Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos no âmbito dos sistemas de informação geográfica de modo que os estudantes possam identificar as principais questões relacionadas com a construção, manipulação e utilização destes sistemas.
Pretende-se ainda sensibilizar os estudantes para a importância desta temática nas mais diversas áreas de aplicação.
Conteúdos programáticos
1. Considerações gerais. 2. Estruturas de dados geográficos: modelo vetorial; modelo matricial. 3. Visualização e manipulação de dados: ferramentas de visualização; simbologia; rótulos. 4. Estruturas de dados alfanuméricos: modelos; visualização e manipulação de atributos; operações de associação; conexão a bases de dados. 5. Aquisição e edição de dados: tipos de aquisição; ferramentas de edição. 6. Operações de seleção e inquirição: interativa; por atributos; por localização. 7. Georreferenciação: sistemas de coordenadas; projeções cartográficas. 8. Ferramentas de geoprocessamento. 9. Produção de mapas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Abordagem integradora do funcionamento dos sistemas de informação geográfica com a conceção de projetos em ambiente SIG com recurso a ferramentas e dados que possibilitam a concretização dos objetivos da unidade curricular.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas teórico-práticas com exposição de matéria e desenvolvimento de exercícios práticos. Nestes exercícios o estudante deverá aplicar os conhecimentos adquiridos a situações concretas utilizando as ferramentas disponíveis.
Avaliação periódica: 2 provas práticas (PP). Condições para admissão a exame final: estar inscrito na unidade curricular. Fórmula de dispensa total: média PP>=10 valores; nenhuma prova pode ter classificação inferior a 8 valores.
Exame final: prova prática.
Em qualquer prova prática é obrigatória uma inscrição no moodle, realizada até 3 dias seguidos antes da data da respetiva prova.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas aulas serão expostos os conceitos e teorias que posteriormente serão aplicados no desenvolvimento dos trabalhos práticos. Deverá ser executado trabalho complementar, fora do horário letivo, com e sem apoio tutorial, garantindo os objetivos propostos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bolstad, P. (2016). GIS fundamentals: A first text on geographic information systems. 5th Edition. Eider Press: White Bear Lake, Minnesota, 784 pp. Dalla Corte, A. et al. (2020). Explorando o QGIS 3.X. 1ª ed. Curitiba: Ed. dos autores, 396 pp. Matos, J. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica. (5ª ed.). Lisboa: Lidel, 424 pp. McHaffie, P.; Hwang, S.; Follett, C. (2018). GIS: An Introduction to Mapping Technologies. (1st ed.). Boca Raton: CRC Press. 348 pp. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. (2019). Praticas em geoprocessamento com o QGIS. 2ª ed. Belo Horizonte: Semad. 123 pp. Wise, S. (2013). GIS Fundamentals. (2nd ed.). Boca Raton: CRC Press. 338 pp.