Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O objetivo principal é o de proporcionar aos formandos a capacidade de compreender as políticas económicas explicativas do funcionamento dos mercados agrícolas nacionais e internacionais. Pretende-se que os alunos conheçam as principais características dos sectores agrícola e agroalimentares nacionais, sejam capazes de analisar as decisões de produtores e consumidores, estejam aptos a compreender e analisar a organização e o desempenho da economia, bem como os efeitos das políticas macroeconómicas e de mercado, compreendam as tendências do mercado integrando as análises da concorrência e da envolvente numa visão sistémica de melhoria competitividade da sua organização; definam a abordagem às variáveis de marketing e o impacto das suas políticas na estratégia da empresa e no impacto da sua atuação no agronegócio.
Conteúdos programáticos
Caracterização e evolução do sector agrícola em Portugal: as principais regiões de produção, as estruturas agrícolas, os produtos agrícolas e pecuários mais relevantes. Instituições e mercados agrícolas em Portugal. Noções de economia necessárias à compreensão dos mercados agrários. Mercados mundiais dos principais produtos alimentares. Sistemas alimentares sustentáveis - Produção e Consumo sustentável. Estratégia de marketing: da análise de oportunidades à definição dos objetivos e fontes de mercado. Políticas de marketing. Marketing territorial e desenvolvimento rural. Impactos ambientais e sociais dos mercados alimentares. Instrumentos e técnicas de apoio ao desenvolvimento rural. European Green Deal ¿ novas abordagens às políticas nas áreas da Biodiversidade, Farm to Fork; Agricultura sustentável, Ações climáticas, etc. Bioeconomia circular: oportunidades para a transição agroecológica e o desenvolvimento sustentável.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os mercados agrícolas e alimentares sofreram importantes alterações nas últimas décadas. O incremento da competitividade do agronegócio, potenciado por uma orientação de marketing, tem tido o seu foco no desenvolvimento de produtos que satisfaçam as preferências diversas de segmentos de mercado distintos. A natureza dinâmica e cada vez mais global dos sistemas agroalimentares aumenta a necessidade de skills em análise de mercados, planeamento e gestão de marketing. Esta unidade curricular aborda os conceitos básicos das teorias económicas e de marketing enquadrando-os no contexto da produção, transformação e distribuição dos produtos agrícolas, pecuários e agroalimentares. Os alunos irão adquirir uma compreensão dos aspetos estruturais, institucionais, organizacionais e políticos, que em permanente mudança afetam as cadeias agroalimentares, bem como as teorias e os conceitos económicos e de marketing fundamentais necessários para a análise e o funcionamento sustentável dos mercados.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As aulas serão constituídas pela apresentação e desenvolvimento dos fundamentos teóricos, debate sobre os temas e aplicação desses conhecimentos através de exercícios. O regime de avaliação reflete-o através da realização de um trabalho prático que analise um mercado de um produto agrícola. Serão utilizadas metodologias: expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos; ativa, através da resolução de casos práticos e sua discussão; colaborativa, através da realização de trabalho em grupo. Dispensa de exame final: 1 prova escrita (com um peso de 60% na avaliação final) + 1 trabalho (com um peso de 40% na avaliação final). Trabalho de grupo com máx.de dois elementos e obrigatoriamente objeto de relatório escrito e apresentação oral e avaliação igual ou superior a 10 valores. Admissão a exame final: Exame final: 1 prova escrita (60%) + classificação do trabalho de grupo (40% na avaliação final) ou Exame final: 1 prova escrita (100%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando as principais temáticas abordadas no contexto teórico-prático, procura-se estabelecer um equilíbrio entre os conhecimentos e as competências a adquirir. Considerando-se fundamental que os estudantes inscritos nesta u.c. tenham as competências adequadas para analisarem diferentes situações reais impõe-se a abordagem expositiva preponderante nas aulas iniciais. As metodologias de ensino tentam responder às seguintes intenções: - que os conteúdos programáticos sejam compreendidos e facilmente assimilados; - que assegurem uma relação intensa entre conhecimento e prática; - que garantam a consolidação dos conhecimentos adquiridos, nesta fase, ou em fases posteriores, a nível profissional ou quando pretendam dar continuidade a outros ciclos de estudos.
As metodologias de ensino que se pretendem adotar respondem à definição dos objetivos expressos e à tipologia, essencialmente teórico-prática da unidade curricular. Isto é, para a aquisição dos conceitos teóricos fundamentais considera-se que o mais adequado é o método expositivo, o que não implica que o estudante não seja obrigado a participar na identificação dos conceitos a difundir. Se para os conceitos estruturantes de economia, marketing e políticas e respetivas funções, não se esgotam as metodologias expositivas, para que os estudantes dominem as dinâmicas dos mercados juntam-se outras metodologias que permitem a aquisição de competências para analisar, compreender e decidir entre os diferentes cenários a opção estratégica a adotar na sua organização. Acresce ainda a existência de linhas orientadoras e suporte bibliográfico específico que é disponibilizado pelo(s) docente(s) na forma de acompanhamento tutorial para a realização dos desafios lançados e para que os estudantes tenham a informação necessária para a tomada de decisão perante os vários cenários alternativos nos problemas que hoje são propostos ou que com que poderão vir a ser confrontados num contexto profissional.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Avillez, F. et all (2010). A agricultura portuguesa e o futuro da PAC pós¿2013 Avillez, F. et all (2004). Rendimento e Competitividade agrícolas em Portugal: evolução recente, situação atual e perspetivas futuras. AGRO.GES. De Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P. & Rodrigues, V. (2018): Mercator 2018 25 Anos - O Marketing na era digital. (17ª ed.). Lisboa: Publicações Dom Quixote, Grupo Leya. GPP (2015). Cultivar: cadernos de Análise e Prospetiva, nº 1 GPP (2016). Cultivar: cadernos de Análise e Prospetiva nº 6 GPP (2023). Cultivar: cadernos de Análise e Prospetiva nº 28 Krugman, P. e Wells, R. (2007). Introdução à Economia, 3ª reimpressão, Elsevier, Brasil.
Na página Moodle serão indicados outros elementos para consulta