Código: | LCFB10109 | Sigla: | MICEC | |
Área Científica: | Estatística |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LCFB1 | 49 | Despacho n.º 7709/2018, de 10 de agosto | 1º | 4,5 |
Teórico-Práticas: | 40,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A unidade curricular pretende proporcionar uma introdução à teoria microeconómica. Procura-se compreender o comportamento dos consumidores e empresas, bem como as suas escolhas no domínio da produção, consumo e fixação dos preços em diversos tipos de mercado. É esperado que os estudantes obtenham competências no uso de técnicas e instrumentos de análise que lhe permitam compreender os mecanismos de funcionamento dos mercados de bens e serviços em ambiente de concorrência perfeita e imperfeita.
1. Introdução ao estudo da Economia
2. Modelo de Mercado Competitivo
3. Elasticidade
4. Teoria do Produtor
5. Teoria do Consumidor
6. Custos da Empresa
7. Mercado de Concorrência Perfeita
8.Mercado de Monopólio
9. Concorrência Monopolística
A unidade curricular de Microeconomia visa avaliar o comportamento das empresas, dos consumidores tendo presente a envolvente das diversas estruturas de mercado.
A unidade curricular integrará o estudo de conceitos e técnicas de análise microeconómica no âmbito de cada capítulo, acompanhadas pela resolução de exercícios práticos, bem como a realização de um trabalho individual, que serão entregues ao professor na aula em data previamente estabelecida. Esta unidade curricular requer uma intensa participação dos estudantes na resolução de exercícios práticos. Tal, permite uma aprendizagem interativa e aplicativa. A avaliação será realizada através de teste escrito.
As metodologias de ensino utilizadas na unidade curricular encontram-se em consonância com os conteúdos programáticos elencados.
Pinho, M. Microeconomia: Teoria e Prática Simplificada, 4 ª Edição, Edições Silabo, 2019.
Henrique, D. Sousa, T. Introdução à Microeconomia, 3ª Edição, Escolar Editora, 2019.