Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OA1. Introdução aos principais fundamentos teóricos da gestão; OA2. Caracterizar as principais atividades do gestor e da gestão; OA3. Adotar uma visão global sobre as organizações no contexto das sociedades atuais; OA4. Compreender a empresa e as suas principais áreas funcionais; OA5. Analisar e apreender os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão: Planeamento, Organização, Direção e Controlo. OA6. Aplicar ferramentas básicas de gestão atendendo aos contextos organizacionais.
Conteúdos programáticos
1. Introdução
Conceitos básicos,
Funções, níveis, tarefas e habilidades do gestor
2. O ambiente das organizações
O ambiente contextual e transacional
Cultura organizacional e ambiente externo
3. Negócio e criação de valor
Abordagem funcional
Criação de negócios e valor
4. O processo de tomada de decisão
5. Planeamento
Fundamentos; Tipos de planeamento; Modelo de gestão estratégica;
Estratégia corporativa, de negócio e funcional
Implementação e controlo
6. Organização
Fundamentos; Elementos do processo da organização
Desenho estrutural de organizações
Determinantes da estrutura organizacional
7. Direção
Fundamentos; Motivação; Liderança; Comunicação
8. Controlo
Fundamentos; Tipos de controlo
Processo de controlo e ferramentas e sistemas de monitorização de desempenho organizacional
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos visam a abordagem de conceitos básicos, no âmbito da gestão, da envolvente das organizações e da empresa em particular. Numa perspetiva integradora, são abordadas as principais funções da gestão (planear, organizar, dirigir e controlar), concorrendo para os objetivos de aprendizagem da seguinte forma: OA1: CP1; OA2: CP1 ; OA3: CP2 e CP3; OA4: CP3; OA5: CP5 a CP8; OA6: CP2 a CP8.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologias de ensino: M1. Aulas expositivas - Conceitos M2. Participativas - Discussão de casos e exemplos; M3. Ativas - Casos resolvidos pelos estudantes (trabalho em grupo); M4. Autoestudo - Preparação de avaliação individual.
Avaliação: A1. Trabalhos em grupo (casos, relatórios, apresentações) - 30% A2. Prova final - 70%. A aprovação no período de Avaliação Contínua requer a nota mínima de 7,0 valores na componente A2.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, com a seguinte distribuição: OA1: M1 e M4; OA2: M1, M2 e M4; OA3: M1 a M4; OA4. M1 a M4; OA5: M1 a M4; OA6: M1, M3 e M4.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ALMEIDA, F. (editor). (2016). Introdução à Gestão das Organizações. 4ª edição. Escolar Editora. FREIRE, A. (2020). Estratégia: Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Editora. REIS, F., ROSA, M. J. (2014). Princípios de Gestão, Edições Silabo. ROBBINS, S., COULTER, M. (2018). Management, 14th Ed., Pearson. TEIXEIRA, S. (2013). Gestão das Organizaçöes, 3ª Ed., Escolar Editora. VARELA, M. (2015). Introdução à Gestão, Escolar Editora.
Artigos e casos diversos a disponibilizar no moodle da unidade curricular.