Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Preparar os estudantes para as diferentes skills da língua inglesa ¿ speaking, writing, listening and reading, aperfeiçoando assim as suas competências de escrita e conversação. Estas competências deverão ser aplicadas quer nos meios de comunicação escrita tradicionais, tais como cartas formais e propostas de negócios, quer no correio eletrónico, blogs, websites e Media Sociais;
- Dar aos estudantes prática em estratégias de aprendizagem que lhes permitirá ter sucesso na profissão, quer a nível de escrita, quer a nível de conversação;
- Desenvolver a capacidade de compreender a estrutura da língua inglesa e o vocabulário usado na comunicação em ambiente de profissional.
Conteúdos programáticos
A Língua inglesa no mundo do trabalho:
- Contabilidade e finanças num mundo em mudança; Finanças e investimento; Questões ambientais, sociais e de gestão; Gestão de risco e de fracasso; Auditoria; Dinheiro; Bancos; Gerir uma conta; Cartões de crédito e débito; Serviços bancários via internet; Seguros; Dinheiro e trabalho; Mercado cambial; Pagamentos internacionais; Banca e investimentos internacionais; Economias nacionais e comércio internacional; Impostos; Finanças empresariais; Fusões e aquisições; Investimentos; Números e estatísticas; Expressões de âmbito financeiro.
- Apresentações e debates no âmbito temático do curso
- Desenvolver as capacidades de escrita de âmbito empresarial
- Fazer uso apropriado do vocabulário técnico
- Revisão de estruturas e conteúdos gramaticais
- Estruturas gramaticais em contexto técnico
- Leitura e competências associadas
- Atividades de escrita formal e informal
- Atividades de expressão oral.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A elaboração dos conteúdos programáticos desta unidade curricular teve em conta a necessidade de fornecer aos alunos as competências linguísticas essenciais que lhes permitam ultrapassar as dificuldades que se lhes colocam na utilização da língua inglesa num contexto académico e pessoal. Neste sentido, os alunos vão fazer exercícios de leitura e escrita com textos atuais, de carácter genérico e técnico para permitir a aquisição de vocábulos e expressões adequadas, quer à vida pessoal, quer profissional. Também vão executar exercícios escritos para melhorar o domínio das estruturas gramaticais da língua. A produção de textos orais e escritos permite o alargamento do léxico, bem como o desenvolvimento da capacidade individual de compreender e gerir as ocorrências próprias do dia-a-dia.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os métodos utilizados nesta unidade curricular serão centrados no aluno e baseados em trabalho com um desenvolvimento progressivo da dificuldade dos exercícios aplicados para incentivar o desenvolvimento da escuta ativa e capacidades orais, bem como atividades de leitura e escrita proficientes, apropriadas para o seu nível. Assim, os alunos participarão de atividades individuais e em grupo orais espontâneas para incentivar a fluência. Eles também irão preparar apresentações orais formais e debates, onde a ênfase será colocada na pronúncia apropriada, enunciação e dicção. Vão rever as estruturas gramaticais de base e aprender convenções de escrita para a escrita formal e informal em inglês, de modo a melhorar as suas competências gerais e técnicas de escrita. Serão trabalhados textos autênticos para melhorar suas competências de compreensão de leitura.
AVALIAÇÃO: Avaliação contínua
Teste (60%)
Trabalhos (20%)
Participação nas aulas (20%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A produção de exercícios orais e escritos e a capacidade de compreender o que é dito numa língua que não é a língua mãe, será a metodologia adequada ao desenvolvimento das capacidades de aquisição e desenvolvimento de uma segunda língua. As vertentes de escrita, de compreensão e de produção oral de textos, contempladas durante o curso, ajudarão os aprendentes a utilizar com proficiência uma outra língua e a ser capazes de resolver situações de cariz linguístico com as quais, eventualmente se possam confrontar. As aulas, com uma forte vertente prática dado que a língua em que são lecionadas é a língua inglesa, serão o suporte necessário para o desenvolvimento de competências linguísticas a ser aplicadas, em contextos pessoal e académico ou profissional.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- Jones, Leo & Alexander, Richard (2011) [2003] New International Business English, Cambridge: Cambridge University Press.
- Murphy, Raymond (2004) English Grammar in Use 3rd Ed, Cambridge: Cambridge University Press.
- Brieger, Nick & Pohl Alison (2002), Technical English: Vocabulary and Grammar, Summertown Publishing.
- Mascull, Bill, Business Vocabulary in use (Advanced): Professional English, Cambridge University Press (2004)
- Gooden, Philip (2011) {2009] The Story of English How the English Language Conquered the World, London: Quercus.
Web Resources:
- BBC news online available at www.bbc.co.uk
- The Guardian Business online available at http://www.theguardian.com/uk/business
- Mind Tools: Essential Skills for an Excellent Career available at https://www.mindtools.com
- Tedtalks on Business available at https://www.ted.com/talks?topics%5B%5D=business