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Análise e Gestão Financeira

Código: LCFB10148    Sigla: AGF
Área Científica: Finanças

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Finanças Empresariais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LCFB1 48 Despacho n.º 7709/2018, de 10 de agosto 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LCF-2-TA

Teórico-Práticas: 54,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
António José Santos Morão Lourenço - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António José Santos Morão Lourenço - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os alunos:
1. Assimilem os fundamentos e as técnicas do diagnóstico económico e financeiro da empresa, envolvendo análise da rendibilidade, da solvabilidade e dos fluxos de caixa;
2. Obtenham competências básicas e instrumentais no domínio da gestão financeira, envolvendo especificamente, o planeamento financeiro estratégico de curto e de médio e longo prazo. 

Conteúdos programáticos

.INTRODUÇÃO (Objectivos e conteúdo da Análise e da Gestão Financeira)

2. SOLVABILIDADE E EQUILÍBRIO FINANCEIRO
2.1. Conceitos e análise do equilíbrio financeiro: análise patrimonial vs. análise funcional
2.2. Rácios financeiros
3. RENDIBILIDADE E TESOURARIA
3.1. Resultados económicos e rácios da rendibilidade
3.2. Alavanca e risco financeiro
3.3. Rendibilidade, liquidez e tesouraria
3.4. Demonstração dos Fluxos de Caixa
4. PLANEAMENTO FINANCEIRO ESTRATÉGICO DE CURTO PRAZO
4.1 Gestão de Disponibilidades
4.2 Aplicações Financeiras de Curto Prazo
4.3 Gestão de Clientes
4.4 Fontes de Financiamento de Curto Prazo
5. PLANEAMENTO FINANCEIRO ESTRATÉGICO DE MÉDIO LONGO PRAZO
5.1. Conceito e técnicas de planeamento financeiro
5.2. Elaboração das peças fundamentais do planeamento financeiro estratégico

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos abordam o estudo das 3 principais demonstrações financeiras da empresa ¿ o Balanço, a Demonstração de Resultados e a Demonstração dos Fluxos de Caixa ¿ visando dotar os alunos de metodologias e instrumentos de análise que permitam, respetivamente, diagnosticar a situação financeira (liquidez e equilíbrio financeiro estrutural) a situação económica (rendibilidade do ativo e dos capitais próprios) e as fontes e utilizações dos fluxos de tesouraria da empresa.
Por último, o planeamento financeiro estratégico de curto e de médio e longo prazo permite operacionalizar os instrumentos e políticas financeiras anteriormente estudadas e que concretizam o processo de tomada de decisão em gestão financeira.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A unidade curricular integra o estudo, análise e revisão de conceitos, tipologias, e técnicas envolvidas nos temas em estudo, acompanhados pela discussão de exemplos, bem como a realização de exercícios e o estudo de casos que nas aulas serão propostos e analisados, com o professor. É incentivada a participação ativa dos estudantes, através desta utilização de técnicas de aprendizagem participativa que balanceiam o desenvolvimento de conceitos e metodologias com a sua aplicação. O sistema de avaliação adoptado na unidade curricular é a avaliação contínua. Realizar-se-á durante o semestre dois testes. A ponderação a utilizar na avaliação final será de 50% para o 1.º teste (a realizar em Molde Especial) e 50% para o 2.º teste. 
Serão dispensados de exame os alunos que obtenham na avaliação periódica uma nota não inferior 10 valores. Na disciplina não são realizadas provas orais em exame final. 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A ênfase em técnicas de aprendizagem participativa permite que os alunos apliquem os conceitos teóricos expostos no decurso das aulas. A análise e discussão de exemplos e casos reais ajuda a assimilar/consolidar esses conceitos e metodologias e a abordar e interpretar (diagnosticar) o desempenho e a situação económica e financeira das empresas.
Trata-se, pois, de combinar o rigor conceptual e metodológico exigido aos estudantes, seja em matérias inerentes ao programa, seja como forma de consolidação e desenvolvimento de aprendizagens anteriores, com o desenvolvimento de metodologias e técnicas que os preparem para o tratamento e resolução competentes de questões e casos em que se combine adequadamente o requisito técnico-científico com uma abordagem segura e eficaz da gestão empresarial corrente.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

O docente disponibiliza aos alunos um conjunto de textos e outros materiais pedagógicos (diapositivos, exercícios) que suportam o essencial das matérias a leccionar e avaliar. Complementarmente, referencia-se a seguinte bibliografia:
Brealey, R.A., Myers, S.C. e ALLEN, F. (2013), Princípios de Finanças Empresariais, 10ª Ed., McGraw-Hill
MARTINS, A. et al (2016), Manual de Gestão Financeira Empresarial, 2ª Ed., Coimbra Editora
Menezes, H.C. (2001): Princípios de Gestão Financeira. Lisboa, Presença.
Mota, A.G. e outros (2015): Finanças Empresariais, Teoria e Prática. Lisboa, 5ª Ed. Publisher Team.
NEVES, J.C. (2012), Análise e Relato Financeiro ¿ Uma Visão Integrada de Gestão, 5ª Ed., Texto Editores, Lda.
ROSS, S.A., WESTERFELD, R.W., e JORDAN, B.D. (2015), Fundamentals of Corporate Finance, 11ª Ed. (Alternate Edition), McGraw-Hill/Irwin
SILVA, ED., MOTA, C.,RESENDE,M., PEREIRA, A., QUEIRÓS, M. (2020), Análise Financeira das Empresas, Ed. Gestbook

Observações