Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Perspetivar o sistema de gestão de recursos humanos no contexto da gestão global da Organização, bem como conhecer as principais tendências da Gestão de Pessoas.
Caracterizar as técnicas e procedimentos de gestão de recursos humanos quanto à sua utilidade, às suas características de aplicação e respetivos fatores de sucesso.
Compreender a importância da dimensão humana e social como variável fundamental para o sucesso das organizações.
Criar saberes e competências com vista a possibilitar o desenvolvimento de contextos de trabalho propícios à competitividade das organizações e à valorização dos recursos humanos / pessoas.
Conteúdos programáticos
I - A Gestão de Pessoas alinhada com a estratégia da Organização
Principais tendências organizacionais e Conceitos
Enquadramento da gestão de pessoas no atual contexto social, político e económico
Planeamento Estratégico de Recursos Humanos
A gestão por competências
II ¿ Práticas de Gestão de Recursos Humanos
Recrutamento & Seleção
Avaliação e Gestão do Desempenho
Gestão e Desenvolvimento de Carreiras
Formação e Desenvolvimento
Gestão de Remunerações
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
No racional, ao qual obedecem os conteúdos programáticos da unidade curricular, procurou-se que os/as alunos/as, após compreenderem o enquadramento socioeconómico e estratégico da função de recursos humanos, se munissem das técnicas próprias à função que permitem a concretização dos objetivos organizacionais a par da gestão da motivação das pessoas e da capacidade de inovação e desenvolvimento que estas denotam num contexto que aposte no conhecimento e as reconheça como um ativo vital ao sucesso organizacional.
Todo este percurso é acompanhado pelo quadro legal que protege o bem-estar dos trabalhadores e pelas respostas que a gestão deverá organizar na resposta aos novos desafios de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
trabalho de grupo (30% da nota final)
duas atividades (10% da nota final)
Exame individual, composto por prova escrita (60% da nota final)
Consideram-se aprovados os alunos que, no computo das anteriores provas, obtenham nota igual ou superior a 10 (dez) valores não podendo, em cada um dos elementos de avaliação, a nota ser inferior a 9 (nove) valores.
A metodologia adotada implica tanto os métodos expositivo e interrogativo, assim como o estudo de casos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Ancorando a aquisição de competências nas três dimensões do saber (saber saber, saber fazer e saber ser), considera-se importante que a metodologia de aprendizagem se adense na utilização plural de várias ferramentas de apropriação e de realização que permitam aos alunos e alunas o enriquecimento pela aprendizagem vicariante, a reflexão pela análise e pelo debate, e a transferência de conhecimentos pela simulação.
Desta forma, pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de compreender a gestão de recursos humanos enquanto disciplina das ciências empresariais; sejam capazes de caracterizar e de utilizar as políticas e técnicas de gestão de recursos humanos e, por fim, sejam competentes na compreensão da importância do fator humano para o sucesso organizacional.
Objetivos
Proporcionar maior competitividade e colocar a organização entre as melhores da área;
Alinhar todas as equipas com a estratégia global da organização;
Contar com pessoas motivadas e comprometidas com os resultados;
Aumentar a satisfação de todas as pessoas que lidam com a organização (e.g., colaboradores/as, acionistas, fornecedores, clientes ¿ stakeholders);
Garantir um bom equilíbrio entre a dimensão laboral e dimensão pessoal/familiar (work-life balance);
Promover transformações organizacionais;
Ajudar a maximizar a produtividade e a redução de custos;
Gerir a diversidade existente na força de trabalho.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Câmara, P. B., Rodrigues, J. V., & Guerra, P. B. (2013). Humanator XXI - Recursos Humanos e Sucesso Empresarial (6ª ed.). Lisboa: Dom Quixote.
Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., Alves Marques, C., & Gomes, J. F. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, Coleção Gestão.
Dessler, G. (2018). Fundamentals of Human Resource Management (5th Edition). New York: Pearson
Lisboa- Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH.
Tyson, S. e York, A. (2005) Essentials of HRM. Burlington: Elsevier. - Crawshaw, Budhwar & Davis (Eds.) (2014). HRM: Strategic and International Perspective. Sage.
Sekiou, Blondin, Fabi, Peretti, Bayad, Alis e Chevalier (2009). Gestão dos Recursos Humanos. Lisboa, Instituto Piaget.
Martinez, L., Ferreira, A. E Lopes, M. (2013). Gerir pessoas: Exemplos de boas práticas em Portugal. Lisboa: Edições Sílabo.