Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que os alunos conheçam alguns aspetos da atual legislação relacionada com a água. Dotar os alunos, de capacidades técnicas e científicas, que lhes permitam fazer uma correta e eficiente gestão da rega, de acordo com as características do solo, da cultura e tecnologias da rega em presença. Consolidar os conhecimentos na área do projeto e em particular para a instalação, operação, manutenção e avaliação dos sistemas de rega. Transmitir a importância das inovações tecnológicas aplicadas à rega para monitorizar e promover o uso eficiente da água quer em termos produtivos quer ambientais.
Conteúdos programáticos
I Necessidades hídricas das culturas, rega e gestão da rega; 1. Enquadramento legal: Recursos hídricos, origens da água de rega, qualidade da água. 2.Necessidades hídricas das culturas: evapotranspiração de referência; evapotranspiração cultural; coeficientes culturais médios e duais. 3. O balanço hídrico do solo na programação e condução da rega. Utilização de modelos de balanço hídrico. 4. Gestão da rega: recurso a modelos, à monitorização climática e à monitorização da água no solo ou na planta, tomada de decisão. II Tecnologia da Rega. 1. Métodos e Sistemas de Rega;. 2. Rega de superfície: caracterização, métodos tradicionais e perspetivas de modernização; componentes do dimensionamento; projecto de rega. 3. Rega por aspersão: caracterização; descrição dos equipamentos e instalações; dimensionamento de um sistema de aspersão estacionário e semovente; projecto de rega. 4. Rega localizada: caracterização; descrição dos equipamentos e instalações; componentes do dimensionamento.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A aprendizagem das matérias acima referidas apresenta-se agrupada em dois módulos. Inicia-se com o enquadramento dos aspectos legislativos, em particular as medidas para o sector agrícola e uma panorâmica geral sobre o regadio no País. Transmitem-se os conceitos base para uma correcta gestão da água, e os instrumentos disponíveis para a gestão da rega. O segundo módulo aborda a tecnologia da rega e o dimensionamento, focando aspectos relativos a equipamentos, à instalação, exploração, manutenção e avaliação dos sistemas de rega. Ao longo das diferentes temáticas realçam-se as boas práticas agrícolas para a conservação do solo e da água. Pretende-se dotar o aluno de uma base técnico-científica para compreender e integrar os conceitos, por forma a praticar um correcto uso da água, de acordo com as necessidades da cultura, as características edafo-climáticas e os equipamentos disponíveis.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões Presenciais ou a distância: Sessões teórico-práticas e tutoriais. A componente teórica, expositiva, será complementada com uma componente práticas para a realização de exercícios, análise e acompanhamento de casos de estudo. Admissão a Exame: Todos os estudantes estão admitidos a exame final. Avaliação 1) dispensa parcial - Realização de uma prova escrita de frequência, durante o periodo de aulas, relativa à componente necessidades hídricas das culturas, para dispensa parcial a qual vale 50% da classificação. A realização da avaliação da componente, métodos de rega e dimensionamento de instalações de rega, coincide com as datas de exames, consta de uma prova escrita, realiza-se presencialmente e vale 50% da classificação. Classificação final = 50% avaliação do primeiro bloco de dispensa parcial + 50% exame (segundo bloco de matéria) (em ambas as componentes é necessário nota >= 10 valores)
2) Exame final O Exame Final consta da realização de uma prova escrita presencial.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões expositivas serão apresentados os conceitos e metodologias fundamentais à compreensão dos conteúdos programáticos, complementados nas aulas práticas com a realização de exercícios de aplicação e análise de casos de estudo. A utilização de modelos para o cálculo das necessidades de água para as culturas, e para o dimensionamento dos sistemas de rega, permitem ao aluno o contacto com novas ferramentas de trabalho, trabalhando em equipa, preparando-se assim para um exigente mercado de trabalho. Com as metodologias propostas pretende-se também desenvolver competências ao nível da pesquisa e procura de informação. O acesso à informação disponibilizada na Internet permite ao aluno conhecer uma larga gama, e os mais recentes equipamentos disponibilizados no mercado. A par do exposto acresce a excelente localização da nossa escola, numa região com grande área de culturas de regadio, permitindo o acompanhamento em campo com as melhores tecnologias, já praticadas na região.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Allen, R. G., Pereira, L. S., Raes D., Smith, M. (1998) - Crop evapotranspiration. FAO Irrigation and Drainage Paper nº 56 Rome Keller J, Bliesner RD (2000) - Sprinkler and trickle irrigation. The Blackburn press, Jersey Phocaides A. (2007) Technical Handbook on Pressurized irrigation techniques. FAO. Rome. (http://www.fao.org/docrep/010/a1336e/a1336e00.htm) Oliveira, I. (2011) - Técnicas de Regadio. Volume I e II. Edição do Autor. Beja Oliveira, I et al. (1983) - Guia de Rega CPTR Beja Pereira,L.S. (2004) - Necessidades de Água e Métodos de Rega. PEA. Lisboa. Pizarro, F.(1996) - Riegos Localizados de Alta Frequência. Mundi-Prensa, Bilbao Steduto, P.,Hsião, T.C., Ferreres, E:, Raes, D (2012) - Crop yield response to water. FAO Irrigation and drainage, 66. Rome SMEDEMA, Lambert k. ; VLOTMAN, Willem F. ; RYCROFT, David W. - Modern land drainage : planning, design and management of agricultural drainage systems. Leyden : A.A. Balkema : Taylor & Fancis, 2004. 449 p.,. ISBN 90-5809-554-1