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Hidráulica Agrícola

Código: LAGPL1308    Sigla: HA
Área Científica: Engenharia e Técnicas Afins

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas - CM

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL 21 Despacho n.º 10342/2023 de 09/10 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_3A

Teórico-Práticas: 20,00

LAGPL_3DIA

Teórico-Práticas: 24,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Rosa Maria Gomes Marques Santos Coelho - ESA   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rosa Maria Gomes Marques Santos Coelho - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Dar formação de base em Hidráulica aplicada à rega, necessária para planeamento, projeto, e gestão de sistemas de rega.
Transmitir os conhecimentos da água no solo de forma a promover uma adequada gestão da rega. Transmitir a importância da drenagem e das inovações tecnológicas aplicadas à rega para monitorizar e promover o uso eficiente da água quer em termos produtivos quer em termos ambientais. Integrar uma abordagem técnica com os aspetos sociológicos, económicos e ambientais (sustentabilidade).

Conteúdos programáticos

Princípios de Hidráulica Geral: 1. Introdução. 2. Hidrostática. 3. Hidrocinemática. 4. Hidrodinâmica. 5. Escoamentos sob pressão. 6. Escoamentos com superfície livre. 7. Orifícios e descarregadores: conceitos gerais. 8. Máquinas hidráulicas. Gestão da Água na Agricultura: 9. Legislação sobre a água e política de gestão dos recursos hídricos. 10. Balanço hidrológico (bacias hidrográficas e parcelas). 11. Consumos hídricos de culturas agrícolas. Necessidades de rega; Sistemas de rega; Gestão de sistemas de rega: Algumas noções para suporte ao desenvolvimento do dimensionamento hidráulico de sistemas de rega. Drenagem: 12. Necessidades de drenagem. Métodos de controlo de excesso de água. Drenagem superficial. Drenagem subterrânea. Relações rega-drenagem: Conceitos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos estão agrupados em 3 módulos: Princípios hidráulicos aplicados à rega; Gestão da água na agricultura e drenagem.
Os conhecimentos base de hidráulica aplicada a rega pretendem dotar os alunos do conhecimentos dos modelos físicos do escoamento da água em regime permanente, sob pressão e em superfície livre que lhes que lhe permita resolver problemas de hidráulica simples e, no caso de problemas mais complexos, saber dialogar com os especialistas. Os alunos adquirem competências para escolher, projetar e gerir um sistema no domínio da hidráulica agrícola.
Na gestão da água na agricultura são abordadas as metodologias e equipamentos disponíveis para a determinação e monitorização da água.
Relativamente à componente de drenagem, é fundamental o domínio das técnicas e materiais de drenagem, por forma a assegurar as melhores condições de produção e evitar a degradação dos solos e da água.
A componente ambiental é evidenciada ao longo das diversas temáticas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologias de Ensino:
Sessões teórico-práticas e tutoriais: Sessões teóricas, expositivas, complementadas com sessões práticas para a realização de exercícios e aplicações práticas das diferentes temáticas. Desenvolvimento de trabalhos laboratoriais e apresentação e utilização de software de suporte ao dimensionamento hidráulico de estruturas.
Disponibilização via Internet de material de estudo, de acordo com os temas das sessões presenciais.
Avaliação:
Admissão a exame: Os estudantes estão admitidos a exame final.
Avaliação contínua: Fichas Práticas/Questões de aula (F); uma Prova Escrita (PE).
Dispensa de exame (DE): DE= 0,60 PE (mínimo de 9 valores) + 0,40 F (mínimo de 9 valores) igual ou superior a dez valores.
Exame final: uma Prova Escrita (PE).
Classificação final em exame (E):
E = PE igual ou superior a dez valores; ou 
E = 0,60 PE (mínimo de 9 valores) + 0,40 F (mínimo de 9 valores) igual ou superior a dez valores.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões expositivas serão apresentados os conceitos e metodologias fundamentais à compreensão dos conteúdos programáticos, complementados nas aulas práticas com a realização de exercícios de aplicação, trabalhos laboratoriais e análise de casos de estudo. A utilização de modelos para o cálculo das necessidades e disponibilidades de água para as culturas, permitem ao aluno o contacto com novas ferramentas de trabalho, trabalhando em equipa, preparando-se assim para um exigente mercado de trabalho. Com as metodologias propostas pretende-se também desenvolver competências ao nível da pesquisa e procura de informação. O acesso à informação disponibilizada na Internet permite ao aluno conhecer os equipamentos disponibilizados no mercado.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ALLEN, R. G., PEREIRA, L. S., RAES D., SMITH, M. (1998), Crop evapotranspiration. FAO Irrigation and Drainage.
HIPÓLITO, J.; CARMO VAZ; A. (2011), Hidrologia e Recursos Hídricos; IST Press.
LENCASTRE A. (1996). Hidráulica Geral. Edição do Autor, Lisboa.
LENCASTRE, A. FRANCO.F.M; (2003), Lições de Hidrologia. 3ª Ed. Fundação Armando Lencastre. Lisboa.
OLIVEIRA, I. (2011), Técnicas de Regadio. Vol I e II. Edição de autor. Beja.
QUINTELA A. C. (1981), Hidráulica. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
RAPOSO, J. R (1997), A rega: dos primitivos regadios às modernas técnicas de rega. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.