produção animal tendo em vista a compreensão da sua multifuncionalidade, do seu efeito na qualidade da produção e ambiente e da sua ligação com as diversas fileiras alimentares. Integração e desenvolvimento prático dos conhecimentos e competências necessários para o maneio e a gestão técnica da exploração pecuária das principais espécies de interesse zootecnico.
Conteúdos programáticos
Ensino Teórico: 1. A produção animal no contexto da produção agrária: diagnóstico setorial. 2. Bovinicultura, ovinicultura e caprinicultura nas vertentes de exploração de leite e carne: 2.1. O mercado e os produtos. 2.2. Os ciclos de produção. 2.3. As fileiras produtivas. 2.4. Os sistemas de produção: estrutura geral dos sistemas de produção, os sistemas de alimentação, esquemas reprodutivos, a ordenha e a higiene e sanidade. 3. Suinicultura, avicultura e cunicultura: 3.1. As fileiras suinícola, avícola e cunícola: estrutura geral, modelos e sistemas de produção. 3.2. Integrações e mercados. 3.3. Ciclos de vida e de produção de suínos, aves e coelhos.
Ensino Teórico-Prático: Demonstração / execução das diversas tarefas de maneio inerentes ao funcionamento da exploração pecuária, das principais espécies de interesse zootecnico.
Orientação Tutória: Coordenação e apoio às atividades inerentes ao funcionamento de exploração pecuária.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Abordagem integradora do funcionamento dos principais sistemas de produção animal, com a qualidade dos diversos produtos que se obtêm e o seu impacto ambiental.
Há uma dupla focagem: na exploração, para a compreensão da estrutura e funcionamento do conjunto, e nas tarefas práticas, para habilitar à sua execução.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões presenciais: sessões teóricas, teórico-práticas e visitas de estudo com apresentação dos diversos sistemas de produção animal e respectivo funcionamento. Trabalho independente: pesquisa bibliográfica para elaboração de relatório de temática(s) abordada((s) com descrição do sistema de produção, análise crítica e apresentação de soluções alternativas.
Avaliação
- Avaliação: Provas escritas (PE) - 2;
- Admissão a exame final: Inscrição na unidade curricular.
- Dispensa de exame final: (PE1+PE2)/2 >=10; PE1 e PE2 >=8
- Exame final: prova escrita - 1
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões teóricas apresentam-se os conceitos fundamentais dos sistemas tradicionais de exploração das principais espécies de interesse zootécnico. As sessões teorico-práticas e visitas de estudo visam o desenvolvimento de competências para a compreensão de procedimentos inerentes à exploração pecuária, em situações reais e no tecido empresarial O trabalho independente permitirá a consolidação de conhecimentos das matérias leccionadas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- Carbó C.B. Zootecnia - Porcinicultura Intensiva e Extensiva, Producciones Cunicola e Avícolas Alternativas
- Gomes, AL. (2005) - Textos sobre Bovinicultura. Policopiado, ESAS.
- Gomes A.L. (2001). - Textos sobre Ovinos e Caprinos Policopiado, ESAS.
- INE Instituto Nacional de Estatística 2021. Recenseamento Agrícola 2019 - Análise dos principais resultados. 4. Efectivos animais.
- Kyriazakis, I. e Whittemore, C. (2006) Whittemore's Science and Practice of Pig Production. Blackwell Publishing. 685pp.
- Pardal P. (2004) - Sistemas de produção de ovinos; Sistemas de produção de caprinos e recursos alimentares. ESAS.