Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O programa desta unidade curricular tem como objetivo a aquisição de conhecimentos básicos de álgebra linear e de cálculo diferencial e integral com funções reais de variável real. Pretende-se dotar os estudantes de conceitos e técnicas matemáticas, aplicáveis em diversas áreas lecionadas no curso e também necessárias ao prosseguimento de estudos. Pretende-se ainda potenciar e desenvolver capacidades de realização, concentração, modelação matemática e raciocínio lógico-dedutivo essenciais à tomada de decisões.
Conteúdos programáticos
Revisão de matemática elementar
Teoria de conjuntos
Álgebra Linear 1. Matrizes 2. Determinantes
Cálculo diferencial e integral em R 1. Sucessões e séries 2. Limites e Continuidade 3. Derivadas 4. Estudo da variação das funções 5. Cálculo integral
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Em geral, os conteúdos programáticos desenvolvem-se de um modo lógico de uma ênfase mais teórica para uma ênfase mais prática, assim como de uma ênfase mais global para uma ênfase mais operacional, em coerência com os objetivos de uma formação com maior conteúdo de aplicação do saber e com maior componente profissional imediata inerente ao exercício de uma atividade profissional.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Desenvolve-se um processo de ensino-aprendizagem baseado na interação, com exposição por parte do docente da componente teórica e execução de exercícios práticos individuais e em grupo pelos alunos, com o objetivo de promover capacidades de autonomia e cooperação no processo de construção da aprendizagem do estudante.
A avaliação compreende dois testes individuais, com um mínimo de 8 valores. Valorização: 50% + 50%.
O Exame Final consta de: -Uma Prova escrita para os alunos que não obtenham aproveitamento mínimo de 10 valores, na avaliação contínua.
Prova oral para classificações iguais ou superiores a 16.
Os alunos podem contactar o docente: -no horário fixado para atendimento de alunos e em horário a combinar.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A aquisição das competências de conhecimento e compreensão realizadas através duma abordagem expositiva mas também colaborativa permitem o desenvolvimento de competências curriculares, pessoais e profissionais, alcançadas através de uma participação ativa, na discussão de conceitos e teorias e sua aplicação.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Apostol, Tom M. - ¿Cálculo. Cálculo com funções de uma variável com uma introdução à Álgebra Linear, Vol. I¿. Barcelona: Editorial Reverté, 1991. ISBN-84-291-5015-3.
Baptista, M. Olga - ¿Cálculo Diferencial em R¿. 3ª Edição. Edições Sílabo, 2006. ISBN: 972-618-399-5
Ferreira, Manuel Alberto M.; Amaral, Isabel - ¿Álgebra Linear ¿ 1º volume ¿ Matrizes e Determinantes¿. 7ª Edição. Edições Sílabo, 2008. ISBN: 978-972-618-397-6
Ferreira, Manuel Alberto M.; Amaral, Isabel - ¿Primitivas e Integrais¿. 6ª Edição. Edições Sílabo, 2006. ISBN: 978-972-618-422-5
Ferreira, Manuel Alberto M.; Amaral, I. (2009). ¿Sucessões e Séries¿. 3ª ed.. Edições: Sílabo.ISBN:978-972-618-204-7