• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LCFB10142
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Tecnologias de Informação e Comunicação

Código: LCFB10142    Sigla: TIC
Área Científica: Informática

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LCFB1 55 Despacho n.º 7709/2018, de 10 de agosto 4,5

Horas Efetivamente Lecionadas

LCF-1-TAB

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Carla Maria Carreira Cunha Soares Vicente - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Manuel Ferreira Maria - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Utilizar de modo avançado um processador de texto para obter máxima produtividade, qualidade e versatilidade dos documentos produzidos;
2. Analisar, conceber e implementar soluções de folha de cálculo

Conteúdos programáticos

1. Processamento de texto: MS-Word
   Estrutura de um documento; Formatação; Revisão e impressão; Cabeçalhos e Rodapés; Estilos; Inserção de objetos; Índices;  Impressão em série.

2. Folha de cálculo: MS-Excel
   * Introdução ao Excel
     - Introdução e edição de dados; - Copiar e mover; - Formatação de documentos; - Validação de dados
   * Fórmulas e funções
     - Inserção, edição de fórmulas; - Auditoria de fórmulas; - Utilização dos diferentes mecanismos de referenciação; - Funções: base de dados, consulta & referência, data & hora, estatística, financeiras, informação, lógicas, matemática e texto
   * Gráficos
   * Ferramentas de análise de dados
     - Ordenação e filtragem; - Agregação e sumarização (subtotais e tabelas dinâmicas); - Análise de hipóteses
   * Proteção de dados
   * Automatização de tarefas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O módulo I permite que o aluno adquira competências no âmbito do processador de texto, nomeadamente na edição, impressão formatação de  documentos, inserção de objetos, utilização de referências e funções de correio.

O módulo II aborda a ferramenta Microsoft Excel, e as funcionalidades fundamentais, de forma a se atingir o objetivo do aluno saber analisar, conceber e implementar soluções de folha de cálculo.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os conteúdos serão abordados através da apresentação e resolução de problemas em que a necessidade de uma resolução eficiente é enfatizada.


A nota final será calculada tendo em conta os seguintes elementos da avaliação:

   - Teste (Microsoft Word)

   - Teste (Microsoft Excel)


Classificação final = 40% Microsoft Word + 60% Microsoft Excel


Aplica-se o nº 5 do artigo 14º e nº 6 do artigo 17º do RACCE



Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O foco em técnicas de aprendizagem participativa permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos que são expostos no decurso das aulas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão ¿ Exemplos resolvidos (5ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.
  • Rodrigues, Luís Silva (2016). Utilização do Excel para Economia & Gestão. Lisboa: FCA.
  • Vaz, Isabel (2012). Domine a 110% o Word 2010. Lisboa: FCA